A Toyota anuncia a chegada da linha 2022 da picape Hilux, com mais itens de segurança e conforto. A Hilux passa a ter, de série, ar-condicionado de duas zonas automático e digital, com saídas para o banco traseiro, câmera com 360 graus de visão, exclusiva para a versão SRX, e aprimoramentos no pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense.
O duplo condicionamento permite a regulagem para duas temperaturas diferentes no veículo. Composto por uma unidade central, possui controles individuais na frente e atrás. Um dos grandes benefícios desse sistema é que, apesar de ser mais avançado, ele não acarreta maior gasto de combustível, conforme a Toyota.
A câmera com 360 graus de visão é denominada Panoramic View Monitor, e serve como suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo, combinando uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira, totalizando quatro dispositivos para abranger todos os ângulos do modelo. O sistema atua como um auxiliar de visibilidade das áreas de pontos cego, com imagens nítidas e linhas de suporte na tela que ajudam a delimitar a distância entre obstáculos.
Ainda na área de segurança, a Toyota adicionou nova função ao sistema Toyota Safety Sense por meio do sistema de pré-colisão frontal que passou a detectar também pedestres e ciclistas. A função estará habilitada somente na versão SRX, a única com o sistema Toyota Safety Sense de série. Este é complementado pelas funções de controle de cruzeiro adaptativo e alerta de mudança de faixa com condução assistida.
Na versão de entrada SR, a segurança e conforto também foram elevados ao receber sensores de obstáculos traseiro e dianteiro. Em ambas as direções, sensores medem a distância de objetos e/ou carros estacionados, informando ao motorista a distância com sinais sonoros de aproximação.
Vale destacar que, desde a versão cabine simples, voltada para o trabalho, a Hilux já vem dotada de duas bolsas infláveis frontais e uma de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e distribuição eletrônica da forças de frenagem nas quatro rodas.
Os modelos da linha 2022 têm os mesmos motores utilizados desde o último ano-modelo, quando tiveram aumento de 15% de potência do motor Diesel 2,8-litros e 16 válvulas, passando para 204 cv. Além disso, o torque para os modelos dotados de câmbio automático de seis marchas sequenciais também cresceu 11%, chegando a 50,9 m·kgf a 2.800 rpm. Nas Hilux com câmbio manual de seis marchas o torque de 42,8 m·kgf a 3.400 rpm permanece. Como todos os veículos da marca Toyota no Brasil, as novas versões da Hilux têm garantia de 5 anos ou 150.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer.
Os preços são R$ 257.490 (SR), R$ 273.990 (SRV) e R$ 306.990 (SRX). Há versões apenas com chassi e cabine, de R$ 208.090 a R$ 230.590.
AB