• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

PREÇO DO CARRO NÃO PARA DE SUBIR. PARTE DA CULPA É DE QUEM RECLAMA

EXIGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS ENCARECEM O CARRO. MAS A PREFERÊNCIA DO FREGUÊS TAMBÉM ESTIMULA AS FÁBRICAS

identicon por Boris Feldman
14/11/2021
em BF, Opinião de Boris Feldman
Arte. tabelacarros.com

Arte. tabelacarros.com







A questão é: vale a pena esperar para comprar um carro zero em 2022 por uma possível redução de preço, se a oferta crescer?

Não, é quase impossível. São vários os fatores que só fazem elevar seu custo. Sem perspectiva de se atenuarem num futuro previsível. E o pior: alguns deles provocados pelas próprias reações do mercado. Ou seja, culpa do consumidor…

Segurança

O brasileiro não chega a ser um fervoroso adepto dos equipamentos de segurança, e a maioria adere à ideia de que “acidente, só com os outros”. Pesquisa da Bosch junto a consumidores revelou que se preocupam, sim, com a segurança. Mas, vendedores de concessionárias negaram: raros deixariam de investir em rodas especiais, couro e som para optar por freios ABS ou bolsas infláveis.

Aliás, só mesmo sua obrigatoriedade, a partir de 2014, equipou nossos automóveis com estes dispositivos. Assim como estes dois, outros estão se tornando obrigatórios, como o controle eletrônico de estabilidade em 2024, o mais importante item de segurança depois dos cintos.

O problema é que essa eletrônica não é barata e influi no custo final do automóvel, principalmente nos menores e mais baratos, os chamados “de entrada”. Vários outros já equipam modelos mais sofisticados, como “freio automático de emergência”, alerta de troca de faixa, assistência de partida em rampa, sistema de estacionamento, etc.

Emissões

Evitar a poluição da atmosfera não é barato. Para se cumprir os limites de emissões, as fábricas não investem apenas nos (caros) catalisadores, mas em diversos outros sistemas e até no desenvolvimento de novos motores.

A próxima fase (L7) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) entra em vigor em janeiro de 2022 e aperta ainda mais o limite de emissões. E também o das evaporações, ou seja, dos gases emitidos pelos tanques de combustíveis. Enquadrar os carros nestas regras exige pesados investimentos. E a conta vai sempre para o bolso do consumidor.

“Paixonite”

Se as vendas de um segmento entram em queda livre por uma tendência do mercado, a fábrica o descontinua.

A recente “paixonite” pelos suves reduziu significativamente a demanda por outros modelos. Mesmo que o suve  seja mais caro e — geralmente — ofereça menos que peruas, sedãs e hatches, vários destes já foram ou estão sendo condenados à morte. Ou tiveram seu preço aumentado devido à queda do volume de produção.

Mas, a paixão inexplicável e irracional pelo suve vem ao encontro do que sonham as fábricas: vender mais caro um carro que custa menos (ou o mesmo) para ser produzido. Exatamente o caso do suve em relação a um sedã ou perua.

Bugigangas

Os especialistas de marketing das fábricas percebem a paixão do freguês por supérfluos como rodas de liga leve, decoração esportiva e tantos outros. E trata de incorporá-los como equipamentos de série, encarecendo desnecessariamente o carro.

É óbvio que a eletrônica deixou o automóvel mais eficiente, seguro, interativo e confortável. Mas responsável também por vários dispositivos totalmente dispensáveis, verdadeiras “bugigangas” que nada contribuem, exceto encarecer o custo final.

Tempos atrás, a Mercedes-Benz realizou pesquisa para avaliar a interatividade dos motoristas de seus automóveis com sistemas sofisticados que poderiam acionar cerca de 600 funções pelo “joystick” no console. O resultado foi decepcionante: a maioria não utilizava sequer 10% delas…

Internet

A internet entrou no automóvel de maneira acanhada. Mas é fácil imaginar que agora — com a 5G — ela vai invadi-lo de forma radical.

Nosso colega Zeca Chaves já previu (em sua coluna no AE) várias formas com que a 5G vai revolucionar o automóvel, além das maravilhas que proporcionará ao celular. Ele lembra que vários dos recalls são efetuados para atualizar o software do motor, câmbio ou de outro sistema qualquer. Sempre com o carro na oficina. Mas não com a 5G, que permitirá a correção remota do problema na garage do dono. E não apenas para recalls, mas também para resolver problemas alertados no painel, atualização ou introdução de novos softwares.

Também possível adquirir serviços opcionais que o motorista não se interessou ao comprar o carro. Permitirá a conectividade entre veículos e entre estes e as centrais de controle de trânsito, com intercâmbio de informações, aumentando a segurança viária e reduzindo congestionamentos.

Enfim, uma revolução no cardápio de serviços do automóvel, sem limites previsíveis. Mas com custos igualmente imprevisíveis e ilimitados…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

LANCIA DE VOLTA À EUROPA A PARTIR DE 2024

Próximo

DE ESPECTADOR A TELESPECTADOR

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: band.uol.com.br

DE ESPECTADOR A TELESPECTADOR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In