A TeamViewer, fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, anunciou que a Ford Motor Company está utilizando a solução TeamViewer Frontline para assistência de Realidade Aumentada (RA) e suporte aprimorado aos técnicos automobilísticos da rede global de concessionárias Ford por meio do programa “See What I See” (“Veja o Que Vejo”, em português) (foto de abertura).
O serviço é oferecido pelo Centro de Assistência Técnica da Ford (Technical Assistance Center, TAC) formado por uma equipe remota de diagnóstico e solução de problemas, que pode ser acionada por meio de telefone ou portal, para prestação de suporte em tempo real a todos os técnicos das concessionárias Ford e Lincoln. Assim, a equipe remota auxilia a identificação e a realização de reparos em veículos de clientes em qualquer parte do mundo.
Graças ao novo programa, os especialistas da Ford podem iniciar uma sessão remota de RA com o TeamViewer Frontline usando os smart glasses RealWear e visualizar e compartilhar exatamente o que o técnico que faz o reparo está observando no automóvel. É possível ao TAC adicionar anotações à tela e compartilhar documentação complementar diretamente na linha de visão dos mecânicos, bem como ampliar, partilhar imagens, gravar a sessão e até mesmo ligar lanternas remotamente.
O programa da Ford já é utilizado por mais de 400 concessionárias nos Estados Unidos, México, África do Sul, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Atualmente, a Ford está promovendo o novo programa de suporte em toda a sua rede de 3,1 mil concessionárias nos EUA, com uma resposta cada vez mais positiva. Na perspectiva do técnico de reparo dentro das concessionárias, ele apenas liga seus óculos inteligentes e aceita uma chamada de vídeo, então é como se os especialistas estivessem com ele no local, lado a lado, para ajudar a resolver o problema.
Para a TeamViewer, a maioria dos trabalhadores em todo o mundo não se senta em frente a uma mesa. As soluções guiadas de RA contribuem para que possam desempenhar seu trabalho de forma mais aprimorada por meio da digitalização e simplificação de processos, encerra a empresa.
AB