Quem de nós não foi fissurado na nossa juventude pelos Mustang e pelos Cobra com a assinatura de Carroll Shelby? Eram sempre uma das primeiras opções de carroceria para nossos automodelos de fenda, devidamente decorados com faixas e decalques iguais aos carros das fotos nas revistas da época…
A Shelby American vai celebrar o seu sexagésimo aniversário no próximo ano e vai comemorar lançando o novo Mustang GT500KR, o mais potente de todos os tempos.
As letras KR, King of the Road, foram utilizadas pela primeira vez em 1968 no Mustang Shelby Cobra GT 500KR. Em 2008, a Shelby voltou à carga com um modelo com o mesmo nome, Mustang Shelby GT-H Hertz Edition.
Agora a receita da Shelby inclui um sistema de arrefecimento melhorado, compressor volumétrico especialmente redesenhado pela Whipple, sistema de escape da marca Borla e um eixo de transmissão reforçado.
O GT500KR recebeu suspensão MagneRide recalibrada, com molas dianteiras e traseiras ajustáveis, além de barras estabilizadoras da Ford Performance. O MagneRide é uma suspensão adaptativa desenvolvida pela Delphi Automotive, que usa amortecedores controlados magneticamente.
Esteticamente, o GT500KR não difere muito do GT500 convencional, com exceção do defletor traseiro com o famoso Gurney Flap em compósito de fibra de carbono, assim como capô e difusor. As novas rodas forjadas medem 20 polegadas de diâmetro.
No interior, estão tapetes específicos, revestimentos em couro, placas alusivas a esta edição e será possível encomendar o carro sem os bancos traseiros, para diminuir o peso total.
O início da produção está previsto para o próximo ano, e o Shelby GT500KR será limitado a 225 unidades para os próximos três anos, sendo 180 unidades para os Estados Unidos e as restantes 45 destinadas aos mercados externos, sobretudo para o México e o Canadá.
Estará ainda disponível como kit para 60 proprietários dos GT500 produzidos entre 2020 e 2022. O primeiro GT500KR produzido será leiloado a 29 de janeiro de 2022 num leilão da Barrett-Jackson, cujo valor reverterá para a Carroll Shelby Foundation e para a Juvenile Diabetes Research Fund.
Carroll Shelby está aplaudindo lá do céu!
AB