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Home Destaques

COMO OS GRANDES CARROS MORREM

VÁRIOS ARGUMENTOS EXPLICAM O FIM DE MODELOS QUE FIZERAM HISTÓRIA NO BRASIL, MAS A RAZÃO VERDADEIRA É UMA SÓ

identicon por Zeca Chaves
04/01/2022
em Destaques, Panorama, ZC
Foto: Divulgação VW

Foto: Divulgação VW





O que aconteceu com 2021 para vermos tantos carros célebres se despedindo do mercado brasileiro ao mesmo tempo? Estamos falando de modelos como Fiat Uno, Doblò, Grand Siena, Honda Fit ou VW Fox. E ainda há o Gol, que não morreu no ano que passou, mas deve ter o mesmo fim em 2023.

Não pense que se trata de uma coincidência. O culpado dessa matança generalizada atende pelo nome de Proconve L7, a nova fase do programa brasileiro  de controle da poluição do ar por veículos automotores.

Ela entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano, com níveis mais rigorosos de emissões. Com isso, todos os veículos que não conseguiam atender aos limites impostos pela legislação tiveram que sair de linha no Brasil.

Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que uma legislação eliminou das lojas vários carros com uma só tacada. Vimos algo semelhante em janeiro de 2014, quando a obrigatoriedade de freios ABS e bolsas infláveis para ocupantes do banco dianteiro deram um adeus ao Fiat Mille e à velha Kombi.

Uma nova onda de motores modernos

Mas será que não daria para colocar os dois equipamentos para manter os dois clássicos à venda? Infelizmente na prática a coisa não é tão simples assim. Ambos precisariam ser reprojetados para receber os tais dispositivos de segurança e, diante disso, o custo final não compensaria para a fábrica.

O mesmo está ocorrendo agora. Foi por isso que vimos diversos fabricantes lançando ao longo de 2021 novas versões de motores, mais eficientes e, portanto, menos poluentes.

Então por que não fazer o mesmo o Uno ou o Fox, por exemplo? A verdade é que novas legislações ambientais ou de segurança não matam um carro. No final das contas, é outra lei que é a responsável por enterrar de vez um automóvel: a lei do mercado.

Quando as vendas não vão bem, financeiramente não vale a pena para um fabricante fazer as mudanças necessárias para desenvolver um novo projeto de motor.

Vejamos o caso do Jeep Renegade. Desde que ele nasceu, em 2015, o suve manteve o motor 1,8 que era reconhecido por seus compradores como fraco e gastador para seu segmento.

O sucesso nas vendas define tudo

Enquanto ele vendeu bem, a fábrica nem pensou em tirar esse motor de linha, já que o público comprava mesmo assim. Bastou chegar a nova norma de emissões para o fabricante se mexer e correr para adequar o carro à ela.. Foi só por isso que ela trocou o antigo motor aspirado de 135/139 cv pelo novo 1,3 turbo de 180/185 cv.

É uma situação bem diferente dos extintos modelos da Fiat — marca que, assim como a Jeep, também pertence ao grupo Stellantis. O Renegade é o quarto modelo mais vendido no Brasil, enquanto o Uno está na distante 30ª posição, no acumulado até novembro de 2021.

A próxima vítima da fúria modernizadora da nossa legislação será o nosso querido e brasileiríssimo Gol (foto de abertura). Ele não morre agora, mas a Volkswagen já confirmou que o hatch não vai longe.

A partir de 2024, passa a ser obrigatório o controle de estabilidade, luzes de rodagem diurna e aviso de não afivelamento do cinto de segurança, além de entrar em vigor uma nova exigência de proteção contra colisões laterais. São mudanças caras demais para um modelo que já não é o campeão de vendas que foi no passado.

Polo Track no lugar do Gol

No entanto, como ele ainda é um dos modelos mais comercializados da VW, ao lado do T-Cross, a marca já anunciou que lançará em 2023 seu sucessor como novo carro de entrada.

O Polo Track será uma versão com uma pegada mais suve, que o mercado tanto aprecia, além de ser produzido com a moderna plataforma MQB, mais atualizada com as novas tecnologias da indústria, ao contrário da defasada PQ24 do Gol.

Porém precisamos lembrar que o nome Gol é forte demais no nosso mercado, o que pode indicar seu retorno em breve, mas com outra lógica mercadológica.

Segundo o site Autos Segredos, um novo modelo (chamado internamente de Projeto VW 246) será produzido sobre a base MQB para ser lançado a partir de 2024 como um suve compacto com motor 1.0 Turbo 200 TSI e câmbio automático.

Ou seja, o nome fica, mas o propósito muda. É aguardar para ver como o consumidor vai reagir.

ZC

A coluna “Panorama” é publicada quinzenalmente às terças-feiras.

A coluna “Panorama” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






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Fotos: Divulgação Hyundai Motor Group

HYUNDAI NÃO VAI MAIS DESENVOLVER MOTORES A COMBUSTÃO

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