• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

E LÁ VAI O JORNALISTA, ENFRENTANDO A GUERRA E O DESERTO COM SEU GS

identicon por chicolelis
25/04/2024
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Citroën GS como o de M. Rabinovici Foto ilustrativa, dilgação Citroën)

Citroën GS como o de M. Rabinovici Foto ilustrativa, dilgação Citroën)







Acho que a Citroën faria um grande sucesso hoje no nosso mercado se trouxesse para cá uma versão atualizada do seu modelo GS, esportivo, que o jornalista Moisés Rabinovici usou entre Israel e Líbano, quando da guerra entre os dois países nos anos 1970 e 1980.

Imaginem que ele tinha três “andares” de suspensão: o térreo, quando em ponto-morto; o primeiro para pisos normais e mais dois para uso em vias esburacadas que livrassem a parte de baixo do carro dos perigos dos buracos e irregularidades das pistas. Não seria perfeito para nossas ruas e estradas (não pedagiadas)?

Rabino (como é conhecido) foi mandado para Israel em 1977 para cobrir a guerra até que houvesse paz, negociada por Anwar Al Sadat, presidente do Egito, que recebeu o Nobel da Paz, em 1978 (“eu poderia estar por lá até hoje”) pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde era repórter. E ficou até o começo de 1985. Ele, quando jovem, já estivera em Israel em 1967, morando num kibutz, plantando trigo no deserto.

Foi naquela época que conheceu Gaza, que vivia completamente em paz, onde Sansão, vivido por Victor Mature no cinema, morreu assassinado ao perder sua força sobrenatural sem seus cabelos, cortados por Dalila (estrelada por Hedy Lamarr). Moisés conta que o carro não teve nenhum problema e enfrentava o deserto vencendo todos os obstáculos apresentado pelas areias. Ajudou muito naquelas condições severas o fato de o motor boxer de quatro cilindros 1,3-litro do GS ser arrefecido a ar.

E seguia pelos sulcos deixadas pelos tanques de guerra que circulavam pela estrada — cerca de 200 quilômetros — entre a fronteira de Israel com o Líbano. Fora as revisões programadas, Rabino só teve que trocar a válvula que comandava o sistema hidropneumático da suspensão que, se inoperante, impede sua movimentação.

— Era como um carro fora de estrada.

O Citroën GS de Moisés Rabinovici em Israel (Foto: acervo de Moisés Rabinovich)

Era só acionar a alavanca ao lado do câmbio (manual de 5 marchas) e levantar ou abaixar a suspensão do Citroën GS 1977, comprado de um homem sul-africano que, como ele, tinha direito a um desconto na compra do carro e só poderia vendê-lo para quem, como Rabino, fosse correspondente de imprensa.

— Era um carro muito caro que eu não poderia comprar. E que me serviu muito bem enquanto estive por lá.

Mas o sofisticado sistema de suspensão do carro não era usado apenas para vencer as dificuldades criadas pelas estradas e desertos.

Como era comum dar carona para soldadas israelenses, Rabino parava diante de um muro, acendia os faróis e mostrava como funcionava o sistema para alegria dos militares.

Foi num Citroën GS como o da foto que Moisés Rabinovici esteve no teatro de guerra Israel x Líbano (Foto: Divulgação Citroën)

Quando pergunto para ele quantos quilômetros rodou com o GS, a resposta é: percorri o Novo Testamento inteiro que, a rigor, engloba mais de 80 cidades. Entre elas Al dine, onde praticamente 100% da população era de brasileiros. Perto dali, nas montanhas, uma loja com o paulistano nome Mappin, de um comerciante que havia morado no Brasil e levado para lá o nome de um dos mais famosos magazines brasileiros.

Um susto

Apesar de estar sempre em meio a bombardeios, ele sofreu apenas um susto durante sua estada em plena guerra. Em Beirute, defrontou-se com uma manifestação de libaneses. Parou o carro, fechou os vidros e orou para que nada acontecesse. Suas preces foram ouvidas, já que a turba passou desviando-se do GS.

Uma coisa curiosa é que, ao chegar à estrada, parava na guarita, Rabino recebia uma manta para colocar em cima do carro. Todo dia trocavam de cor. Era para que os pilotos da força aérea israelense não bombardeassem o carro, por se tratar de correspondente estrangeiro.

O papagaio guerrilheiro

Os jornalistas estrangeiros se revezavam na cobertura da guerra. E quase todos ficavam no mesmo hotel, onde havia um papagaio que aprendeu a imitar o silvo de um míssil e ele fazia isso, assustando os jornalistas que chegavam para “cobrir” seus colegas.

E eles saíam correndo, acreditando que o hotel estava sendo atacado.

No hotel, nos jantares, o grupo assistia, das enormes janelas, a passagem dos mísseis passando de um lado para outro sobre o porto da cidade, que ficava distante.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Foto: divulgação Ducati

DUCATI MULTISTRADA V4 RALLY ADVENTURE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17