Como eu fui criado respeitando também as tradições alemãs, o dia 6 de dezembro continua sendo uma data que traz emoções e lembranças dos tempos de criança, e divido esta tradição com o leitor e leitora aqui na coluna “Falando de Fusca & Afins”. As tradições de fim de ano se apresentam de um modo diferente nos diferentes países, mas o Fusca também participa na decoração natalina de várias maneiras, tanto que eu tenho uma coleção de ornamentos de Natal com a forma do Fusca.
Esse dia é muito especial para as crianças na Alemanha, Áustria e Suíça, e agora você vãi saber o porquê: da mesma forma que o Papai Noel é presente em nossa tradição no Brasil, “São Nicolau” participa das tradições natalinas alemãs, mas há algumas diferenças.
Na Alemanha, São Nicolau vem antes do Natal, no dia 5 de dezembro à noite, traz presentes e deixa você realmente saber o que fez de bom ou de mau durante o ano. Ele providencia para que tudo seja anotado em um grande livro dourado.
Seguem-se dois enfeites em plástico com detalhes em purpurina. Conseguir enfeites nem sempre é fácil. Estes dois estiveram por vários anos numa árvore de Natal de uma loja do Shopping West Plaza, do bairro da Lapa em São Paulo, SP; depois de um bom tempo pedindo para comprá-los, acabaram vindo de presente. Um presente do Nikolaus!
São Nicolau, ou Nikolaus em alemão, também tem um assistente que tem uma aparência assustadora, é o Knecht Ruprecht (Knecht é criado e Ruprecht é seu nome e no caso é um tipo de Bicho Papão), que vem com uma grande e pesada corrente e um “açoite”, feito de ramos de arbustos. Ele está ali para os “meninos maus” como um lembrete para permaneçam comportados durante o ano seguinte, representando a ameaça do castigo para os malcomportados — na verdade isto tem uma função educadora conforme a “psicologia” alemã dos tempos medievais.
Na foto de abertura desta matéria podemos ver São Nicolau, que é um bispo e se veste como tal, dirigindo um Fusca cabriolé, e no banco de trás a assustadora figura do portador do castigo – o Knecht Ruprecht. Este é um antigo cartão de comemoração do Dia de São Nicolau. No seu canto superior esquerdo se pode ler a quadrinha: “St. Nikolaus sitzt wohl am Steuer, doch hinten folgt das Ungeheuer” que quer dizer numa tradução livre: São Nicolau está ao volante sim senhor, mas atrás segue o ser assustador.
Abaixo um exemplo real de personificação destas duas figuras em uma cidade alemã, no caso Bad Tölz, na Bavária, esta tradição é mantida até os dias de hoje:
As crianças que se lembram de colocar suas botas na frente de sua porta, vão encontrar dentro delas doces e pequenos presentes na manhã do dia 6 de dezembro, um sinal de que São Nicolau esteve por lá uma vez mais! Mas alguém pode perguntar: então na Alemanha o Papai Noel chega duas vezes? Na verdade, não, lá o Papai Noel, ou melhor, o São Nicolau, vem 6 de dezembro, já no dia 24 é celebrado o nascimento do Menino Jesus — isto para os cristãos, obviamente.
Mas eu declaro o meu respeito por todas as religiões, e dezembro é importante para muitas delas, como para os judeus com Chanucá — o Festival das Luzes, e às vezes os muçulmanos celebram o Ramadã em dezembro — que comemora quando o Alcorão foi revelado. Ambas as datas são móveis. Em 1997 as três datas, de Natal, Ramadã e Chanucá convergiram na mesma época, fato que se repete três vezes a cada século. Uma estranha e maravilhosa coincidência de fé.
O Fusca conseguiu ser um carro democrático, uma vez que atingiu diferentes países, culturas e crenças diversas, e para nós é importante que fique assim. Existem enfeites para a festa de Chanucá com a forma do Fusca!
Este é o enfeite de Natal mais raro na minha coleção, feito em vidro soprado e comprado no Christkindlesmarkt in Nürnberg (Feira do Menino Jesus em Nuremberg). Maiores detalhes na matéria “O Fusca-enfeite de árvore de Natal”. Esta é a mais tradicional de todas as feiras de Natal na Alemanha. Eu procurei este enfeite por 10 anos até que eu o encontrei lá. É feito a partir de um molde de sopro de vidro muito antigo.
Os enfeites de Natal que ilustram este artigo são parte de uma coleção dedicada a enfeites de Natal e do Fusca. Os que se seguem são feitos de plástico com detalhes de escala, Papai Noel num cabriolé, tocando uma sineta, traz presentes e uma árvore de Natal. Em três cores, eu gosto de todos igualmente. Há muitos outros enfeites na coleção que vão ficar para outras matérias.
Um Fusca-Enfeite de Natal azul igual ao da foto acima foi parar numa enorme coleção de Papais-Noéis de meu amigo Jeff dos Estados Unidos, como relatei na matéria: “Os Papais-Noéis e o pequeno VW Fusca”. Abaixo a foto de abertura desta matéria com o Fusquinha azul indicado por uma seta amarela:
Também há enfeites de Natal na forma da “Velha Senhora” como se pode ver na foto abaixo
Para mim as Festas Natalinas têm um significado todo especial, por isto esta coluna já trouxe várias matérias alusivas a este período do ano. Isto levou à ideia de reeditar esta matéria já que hoje é exatamente 6 de dezembro de 2021, Dia de São Nicolau. Para mim esta data traz lindas lembranças de minha infância, que voltaram à minha mente quando eu estava atualizando e publicando esta matéria.
AG
Todas as fotos desta matéria, a não ser quando indicada outra fonte, são de autoria do autor.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.