Desde 2017 a Lancia só comercializa um único modelo, o Ypsilon, num mercado apenas, o italiano. Mas tudo isso vai mudar a partir de 2024, quando o futuro da Lancia passará pela venda de carros fora de Itália. A marca foi fundada em 27 de novembro de 1906, por Vincenzo Lancia, em Turim, Itália.
Agora integrada à divisão premium do grupo Stellantis, juntamente com a Alfa Romeo e a DS Automobiles, esta pode ser a última oportunidade para a histórica marca italiana voltar a ter prestígio no mercado e garantir a sua viabilidade para o futuro. Recorde-se que o português Carlos Tavares, diretor executivo do grupo Stellantis, deu 10 anos às suas marcas de automóveis para implementarem uma estratégia que garanta as suas sobrevivências no futuro. A posição atual da Lancia, como já citado, com um modelo vendido em um mercado e voltado ao público feminino, coloca-a em situação de altíssimo risco.
O Grupo Stellantis explicou que o ressurgimento da marca centenária vai acontecer em duas fases, primeiro na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha e França, e depois no Reino Unido e em outros mercados ainda por definir.
No calendário, estão previstos três novos modelos movidos a eletricidade, que surgirão entre 2024 e 2027. Primeiro será um modelo para substituir o Ypsilon, único modelo ainda em produção. Depois a reedição do Musa, monovolume compacto que era derivado do Fiat Idea. E por fim o novo Delta.
A arquitetura do Ypsilon deverá ser a CMP, a mesma que serve de base ao Opel Corsa e ao Peugeot 208, medindo algo na faixa dos quatro metros de comprimento. Para 2026 deverá surgir o crossover sucessor do Musa, com cerca de 4,6 metros de comprimento e que será o topo da gama Lancia. O novo Lancia Delta usará a arquitetura STLA Medium para elétricos com alcance de até 700 km, com uma bateria de 87 kW·h de capacidade. Esta base admite todas as configurações de tração dianteira, traseira e integral, com potências até os 245 cv, medindo algo na faixa dos 4,3 metros.
Segundo o executivo chefe da marca, o italiano Luca Napolitano, este “será um verdadeiro Delta, empolgante, uma manifestação de progresso e tecnologia, com a elegância italiana e elevada qualidade”. Mas o futuro da Lancia e das restantes 13 marcas da Stellantis será discutido num evento próprio do Grupo, previsto para o início de 2022. A aguardar…
AB