• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

OITO PROCEDIMENTOS DAS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS QUE LEVAM O CONSUMIDOR A ENGANO

PROCEDIMENTOS QUE PARECEM OBJETIVAR ILUDIR O MERCADO, MAS NÃO É NADA DISSO

identicon por Boris Feldman
04/12/2021
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: AE/Gerson Borini

Foto: AE/Gerson Borini







O relacionamento indústria-consumidor, como qualquer outro, pode apresentar conflitos. Veja alguns exemplos:

1) Quem tirou? – Para reduzir custo e posicionamento de preço no mercado, a fábrica retira um equipamento ou acessório ao lançar um novo ano-modelo ou versão. Desde itens baratos como um espelho retrovisor ou tampa do porta-luvas, até aqueles importantes. A Ford, por exemplo, eliminou a barra antirrolagem da ótima suspensão traseira independente do Focus. Nenhum problema de segurança com a mudança, mas para compensar a ausência da barra as molas foram trocadas por mais fortes, prejudicando o conforto de marcha. Recentemente a Toyota do Brasil lançou o Corolla Cross, derivado do sedã homônimo, mas no lugar da suspensão traseira multibraço deste empregou a suspensão por eixo de torção, que apesar de tão segura quanto a multibraço, subtraiu parte do conforto ao rodar.

2) Consumo – As fábricas sabem que consumo de combustível está entre as maiores preocupações do consumidor. O procedimento a respeito é informar os dados de consumo oficiais, aqueles de homologação do modelo junto aos órgãos competentes, embora esses dados não correspondam ao que se verifica no mundo real. Mas o fato é que existia discrepância e o consumidor se voltava, com razão, contra a fabricante. O problema era tão evidente que chegou um momento em que as fábricas simplesmente deixaram de informar consumo, pois se o consumidor entrasse com ação na justiça contra o fabricante invariavelmente ganhava. Só que esse problema não era só aqui. A solução foi mudar os padrões de determinação do consumo, o que ocorreu no Brasil e nos EUA há alguns anos. Hoje, tanto aqui como lá, o consumo oficial em grande parte das vezes chega maior do que o real, e essa reclamação, antes constante, é rara.

3) “Tem, mas está em falta” – No portfólio de produtos, uma versão mais simples, vista no site da fábrica, atrai o consumidor. Mas só no site da fábrica, pois ao encomendar online ou na própria concessionária a verdade aparece: “Infelizmente por este preço ainda não tem e nem há previsão de quando será produzido….” ou então “Vai demorar seis meses”. Isso não é procedimento da fábrica, mas do concessionário que reluta, por burrice e/ou preguiça. encomendar o modelo procurado, combinado com o hábito do mercado brasileiro de se recusar a esperar, ao contrário do europeu, por exemplo.

4) Na “moita” – A nova linha já pode estar pronta para entrar na linha de montagem, mas a fábrica esconde até o último segundo que a versão em estoque em seus pátios e nas concessionárias tem seus dias contados. Bobagem, toda fabricante tem um cronograma de lançamento que independe do estoque. Normalmente a fábrica reduz a cadência de produção do modelo ou versão que pretende descontinuar.

5) Fim de linha – A produção do modelo está para ser descontinuada, mas a fábrica fica muda e até cria subterfúgios para despistar. Puro mito.

6) Cavalos “virtuais” – A empresa declara determinada potência ou torque do motor, que só aparecem em situações especiais. Com o uso de gasolina premium, por exemplo, que sequer existe em todos os postos, além de ser bem mais cara. Sem ela, nada dos cavalos anunciados. Isso de fato aconteceu com o Gol GTI 1,8 turbo de 2008, uma atitude condenável. Houve um caso pior, declarar potência do Gol 1,0 2002 a álcool como sendo de 61 cv, só que era potência bruta, não a potência líquida usada pela indústria. Felizmente casos de informação falsa de potência não se repetiram na Volkswagen. Outro caso foi com o Hyundai Veloster 1,6, anunciado aqui com 140 cv, versão que existia em outros mercados, como o chileno. O importado para o Brasil, sem injeção direta, tinha apenas 128 cv. Erro gravíssimo, mas é difícil saber se foi trapalhada ou dolo do importador Caoa, pois um olhar atento ao motor veria escrito na capa plástica MPFI e não GDI. Acredito mais em trapalhada.

7) “Ecológico” de araque – É Fácil enganar o consumidor apelando para o politicamente correto. O revestimento dos bancos pode ser “ecológico”, insinuando que fábrica e consumidor estão defendendo o meio ambiente. E aí coloca um banco de couro sintético em vez do natural. Prática que existiu de fato, mas é passado. Hoje a informação do revestimento dos bancos é correta.

8) Borracha complicada – Pneu importado num carro de produção nacional pode ser um sério problema na hora da reposição. Isso tem sido relativamente comum, seja por questão de menor preço no exterior, seja por questão de suprimento insuficiente aqui, embora tal procedimento nada tenha de ilícito. Só que se o pneu — marca, tipo e medida — não é comercializado nas lojas de pneus, a fábrica se incumbe — ou deveria se incumbir — de ela mesmo importá-lo e distribui-lo para as suas concessionárias, só que isso geralmente resulta em preços bem acima do mercado, em prejuízo do consumidor. Por isso o comprador de carro 0-km deve avaliar muito bem essa questão antes de comprar ou mesmo retirar o carro novo da concessionária, para evitar surpresas. Por esse motivo, mesmo que o procedimento de usar pneus importados na produção nacional seja lícito, ele deveria ser abandonado ou então a fabricante pesquisar com cuidado o mercado para assegurar que esses pneus sejam comercializados normalmente aqui. Caso típico de pneus asiáticos, alguns até de qualidade, mas sem lojas que os comercializem no nosso mercado. Outra atitude contra o consumidor é colocar como estepe pneu de outra marca mesmo que não seja temporário por falta de estoque na fábrica do similar aos outros quatro em medida e evitar, assim, o prejuízo do carro parado no pátio. Colocar esse estepe para rodar, mesmo sem restrição de velocidade, vai de encontro ao que a própria fábrica recomenda, não usar pneus de marcas diferentes num mesmo eixo.

BF

A coluna ” Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

FIAT FIORINO 2022 TRAZ ALGUMAS MUDANÇAS

Próximo

URGENTE: CARLOS TAVARES RECLAMA DOS CUSTOS DA ELETRIFICAÇÃO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

URGENTE: CARLOS TAVARES RECLAMA DOS CUSTOS DA ELETRIFICAÇÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In