O furgão Fiorino é um caso de sucesso desde seu lançamento, e ao analisar a participação no mercado de 38% no segmento de Vans e 92% no segmento B-Vans é estranho receber um convite da Fiat para lançamento on-line deste modelo 2022. A expectativa era que não deveria ter muitas novidades, visto que em time que está ganhando os fabricantes não gostam de mexer muito.
Por outro lado, algumas atualizações técnicas eram necessárias para que o modelo e a marca, como um todo, atingissem os novos limites de emissões do Nível 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que entra em vigor agora em 2022. E certamente esse deve ter sido o principal motivador da Fiat para preparar uma remodelação. A nova frente do veículo deve melhorar a aerodinâmica, e a nova calibração do motor, juntamente com novo escalonamento do câmbio proporcionaram redução de consumo de gasolina de 11,8% e de álcool, de 8,3%, segundo dados divulgados pela fabricante.
Motor e câmbio
O motor é o velho conhecido quatro cilindros monocomando, 8 válvulas, 1,4-l EVO flex de aspiração atmosférica com 84/86 cv de potência máxima a 6.000 rpm, e torque máximo de 11,8/12,2 m·kgf a 4.000 rpm. Como é normal ocorrer, as medidas tomadas para reduzir emissões resultaram em perda de potência e torque. Os números anteriores eram 85/88 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 m·kgf a 3.500 rpm.
O câmbio recebeu um reescalonamento de marchas com 2ª e 3ª marchas 4,8% e 5,2% mais curtas, melhorando a agilidade no trânsito, e certamente ficando melhor em alguns pontos do teste de consumo do Inmetro, e a 5ª marcha foi alongada em 4,9%, reduzindo a rotação do motor em velocidades rodoviárias. A marcha à ré foi encurtada em 14%, o que deve ajudar em manobras com veículo carregado com os 650 kg de carga máxima (inalterado).
Segundo dados divulgados pela Fiat, o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro ficou em 11,7/8,1 km/l no ciclo urbano (antes 11,0/7,5 km/l) e 12,4/8,4 km/l no ciclo rodoviário (antes 12,2/8,4 km/l). E o desempenho no 0-100 km/h passou a ser 14,7/13,7 segundos (antes 12,4/11,9 segundos) e a velocidade máxima 157,8/160 km/h (antes 157/158 km/h).
Exterior
Uma prova que as reformulações no novo Fiorino foram para melhorar os números de consumo e eficiência energética do carro é observar as alterações sofridas. Todas foram concentradas na dianteira do carro. Um novo capô do motor, novo para-choque dianteiro, e novos faróis.
A grade recebeu a atualização com o novo logotipo FIAT no centro e a bandeira da Itália deslocada para a esquerda. Os novos faróis receberam máscara escurecida para compor melhor com toda frente do veículo.
O baú e o teto levantado para melhor aerodinâmico não foram mexidos, afinal já deve ter o melhor desenho aerodinâmico. E as rodas seguem em aço estampado na dimensão 5,5Jx14”. Os pneus 175/70R14T são também um dos melhores disponíveis no mercado para melhor consumo de combustível.
Eu apostaria que a altura livre do solo teria sido reduzida, mas a engenharia da Fiat decidiu aumentá-la marginalmente em 2 mm para 176 mm. Talvez o próprio tipo de utilização desse veículo e a variação de altura com e sem carga não permita a redução para melhorar consumo.
Interior renovado
O interior do Fiorino precisava de uma renovação e a fabricante aproveitou este lançamento para trazer um novo painel de instrumentos para o furgão. Junto veio o novo quadro de instrumentos com conta-giros analógico e velocímetro digital, além da incorporação do computador de bordo com seis funções.
Os painéis de portas foram redesenhados para dar mais modernidade e funcionalidade, e passa a haver espaço para duas garrafas de 500 ml, e um conveniente e inteligente espaço para acomodar a máquina de cartão de crédito/débito. No total houve 10% de crescimento de volume de porta-objetos.
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Os bancos recebem novo acabamento em tecido com desenho alegre e jovial e sem muitas costuras, o que facilita a limpeza e conservação. E ainda no aspecto visual o volante recebeu o novo logotipo FIAT ao centro.
Ar-condicionado foi retrabalhado e proporciona até 20% de melhoria na refrigeração da pequena cabine, e passa a ser equipamento de série na única versão Endurance que será comercializada.
Equipamentos
Nessa versão única o rádio foi removido dando lugar à pré-instalação e não está claro se há possibilidade de instalação de multimídia, o que ajudaria muito aos pequenos produtores e entregadores em sua navegação diária.
Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives e alerta de frenagem de emergência (luzes de seta e de freio piscam) passam a ser equipamentos de série. Assim como vidro elétrico, trava elétrica com telecomando na chave, protetor de cárter, faróis de neblina, direção com assistência hidráulica e banco do motorista com regulagem de altura e ajuste de altura do volante para maior comodidade do motorista.
Mercado
A Fiat informa que 65% dos compradores do Fiorino já são clientes da marca, e o perfil do consumidor deste veículo é o homem, empreendedor, que busca praticidade funcional e busca um carro versátil e seguro.
E sendo um veículo já consagrado no mercado para uso laboral, a parte traseira, não teve alterações de volume e capacidade de carga, portanto o que já é bom no carro foi mantido, como 3.345 litros de volume de carga e poder transportar 650 kg, entre carga e ocupantes, e o tanque de combustível de 55 litros (perdeu 3 litros), proporciona bom alcance para o trabalho urbano diário, quase 645 quilômetros com gasolina ou 445 quilômetros com álcool.
O preço publico sugerido do Fiorino é R$ 99.990, podendo ter descontos para produtores rurais e empresas dentro do programa de vendas diretas e com descontos variáveis dependendo do estado da União. O mesmo acontece com o plano de atendimento em pós-vendas, onde descontos e vantagens são oferecidos diretamente nas concessionárias.
GB
FICHA TÉCNICA FIAT FIORINO 1,4 2022 | |
MOTOR | |
Designação do motor | 1,4 EVO Flex |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 2 válvulas por cilindro, injeção no duto, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.368 |
Diâmetro e curso (mm) | 72 x 84 |
Taxa de compressão (:1) | 12,4 |
Potência (cv/rpm) | 84/86 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 11,8/12,2 / 4.000 |
Corte de rotação (rpm) | 6.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
CÂMBIO | |
Tipo | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas e uma à ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273:1; 2ª 2,429:1; 3ª 1,520:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,756:1; Ré 4,200:1 |
Relação de diferencial (:1) | 4,4 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido com perfil ômega, mola parabólica com batente para segundo estágio e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,5 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 |
Traseiros(Ø mm) | Tambor/228 |
Controle | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 5,5 J 14 |
Pneus | 175/70R14T |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, subchassi dianteiro, furgão, 2 portas e 2 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.407 |
Largura sem/com espelhos | 1.643/n.d. |
Altura | 1.899 |
Distância entre eixos | 2.716 |
Bitola dianteira/traseira | 1424 / 1.420 |
Distância mínima do solo (mm) | 176 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.131 |
Carga útil (kg) | 650 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 55 |
Salão de carga (L) | 3.345 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,496 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,7/13,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 157,8/160 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 11,7/8,1 |
Estrada (km/l) | 12,4/8,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 5ª (km/h) | 33,1 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.626 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 4.835 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS FIAT FIORINO 1,4 2022 |
CONFORTO |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Chave com telecomando |
Direção com assistência hidráulica |
SEGURANÇA |
Bolsas infláveis frontais |
Controle de estabilidade e tração |
Protetor de cárter |
Sinalização de frenagem de emergência |
Travamento elétrico central para as portas |
Vidros elétricos nas duas portas |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de partida em aclive e declive |
Computador de bordo com seis funções |
Faróis de neblina |
Volante com regulagem de altura |
INTERIOR |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras com local para máquina de cartão de crédito/débito |