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FIAT FIORINO 2022 TRAZ ALGUMAS MUDANÇAS

FURGÃO CHEGA RENOVADO, MAIS ECONÔMICO E EM VERSÃO ÚNICA COM PREÇO PÚBLICO DE R$ 99.990

identicon por Gerson Borini
04/12/2021
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Fiat

Fotos: divulgação Fiat





O furgão Fiorino é um caso de sucesso desde seu lançamento, e ao analisar a participação no mercado de 38% no segmento de Vans e 92% no segmento B-Vans é estranho receber um convite da Fiat para lançamento on-line deste modelo 2022. A expectativa era que não deveria ter muitas novidades, visto que em time que está ganhando os fabricantes não gostam de mexer muito.

Por outro lado, algumas atualizações técnicas eram necessárias para que o modelo e a marca, como um todo, atingissem os novos limites de emissões do Nível 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que entra em vigor agora em 2022. E certamente esse deve ter sido o principal motivador da Fiat para preparar uma remodelação. A nova frente do veículo deve melhorar a aerodinâmica, e a nova calibração do motor, juntamente com novo escalonamento do câmbio proporcionaram redução de consumo de gasolina de 11,8% e de álcool, de  8,3%, segundo dados divulgados pela fabricante.

Nova frente com destaque para o novo para-choque e faróis

Motor e câmbio

O motor é o velho conhecido quatro cilindros monocomando, 8 válvulas, 1,4-l EVO flex de aspiração atmosférica com 84/86 cv de potência máxima a 6.000 rpm, e torque máximo de 11,8/12,2 m·kgf a 4.000 rpm.  Como é normal ocorrer, as medidas tomadas para reduzir emissões resultaram em perda de potência e torque. Os números anteriores eram 85/88 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 m·kgf a 3.500 rpm.

Motor é o conhecido 1,4 EVO flex com boa apresentação no seu compartimento

O câmbio recebeu um reescalonamento de marchas com 2ª e 3ª marchas 4,8% e 5,2% mais curtas, melhorando a agilidade no trânsito, e certamente ficando melhor em alguns pontos do teste de consumo do Inmetro, e a 5ª marcha foi alongada em 4,9%, reduzindo a rotação do motor em velocidades rodoviárias. A marcha à ré foi encurtada em 14%, o que deve ajudar em manobras com veículo carregado com os 650 kg de carga máxima (inalterado).

O gráfico dente de serra mostra a segunda marcha bem mais curta, a terceira também foi encurtada e a quinta foi alongada

Segundo dados divulgados pela Fiat, o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro ficou em 11,7/8,1  km/l no ciclo urbano (antes 11,0/7,5 km/l) e 12,4/8,4 km/l no ciclo rodoviário (antes 12,2/8,4 km/l). E o desempenho no 0-100 km/h passou a ser 14,7/13,7 segundos (antes 12,4/11,9 segundos) e a velocidade máxima 157,8/160 km/h (antes 157/158 km/h).

Silhueta lateral tem poucas modificações em relação ao ano/modelo anterior

Exterior

Uma prova que as reformulações no novo Fiorino foram para melhorar os números de consumo e eficiência energética do carro é observar as alterações sofridas. Todas foram concentradas na dianteira do carro. Um novo capô do motor, novo para-choque dianteiro, e novos faróis.

A grade recebeu a atualização com o novo logotipo FIAT no centro e a bandeira da Itália deslocada para a esquerda. Os novos faróis receberam máscara escurecida para compor melhor com toda frente do veículo.

Para-choque com faróis de neblina já incorporados e de série

O baú e o teto levantado para melhor aerodinâmico não foram mexidos, afinal já deve ter o melhor desenho aerodinâmico. E as rodas seguem em aço estampado na dimensão 5,5Jx14”. Os pneus 175/70R14T são também um dos melhores disponíveis no mercado para melhor consumo de combustível.

Eu apostaria que a altura livre do solo teria sido reduzida, mas a engenharia da Fiat decidiu aumentá-la marginalmente em 2 mm  para 176 mm. Talvez o próprio tipo de utilização desse veículo e a variação de altura com e sem carga não permita a redução para melhorar consumo.

Parte traseira está sem alterações e com a mesma versatilidade de sempre

Interior renovado

O interior do Fiorino precisava de uma renovação e a fabricante aproveitou este lançamento para trazer um novo painel de instrumentos para o furgão. Junto veio o novo quadro de instrumentos com conta-giros analógico e velocímetro digital, além da incorporação do computador de bordo com seis funções.

Painel ficou mais moderno, apesar da falta de uma central multimídia ou preparação para sua instalação

Os painéis de portas foram redesenhados para dar mais modernidade e funcionalidade, e passa a haver espaço para duas garrafas de 500 ml, e um conveniente e inteligente espaço para acomodar a máquina de cartão de crédito/débito. No total houve 10% de crescimento de volume de porta-objetos.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os bancos recebem novo acabamento em tecido com desenho alegre e jovial e sem muitas costuras, o que facilita a limpeza e conservação. E ainda no aspecto visual o volante recebeu o novo logotipo FIAT ao centro.

Bancos ficaram com bonito desenho em baixo relevo

Ar-condicionado foi retrabalhado e proporciona até 20% de melhoria na refrigeração da pequena cabine, e passa a ser equipamento de série na única versão Endurance que será comercializada.

Equipamentos

Nessa versão única o rádio foi removido dando lugar à pré-instalação e não está claro se há possibilidade de instalação de multimídia, o que ajudaria muito aos pequenos produtores e entregadores em sua navegação diária.

O essencial de equipamentos está presente com quadro de instrumentos com conta-giros e computador de bordo;  ponteiro do conta-giros movimenta-se em sentido anti-horário

Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives e alerta de frenagem de emergência (luzes de seta e de freio piscam) passam a ser equipamentos de série. Assim como vidro elétrico, trava elétrica com telecomando na chave, protetor de cárter, faróis de neblina, direção com assistência hidráulica e banco do motorista com regulagem de altura e ajuste de altura do volante para maior comodidade do motorista.

Mercado

A Fiat informa que 65% dos compradores do Fiorino já são clientes da marca, e o perfil do consumidor deste veículo é o homem, empreendedor, que busca praticidade funcional e busca um carro versátil e seguro.

E sendo um veículo já consagrado no mercado para uso laboral, a parte traseira, não teve alterações de volume e capacidade de carga, portanto o que já é bom no carro foi mantido, como 3.345 litros de volume de carga e poder transportar 650 kg, entre carga e ocupantes, e o tanque de combustível de 55 litros (perdeu 3 litros), proporciona bom alcance para o trabalho urbano diário, quase 645 quilômetros com gasolina ou 445 quilômetros com álcool.

O furgão tem o compartimento bem vedado contra água e poeira

O preço publico sugerido do Fiorino é R$ 99.990, podendo ter descontos para produtores rurais e empresas dentro do programa de vendas diretas e com descontos variáveis dependendo do estado da União. O mesmo acontece com o plano de atendimento em pós-vendas, onde descontos e vantagens são oferecidos diretamente nas concessionárias.

GB

 

FICHA TÉCNICA FIAT FIORINO 1,4 2022
MOTOR
Designação do motor 1,4 EVO Flex
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 2 válvulas por cilindro, injeção no duto, flex
Cilindrada (cm³) 1.368
Diâmetro e curso (mm) 72 x 84
Taxa de compressão (:1) 12,4
Potência  (cv/rpm) 84/86 / 6.000
Torque (m·kgf/rpm) 11,8/12,2 / 4.000
Corte de rotação (rpm) 6.000
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
CÂMBIO
Tipo Transeixo com câmbio manual de 5 marchas e uma à ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª  4,273:1; 2ª  2,429:1; 3ª 1,520:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,756:1; Ré 4,200:1
Relação de diferencial (:1) 4,4
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido com perfil ômega, mola parabólica com batente para segundo estágio e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Diâmetro mínimo de giro (m) 9,5
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/257
Traseiros(Ø mm) Tambor/228
Controle Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5,5 J 14
Pneus 175/70R14T
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, subchassi dianteiro, furgão, 2 portas e 2 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.407
Largura sem/com espelhos 1.643/n.d.
Altura 1.899
Distância entre eixos 2.716
Bitola dianteira/traseira 1424 / 1.420
Distância mínima do solo (mm) 176
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.131
Carga útil (kg) 650
Carga máxima no teto (kg) n.d.
Tanque de combustível (L) 55
Salão de carga (L) 3.345
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada, m²) 2,496
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,7/13,7
Velocidade máxima (km/h) 157,8/160
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 11,7/8,1
Estrada (km/l) 12,4/8,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 5ª (km/h) 33,1
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.626
Rotação à vel. máxima em 5ª  (rpm) 4.835
MANUTENÇÃO
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
GARANTIA
Termo (anos) 3, sem limite de quilometragem

 

EQUIPAMENTOS FIAT FIORINO 1,4 2022
CONFORTO
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Chave com telecomando
Direção com assistência hidráulica
SEGURANÇA
Bolsas infláveis frontais
Controle de estabilidade e tração
Protetor de cárter
Sinalização de frenagem de emergência
Travamento elétrico central para as portas
Vidros elétricos nas duas portas
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA
Assistente de partida em aclive e declive
Computador de bordo com seis funções
Faróis de neblina
Volante com regulagem de altura
INTERIOR
Porta-copos no console dianteiro
Porta-objetos nas portas dianteiras com local para máquina de cartão de crédito/débito






Tags: FIATFiat FiorinofiorinofurgãoFurgão de cargaGBGerson Borini
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