Volta e meia o pessoal me pergunta sobre fotos de Fusca, Polo e Golf multicoloridos, e a pergunta básica é o que eles têm em comum. Temos que dividir as coisas entre carros especiais de fábrica e uma obra de arte brasileira que usou Fuscas para a sua realização.
Os surpreendentes “originais de fábrica” multicoloridos
Difíceis de encontrar e ver pessoalmente. Mas em fotos tenho certeza que você já viu um Volkswagen “Harlequin” (na grafia em alemão, ou “Arlequim” em português) em algum momento de sua vida, seja um Golf nos EUA, ou um Polo na Europa ou um Gol na Argentina ou um Fusca no México — todos de fábrica!
O primeiro passo foi dado por um anúncio para o Fusca 1964, que fala sobre a intercambialidade de peças independentemente do ano do Fusca. A propaganda dizia: um para-lama verde de um 1958, um capô azul de um 1959, outro para-lama bege de um 1964, uma porta turquesa de um 1962… E a ilustração desta propaganda mostra este Fusca com peças de vários anos diferentes, chamando a atenção para a facilidade de se encontrar peças de reposição:
Curiosamente em 1966, fotos de um possível precursor do Beetle Arlekim nos EUA apareceram na revista Small World ao que tudo indica tiradas na Concessionária Don Corlett em Louisville, Kentucky.
Conta a lenda que em 1995 Ferdinand Piëch, então presidente do Grupo Volkswagen, estava revendo o catálogo de propagandas antigas quando encontrou aquela de 1964 e decidiu usar um conceito semelhante com seu então novo VW Polo pintando alguns de seus recém-lançados VW Polo de 6ª geração. Usando vários tons, o carro estaria disponível internamente. Os tons escolhidos foram: amarelo Ginster, verde Pistache, azul Chagall e vermelho Tornado — que eram cores de linha daquele ano. Eles deram a eles o apelido de Arlequim.
Mas o que era ou quem era o tal Arlequim?
Que é mais da minha idade deve lembrar da marchinha de carnaval “Pierrô apaixonado” que cita o personagem Arlequim que era uma fantasia muito popular na época.
O Arlequim é uma personagem da Commedia dell’arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena. Na Commedia dell’arte, forma de teatro popular italiana que também disseminou a personagem pelo mundo, o Arlequim seduz e “rouba” a Colombina do Pierrot.
O Polo Arlequim foi surpreendentemente um sucesso. Foram construídos cerca de 20 dos carros originais para vários shows de automóveis e para fins publicitários. Mas em uma estranha virada de acontecimentos, a resposta do público ao carro foi tão boa que a VW decidiu fazer uma série limitada de 1.000 unidades.
O que é ainda mais surpreendente é que estas 1.000 unidades se esgotaram, então foram construídas 2.800 adicionais. Depois de pesquisar um pouco em um fórum alemão VW Polo, descobri que só o McDonald’s sorteou 500 Polos Arlequim em uma ação publicitária.
Nenhum VW Polo Arlequim chegou a ser vendido nos EUA, mas a VW testou sua sorte com o VW Golf com os mesmos esquemas de cores, mas não teve muito sucesso. Apenas 264 deles foram feitos, e foi difícil vendê-los. Os revendedores tinham tantos problemas para vendê-los que refizeram a montagem reversa de partes de vários VW Golf Arlequim para vender em uma única cor. Sim, pois para formar um Arlequim eram trocados componentes da carroceria de vários carros originalmente pintados integralmente numa das quatro cores para formar os esquemas de cores multicoloridas. Alguns dos VW Golf Arlequim chegaram até a ser repintados integralmente para que pudessem ser vendidos.
A pintura que parece ser painéis coloridos aleatórios misturados aqui e ali era um sistema realmente controlado. Usando a matriz de esquema de pintura abaixo você pode decompor a aparência de cada versão do Arlequim. Existiram quatro versões de cores de base diferentes que podem ser identificados olhando para o teto. A cor do teto também será a mesma das colunas traseiras e das longarinas de soleira dos carros; tanto no VW Polo, como no VW Golf; estes componentes eram soldados antes de serem pintados, então serão sempre da mesma cor.
Traduções:
Color Pattern – padrão de cores
Red Base – base vermelha
Yellow Base – base amarela
Green Base – base verde
Blue Base – base azul
Roof – teto
Rocker Panel – Painel da soleira
Rear Quarter – quarto de trás, incluindo a coluna traseira
Front Bumper – para-choque dianteiro
Front Doors – portas dianteiras
Side Mirrors – espelhos externos
Hood – capô
Rear Doors -portas traseiras
Rear Bumper – para-choque traseiro
Front Fenders – para-lamas dianteiros
Front Grille – grade dianteira
Rear Hatch – porta traseira de carga
Mas no esquema abaixo podemos ver as laterais dos Arlequins:
Não havia como encomendar um Arlequim de uma dada versão, você acabava recebendo um aleatório pois o processo de produção não permitia a encomenda de cores de base específicas. E na verdade quem queria comprar um carro tão exótico certamente ficaria contente com qualquer uma das quatro versões.
Entrementes, em janeiro de 2021…
A Volkswagen tem aquela carta exclusiva na manga, hoje é a única marca que pode jogá-la. Parece que no frio do janeiro europeu entre a pandemia e os dias cinzentos, a Volkswagen volta a trazer cor com um show car do novo Polo. Será fabricado em série limitada? O tempo dirá, mas na fábrica eles dizem que não. Acredito que o Arlequim sempre voltará, é só uma questão de tempo:
Fusca Arlequim
Pois bem, o Vocho (como o Fusca é chamado no México) Arlequim tem sangue mexicano, pois é um Sedan colorido que foi produzido na fábrica de Puebla, uma foto sua pode ser vista na foto de abertura desta matéria.
Esta série especial foi fabricada em 1996 e foi decorada nas mesmas cores dos VW Polo e VW Golf versão Arlequim, a saber: verde Pistache, azul Chagall, amarelo Ginster e vermelho Tornado. Além disso as calotas tinham acabamento fosco. Certamente não passava despercebido.
O Vocho Arlequim era baseado no modelo 1600i (GL), de 50 cv com catalisador. Este modelo foi produzido exclusivamente para chamar atenção em exposições e em grandes concessionárias. No total foram fabricadas 141 unidades. Mas acabaram sendo detectadas cinco unidades para a Alemanha, conforme pesquisa de 2007.
O pouco conhecido Gol Top Arlequim “argentino”
A moda Arlequim também chegou à América do Sul em 1996, e com o nome Volkswagen Gol Top, fabricado no Brasil, foi vendido na Argentina. Lá, como no resto do mundo, ele gerou ou amor ou ódio, sem gradações intermediárias. Os primeiros a circularem na Argentina causaram sensação, os proprietários, cheios de coragem, foram observados enquanto circulavam pela cidade. Como qualquer carro “diferente”, eles logo perderam valor em comparação com a versão “normal”.
Assim como aconteceu com o VW Golf Arlequim nos EUA, os Gol Top acabaram encalhando nas concessionárias argentinas e vários tiveram que ser repintados para poderem ser vendidos.
O vídeo abaixo fazia parte da campanha de lançamento do Gol Top:
A obra de arte “Troca-troca” que está em Inhotim
Inhotim é um museu com várias edificações e uma grande parte de obras a céu aberto, que fica próximo à cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Depois de ter participado de vários eventos e ficado em outros museus, três Fuscas, que são uma obra de arte, como descreverei em seguida, fazem parte do acervo de Inhotim, sendo sua marca registrada.
“Troca-troca”, é uma obra de arte de 2002 realizada por Jarbas Lopes. Ela é composta por três Fuscas coloridos, originalmente amarelo, azul e vermelho, que tiveram componentes de suas carrocerias intercambiados (daí o nome da obra), resultando em três carros multicoloridos.
Os três Fuscas fazem a alegria dos visitantes e circulam pelo Museu.
Como se pode ver os Fuscas Arlequim do México não têm nada a ver com os Fuscas transformados na obra de arte “Troca-troca”. Mas muita gente acha que são a mesma coisa, isto até em publicações nacionais e internacionais.
Mas você, que acaba de ler esta matéria, já sabe distinguir quem é quem.
AG
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