A BYD – Build Your Dreams (construa seus sonhos) é a terceira marca de automóvel mais valiosa do mundo na atualidade, perdendo apenas para Tesla (1º) e Toyota (2º), tendo ultrapassado o valor de mercado de US$ 133 bilhões. Fundada na China em 1995, a empresa nasceu com foco na geração de energia através de fontes renováveis, armazenamento seguro e sustentável e eletrificação dos sistemas de transportes. Hoje tem um portfólio de produtos que vai desde as baterias, passando por veículos de transporte pesado como caminhões, ônibus e empilhadeiras elétricas, módulos fotovoltaicos, equipamentos robotizados, semicondutores e até máscaras faciais, entre outros produtos.
A BYD do Brasil foi fundada em 2015 e está instalada no polo tecnológico de Campinas, no interior do estado de São Paulo, onde produz chassi de ônibus elétrico. Uma segunda fábrica foi inaugurada em 2017, também em Campinas e é dedicada à produção de módulos fotovoltaicos. A terceira fábrica foi inaugurada em 2020 e está localizada em Manaus, AM onde produz baterias de íon de lítio.
Segundo os executivos da BYD do Brasil presentes ao evento no Haras Tuiuti, o lançamento do novo TAN EV é o primeiro passo da empresa na importação de modelos elétricos e híbridos para o Brasil. A empresa negocia a abertura de 35 concessionárias ao longo do próximo ano, tendo já assinado contrato com a Eurobike, que será a primeira loja da marca por aqui.
O TAN EV é o primeiro suve de 7 lugares 100% elétrico comercializado no Brasil, sendo que este modelo é vendido também na China e foi recentemente lançado na Noruega, primeiro país da Europa a receber os modelos da fábrica de Shenzhen na China. Até o final de 2021 serão entregues 1.500 unidades ao mercado norueguês.
Os modelos BYD retratam os nomes das mais importantes dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China. Estranhamente a BYD do Brasil decidiu diferenciar o nome dos demais mercados onde o modelo é vendido, e a explicação é que em mandarim a letra “G” ao final de palavras não é pronunciada, é muda. Portanto, a pronuncia correta já seria Tan e não Tang, como a marca de suco. (sic)
Arquitetura elétrica
O Tan EV está equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, proporcionando tração 4×4 permanente (AWD). Na dianteira a potência máxima é de 245 cv e 33,7 m·kgf de torque máximo, enquanto que na traseira o motor elétrico entrega 272 cv e 35,7 m·kgf, que combinado com a dianteira representa 517 cv e 69,3 m·kgf de potência e torque máximos, respectivamente. Como todo carro elétrico não há caixa de câmbio, apenas um redutor que transmite o movimento para as rodas, porém a relação desse redutor não foi informada na ficha técnica fornecida.
A bateria é de fabricação da própria BYD, uma das maiores fabricantes globais de baterias, e incorpora a nova tecnologia “Blade Batery” (bateria laminar) – formada por células de lítio-ferro-fosfato (LFP). O conjunto completo de bateria está alocado abaixo do assoalho do veículo e tem capacidade de 86,4 kW·h podendo utilizar carregador de corrente contínua (DC) de até 110 kW, permitindo carregamento de 0-100 % em 1 hora e 18 minutos. Em carregador de corrente alternada (AC) a potência máxima é de 7 kW o que aumenta o tempo de carga para 15 horas. Esse pode ser o calcanhar de Aquiles para a BYD, pois modelos do seguimento premium já aceitam carregamento em AC ou DC de maior potência, consequentemente com menor tempo de recarga.
A autonomia medida no ciclo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) determina 472 km no uso urbano, 395 km no rodoviário e em uso combinado são 437 km. A aceleração de 0-100 km/h se dá em 4,6 segundos e a velocidade máxima é limitada em 186 km/h.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A sensação de aceleração do enorme suve de 4.870 mm de comprimento total e 2.479 kg de peso em ordem de marcha é progressiva e entusiasmante, principalmente ao se utilizar o modo Sport de condução. O outro modo é o ECO, com resposta mais suaves do pedal do acelerador, mas sem ficar totalmente anestesiado.
Na desaceleração também se encontra dois modos de regeneração de energia, o primeiro é normal, com nível semelhante a um carro com motor de combustão interna ao ser desacelerado, e o modo aumentado, identificado como “larger” (maior) no quadro de instrumentos, onde a desaceleração é mais efetiva, e consequentemente também é maior a regeneração de energia.
Se o carro acelera bem e pesa bem, o sistema de freio precisa necessariamente ter capacidade equivalente, e para isso o suve está equipado com freios da marca Brembo com discos ventilados nas quatro rodas, pinça fixa de 6 pistões na dianteira e pinça flutuante atrás. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e incorpora os sistemas de sua atuação automática na paradas (dautohold) e assistente de partida/descida em rampa.
Dinâmica veicular
Ao encontrar o carro equipado com pneus 265/40R22 Continental ContiSportContact pode-se imaginar o quão bom deve ser o desempenho dinâmico, e é exatamente isso que constatei. A pista do Haras Tuiuti tem curvas de média e baixa velocidade, e forçando a aceleração a escapada de frente é previsível, e facilmente controlável. A aspereza de rodagem é pouco avaliada nesse circuito, mas ao subir nas zebras com superfície mais rugosa, não trouxe maiores incômodos. Fica faltando uma avaliação externa para melhor avaliação da movimentação da carroceria em pisos variados.
O que se percebe é que a concentração de massa sob o assoalho deixa o suve com pouca rolagem da carroceria, e sobressai a boa rigidez de todo monobloco atual. Em situações de aceleração antecipada em saída de curva o carro esparrama para fora, chegando até a subir nas zebras externas, e o ruído dos pneus assustou os espectadores que estavam na pista.
Nas acelerações progressivas em saída de curva a tração nas quatro rodas atua concomitantemente para levar o carro para frente, sem os eventuais escorregamentos de carros com tração dianteira. Mesmo em desaceleração provocada durante curvas não apareceu tendência de sair de traseira. O suve é bem equilibrado e com comportamento neutro.
O sistema de direção com assistência elétrica tem elevação do esforço indexado à velocidade, e os retornos em situações de baixa velocidade são espontâneos. Já o controle de tração limita o torque dos motores elétricos ao perceber que o volante ainda está com ângulo de esterço elevado, chegando a matar a reaceleração em saída de curva mais fechada.
As frenagens são sempre bem equilibradas, porem ocorre afundamento da suspensão dianteira em situações de máxima desaceleração. A suspensão McPherson da dianteira não é a melhor configuração para evitar essa dinâmica para o tamanho e peso do veículo. Na traseira, a suspensão de construção multibraço tem movimentação equilibrada e ajuda na tração dos pneus traseiros em situações de máxima aceleração.
Exterior chamativo
As linhas exteriores do TAN EV são bem desenhadas e trazem traços europeus na sua concepção, afinal foram desenhados pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, ex-líder de design da Audi na Alemanha. A vista lateral tem cintura alta e o teto com suave caimento na traseira terminando no defletor sobre o vidro vigia traseiro. A área lateral envidraçada conecta-se com o vidro traseiro através da coluna traseira pintada em preto. Frisos cromados emolduram todo conjunto de janelas laterais.
A grade frontal é bem grande e permite a passagem de ar para o radiador de arrefecimento da bateria e condensador do ar-condicionado. Um friso cromado interliga os faróis de LED e na porção inferior do para-choque há entrada de ar, também contornada por frisos cromados.
Na traseira o destaque fica com as lanternas em LED que contornam a carroceria e tem elemento complementar na porta de carga. Entre as lanternas há moldura plástica que segue o desenho luminoso das lanternas. No espaço criado abaixo dessa moldura está a inscrição Build Your Dreams, e divide opiniões.
Interior bonito e requintado
Ao abrir a porta, brilham os olhos, pois já estamos cansados do pretinho básico e sem graça que acompanha os suves. Neste a sensação é de satisfação pois há o preto básico, mas mesclado com revestimento em Alcântara nas portas e painel de instrumentos, frisos cromados e escovados bem desenhados e um bonito revestimento na cor caramelo no centro dos bancos. E para alegrar ainda mais, a costura do revestimento é em formato de losango, dando mais vida ao interior.
Os bancos dianteiros tem ajustes elétricos com memória no do motorista e extensor no assento para maior conforto e apoio das pernas. O apoio de braço central e nas portas tem alturas equivalentes e equidistantes, proporcionando ótima acomodação e conforto a bordo. O volante de direção tem ajuste de altura e distância com comando elétrico.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Sentado ao volante ou em qualquer uma das sete posições do veículo a atração é a enorme tela da central multimídia. São 15,6” de tela, montada em posição flutuante e com rotação elétrica, podendo ficar na posição vertical ou horizontal. É uma inovação que certamente dividirá opiniões. Eu me pergunto como consegui viver até hoje sem tê-la, e não sei se tê-la-ia.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na segunda fila de bancos é possível acomodar bem os três passageiros, com pequena dificuldade apenas para o central, viso que no encosto está embutido o apoia-braço central, mas tem a vantagem do assoalho plano, o que facilita a acomodação dos pés. Na extensão do console central estão as saídas de ar climatizado. Esse conjunto de bancos está bipartido na proporção 70:30 e tem ajuste de inclinação do encosto e curso longitudinal, permitindo melhorar a acomodação na terceira fila de bancos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na terceira fila cabem duas pessoas em banco bipartido, e dependendo da generosidade de espaço dos ocupantes à frente é possível dar espaço a dois adultos de estatura média. Todos os bancos tem cintos de segurança de três pontos com aviso de desatados, que juntamente com as seis bolsas infláveis proporciona bom nível de segurança.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A flexibilidade de rebatimento dos bancos é total, podendo configurar o espaço de carga de acordo com a necessidade de seu tamanho e de volume. O volume é de 235 litros com todos os bancos em uso, subindo para 940 litros ao rebater a terceira fila, chegando a 1.655 litros com o rebatimento adicional da segunda fileira.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Tecnologia a bordo
A lista de equipamentos tecnológicos e sistemas de auxílio ao motorista é bem completa e me arrisco a dizer que não falta nada do que está disponível atualmente no mercado global. Desde itens de segurança como alerta de colisão frontal e traseira, assistente de permanência e mudança de faixa, sensores de estacionamento frontal e traseiro, sistema anticapotagem, entre outros, até itens de conforto como a chave inteligente e cartão chave, sistema de som DIRAC com 12 alto-falantes, faróis inteligentes com facho alto automático, acendimento por sensor crepuscular e ajuste elétrico de altura do facho.
O sistema de ar-condicionado tem controle digital e automático com duas zonas e comandos redundantes no console central ou na tela da central multimídia. O sistema já vem equipado com sistema de purificação de ar.
Confira mais abaixo a lista completa de equipamentos na lista que normalmente publicamos em nossas avaliações.
Conclusão
Os equipamentos e materiais empregados na construção do BYD TAN EV demonstram um cuidado excessivo da marca em apresentar um suve elétrico não apenas com bom desempenho dinâmico, mas sim um carro que surpreende e encanta seu comprador. Os acabamentos internos e externos estão muito bem executados, com perfeição nos ajustes entre painéis e sem detalhes que possam ser apontados para atenção.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sistema de baterias em lâminas (blade) é uma inovação da BYD que a Tesla anunciou recentemente a intenção de aplicar em seus modelos, e irá comprar da própria BYD, sendo assim mais um diferenciador que acompanha este lançamento.
Mercado
A ambição da BYD é posicionar o novo TAN EV para brigar com os suves de 7 lugares disponíveis no mercado, e para isso tem meta arrojada de precificá-lo entre R$ 400 e 500 mil. Nessa faixa de preço ficaria bem abaixo de Audi e-Tron Performance e Jaguar I-Pace e pouco acima de suves de motor a combustão interna como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. As reservas já podem ser feitas no site www.bydtan.com.br .
Qual será o apetite do comprador para levar para sua garagem um BYD, ou gastar mais e levar uma marca já consagrada? O tempo irá nos responder essa pergunta. Para ajudar nesse convencimento a BYD joga pesado com a concorrência ao oferecer garantia de 5 anos ou 500.000 km para o novo suve, e 8 anos, sem limite de quilometragem, para a bateria.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sucesso desse novo produto depende também do acerto na parceria com a rede de concessionárias a ser construída, sendo que essa rede terá a incumbência de vender e dar assistência técnica aos carros e também irá vender soluções completas para recarga de bateria. Será oferecido pelos concessionários os sistemas de geração de energia fotovoltaico, carregador de bateria e baterias estacionárias para armazenamento desconectado da rede pública.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e apreciar alguns detalhes do novo BYD HAN EV
Além do Tan EV que chega agora ao mercado brasileiro, a BYD sinaliza a chegada em 2022 do HAN EV, um sedã de porte médio que pode agradar mais do que o suve, pois suas linhas são bonitas e bem desenhadas — e é um sedã! Sua capacidade de fazer 0-100 km/h em menos de 4 segundos poderá ajudar a convencer a todos que o carro elétrico do futuro já chegou? E que a BYD é mais um dos atores neste cenário? A conferir.
GB
FICHA TÉCNICA BYD TAN EV 2022 | |
MOTOR | |
Descrição | Dois motores elétricos assíncronos trifásicos, um para o eixo dianteiro de 245 cv e 33,7 m·kgf, outro para o eixo traseiro de 272 cv e 35,7 m·kgf |
Potência combinada (cv/rpm) | 517/n.d. |
Torque combinado (m·kgf/rpm) | 69,4/n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | lítio-ferro-fosfato |
Capacidade (kW·h) | 86,4 |
Potência máxima de carga (AC/DC, kW) | 7 / 110 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais |
Relação dos redutores (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | n.d. |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros(Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8Jx22 |
Pneus | 265/40R22 Continental ContiSportContact |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 7 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.870 |
Largura sem/com espelhos | 1.950/n.d. |
Altura | 1.725 |
Distância entre eixos | 2.820 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo (mm) | 150 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.479 |
Carga útil (kg) | n.d. |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 235/940/1655 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,691 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 186 (limitada) |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·h) | n.d. |
Alcance (km, ciclo WLTP) | 437 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos ou 500.000 km / 8 anos para bateria sem limite km |
EQUIPAMENTOS BYD TAN EV 2022 |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica de oito vias e memória |
Banco do passageiro com regulagem elétrica |
Bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento |
Bancos dianteiros com suporte de coxa ajustável |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para smartphone por indução (sem fio) |
Central multimídia integrada com tela de 15,6″ com rotação elétrica (horizontal e vertical) montada em posição flutuante, com espelhamento por Android Auto e Apple CarPlay (a ser implementado para o início das vendas) |
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Isolamento térmico e acústico do para-brisa e vidros laterais |
Quadro de instrumentos digital |
Saída de ar climatizado para segunda fileira de bancos |
Sistema de purificação de ar |
Sistema de som DIRAC com 12 alto-falantes e entradas SD e USB |
Teto solar panorâmico elétrico |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção |
Alerta de ponto cego com tráfego transversal |
Assistente de descida |
Aviso de cinto de segurança desatado nas 7 posições |
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortina |
Câmera interna com modo de gravação de direção |
Chave presencial com sensores nas maçanetas externas e opção de chave por cartão |
Controle dinâmico do veículo |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis na segunda fileira de bancos |
Partida do motor sem chave |
Sensor de monitoramento interior |
Sensor de ponto cego |
Sistema de frenagem automática de emergência |
Sistema de permanência no centro da faixa |
Sistema de proteção contra impactos laterais |
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote) |
Sistema de proteção em saída de estrada |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária |
Sistema eletrônico anticapotagem |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
Volante com regulagem de altura e distância |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução um-pedal |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros |
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com função antiofuscante |
Faróis com luzes direcionais ativas |
Faróis de neblina de LED |
Faróis Full LED com ajuste de altura de facho |
Luz ambiente configurável |
Luz de seta dianteira e traseira em LED sequencial |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro entre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Barras de teto de alumínio em cor preto piano |
Defletor de teto traseiro |
Espelhos retrovisores elétricos com memória |
Rack de teto em alumínio |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico automático integrado no comando “P” do câmbio |
Rodas de liga de alumínio 22” |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM |
Abertura e fechamento motorizado do porta-malas com função mãos-livres |
Kit de reparo de pneus |
Tomada 12-V no porta-malas |