• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Panorama

CONHEÇA AS MARCAS QUE MAIS GANHARAM (E PERDERAM) EM 2021

ENTENDA POR QUE FORD E GM SOFRERAM ESTE ANO, ENQUANTO STELLANTIS E CAOA CHERY SÓ TÊM A COMEMORAR EM UM DOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

identicon por Zeca Chaves
25/12/2021
em Panorama, ZC
Com o fechamento das fábricas no Brasil, Ford perdeu mais de 70% das vendas (Foto: Divulgação Ford)

Com o fechamento das fábricas no Brasil, Ford perdeu mais de 70% das vendas (Foto: Divulgação Ford)







Fim de ano é uma época que evoca lembranças recorrentes: reuniões de família, peru assado, fogos de artifício e a tradicional retrospectiva nos canais de TV, que resumem em pouco tempo como foi o ano que está findando.

Para não fugir dessa tradição, vale a pena relembrarmos quais foram as montadoras que mais ganharam (e perderam) neste ano, marcado pela crise mundial de semicondutores, que provocou uma escassez de componentes que paralisou linhas de produção pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

Ford perdeu mais de 70% do mercado

O mês de janeiro não havia chegado à metade quando uma notícia abalou não somente a indústria automotiva, mas o Brasil inteiro: a Ford anunciava que fecharia suas três fábricas no país e passaria a ser apenas uma importadora de veículos, após mais de 100 anos de operação em solo brasileiro – em 1919 a Ford já montava o Modelo T com kits importados semiprontos em um galpão em São Paulo.

Responsável por mais 80% das vendas, as linhas Ka e EcoSport deixariam de ser fabricados em Camaçari, BA, assim como seus motores não sairiam mais da unidade de Taubaté, SP. O resultado é que, mesmo com a estreia de mais lançamentos, a Ford não conseguiu se segurar no ranking de vendas.

Começou o ano como a 5ª maior marca do mercado brasileiro, porém chegou ao mês de novembro na 13ª posição. A queda nas vendas no acumulado de 2021 foi de impressionantes 71,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Para piorar o cenário, o fim da Ford como fabricante nacional também levou ao fundo do poço a simpática Troller, que estava sob seu controle desde 2006: a direção da empresa americana decidiu também fechar a fábrica de Horizonte, no Ceará, e não vender a marca brasileira de jipes a outros interessados.

GM afetada pela falta de peças

O ano de 2021 tinha tudo para ser a consagração da GM. Depois de fechar 2020 na liderança do mercado brasileiro com relativa folga sobre Fiat e Volkswagen, o horizonte indicava que a GM poderia crescer ainda mais com o sucesso comercial de Onix, Onix Plus e Tracker.

Mas no meio do caminho havia uma pedra. Ou melhor, uma crise, a dos semicondutores. A escassez de componentes eletrônicos impactou a produção de veículos no Brasil como um todo, mas alguns fabricantes sofreram mais do que outros.

E nesta situação estava a GM, que precisou fechar sua fábrica de Gravataí, RS por cinco meses e a de São Caetano do Sul, SP por quase dois meses. O resultado é que suas vendas neste ano caíram 29,7%. Em dezembro do ano passado, ela era líder do mercado com 18,1% de participação; em julho deste ano, já havia despencado para a 7ª colocação no ranking das marcas, com apenas 5,8% das vendas.

Stellantis é a grande vencedora do ano

Grupo formado por fabricantes como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, a Stellantis conseguiu a proeza de alavancar as vendas de todas suas marcas no Brasil apesar da falta dos chips que paralisou diversas fábricas no país.

No ranking de crescimento de vendas das 20 maiores marcas, a Peugeot liderou com um notável aumento de 125,7%, ao saltar dos 11.538 veículos comercializados nos 11 primeiros meses do ano passado para 26.044 unidades neste ano. No 3º lugar desse ranking, ficou a Citroën, que passou de 12.604 unidades em 2020 para 20.267 neste ano, uma evolução de 60,8%.

Claro que podemos argumentar que é mais fácil obter um expressivo aumento nas vendas quando a base é relativamente pequena, como é o caso das duas francesas. Mas a Stellantis foi mais longe e fez o mesmo trabalho com suas marcas de grande volume. A Jeep foi a 4ª desse ranking, com um acréscimo de 42,3% (subiu de 95.308 veículos para 135.598), e a Fiat ficou na 5ª colocação com 40% (de 282.094 para 395.581).

Parte da explicação desse êxito deve-se ao modo que Stellantis enfrentou a escassez de peças. Enquanto a maioria dos fabricantes reduziram os pedidos aos fornecedores no auge da pandemia, a Fiat manteve parte dos planos. Mesmo quando a falta de peças no mundo se agravou, ela mandou trazer componentes de avião, buscou alternativas em materiais e equipamentos, pagou mais caro por alguns insumos e procurou fornecedores em mercados de menor tradição ou em países mais distantes.

Caoa Chery só tem a comemorar

Os leitores mais atentos devem ter percebido no texto acima que as marcas da Stellantis conquistaram 4 das 5 primeiras posições do ranking de aumento de vendas. Pois saibam que o fabricante que ficou faltando é a Caoa Chery, na 2ª posição.

A empresa mezzo chinesa mezzo brasileira cresceu 113,2% no acumulado deste ano, quando comercializou 36.048 carros, contra apenas 16.910 do ano passado.

Sua expansão está apoiada em três pilares: investimento massivo em publicidade (o maior entre as montadoras), estratégia de lançamentos focada em novos SUVs e preocupação em produzir todos seus veículos localmente – da sua linha de nove modelos, o único importado atualmente é o sedã elétrico Arrizo 5e.

Ranking das marcas que mais cresceram

Para conhecer o desempenho das demais marcas no Brasil, confira a seguir o ranking do crescimento de vendas em 2021 comparado ao ano anterior, segundo os números da Fenabrave entre janeiro e novembro.

1º) Peugeot: 125,7%
2º) Caoa Chery:  113,2%
3º) Citroën: 60,8%
4º) Jeep: 42,3%
5º) Fiat: 40%
6º) Toyota: 26%
7º) BMW: 22,3%
8º) Mitsubishi: 17,6%
9º) Hyundai: 14,3%
10º) Volvo: 9,8%
11º) Nissan: 8,4%
12º) Land Rover: 5,7%
13º) Honda: -0,2%
14º) Renault: -2,5%
15º) Volkswagen: -5,3%
16º) Audi: -8%
17º) Kia: -17,8%
18º) Mercedes-Benz: -22,7%
19º) Chevrolet/GM: -29,7%
20º) Ford: -71,4%

ZC

A coluna “Panorama” é publicada quinzenalmente às terças-feiras a partir de hoje.

A coluna “Panorama” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

ROLLS-ROYCE SPECTRE COMEÇA TESTES DE ESTRADA

Próximo

TOYOTA APRESENTA 15 NOVOS EV PARA O FUTURO

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Fotos: Divulgação Toyota Motor Corporation

TOYOTA APRESENTA 15 NOVOS EV PARA O FUTURO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In