Caro leitor ou leitora,
chicolelis, jornalista dedicado à mobilidade, estreia hoje no AE atendendo a um convite meu, com a coluna quinzenal “Histórias & Estórias”. Conheço-o de longa data, começo dos anos 1980, e. fomos. colegas na GM como gerentes de relações com a imprensa. O chicolelis tem muito a contar, informar e, por que não, entreter.
Bem-vindo ao AE, chicolelis!
Bob Sharp Paulo Keller
Editor-chefe Editor-geral
QUE IR DE BONDE? VÁ DE FIAT!
Há um enorme veículo Fiat maior que qualquer outro modelo da marca circulando pelas ruas do Centro Antigo de Santos. Ele é bem diferente do Argo, Pulse ou Cronos (tem até o delicioso Cinquecento Abarth) que rodam pela cidade, incluindo até alguns antigos 147, mas tem a mesma marca italiana: Fiat. Diferente dos seus “primos”, ele tem quatro motores, elétricos, e velocidade máxima de 45 km/h. Pintado de verde, pesa 24,5 t, tem 13,8 m de comprimento, trafega sobre trilhos transportando até 40 pessoas sentadas tomando um delicioso cafezinho.
Ele é o “Bonde Café”, modelo camarão (bonde fechado), com mesinhas internas para que os visitantes possam sorver tranquilamente seu café ou um cappuccino, vendo as atrações descritas pela guia sobre os cantos históricos da cidade que tem o maior e mais importante porto da América Latina. Isso, além de, também abrigar, a vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro, do glorioso Santos F.C.
O Bonde Café foi fabricado na década de 40 pelo braço ferroviário da Fiat, a MaterFer (Material Ferroviário) em Turim, e veio para Santos em 1958, doado pela prefeitura da cidade italiana, onde circulava usando o prefixo 3265.
Lembre-se que naquele ano, da Suécia, Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Zito, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé (o REI) e Zagalo, trouxeram a Jules Rimet pela primeira vez para o Brasil.
Marcos Rogério Nascimento, engenheiro responsável pelos bondes que circulam em Santos, conta que são vários os modelos, a maioria modelos abertos, que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) santista mantém. É na oficina de restauro e conservação da cidade que os veículos são preparados para passeios turísticos e onde é feita a manutenção daqueles expostos no Museu Vivo do Bonde. Alguns modelos foram usados por décadas no transporte público da cidade e outros vindos de fora, como da cidade do Porto, em Portugal, doado a Santos. O engenheiro informa que o Bonde Café, projeto do bonde Fiat, é derivado dos modelos PCCs americanos.
Informações técnicas
O responsável pelo projeto explica que o modelo da Fiat tem dois chassis e quatro motores, dois mais que os modelos normais. Modelos da série 300 rodaram na Itália até o final da década de 1990. Os bondes deixaram Santos em 1970. Hoje a cidade voltou aos bondes, sob a sigla VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)91, mas com somente uma linha que liga Santos e São Vicente. A malha dos bondes atendia toda a cidade, de norte a sul, leste a oeste e também servia a São Vicente, pela praia e pelo centro. Trólebus substituíram os bondes sem a capilaridade desses. Mas depois saíram de circulação quase que completamente, existindo apenas uma linha deles.
Serviço
Quem desejar fazer um belo passeio de bonde pelo centro Histórico de Santos, deve ir até o Largo Marques de Monte Alegre, no Centro da Cidade, em frente à antiga estação de trens da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ), fundada em 1867, a primeira estrada de ferro de São Paulo. Ali, vizinha, à Igreja de Santo Antônio do Valongo, construída em 1640, linda construção que vale a pena ser conhecida. Conta-se que o claustro, que existia ao seu lado foi derrubado para a construção da estação e que a Igreja só não teve o mesmo destino porque ninguém conseguiu arrancar a imagem de Santo Antônio do altar. Também ali, do outro lado da estação, está o Museu Pelé. Vale a pena ir a Santos para o passeio de bonde (R$ 7) e visitar o museu do Rei do Futebol, com ingressos grátis. Aproveite para subir ao Monte Serrat de bondinho funicular, para ter uma visão de 360° da Baixada Santista, porto, praias de Santos com alcance da visão ao Guarujá, Praia Grande e São Vicente. Um belo passeio a Santos, que vale muito pela curiosidade de andar num modelo Fiat, inédito no Brasil.
CL
A coluna “História & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
FICHA TÉCNICA DO BONDE CAFÉ | |
CARACTERÍSTICAS | |
Ano de construção | 1949 a 1958 |
MASSAS (kg) | |
Tara | 17.860 |
Massa total | 24.460 |
BALCÃO DO CAIXA | |
Carroceria | Fiat – Seac |
Cor | Dois tons de verde (para os carros do parque histórico) |
DIMBNSÕES (mm) | |
Comprimento | 13.525 |
Largura | 2.250 |
Altura | 3.225 |
Altura do piso | 836 |
Número de portas dobráveis | 4 (se abertas não permitem a partida do veículo) |
TRAÇÃO | |
Tipo de motor | CGE CV 1132 S |
Potência contínua (cv/kW) | 4 x 36 / 26,5 |
Potência horária (cv/kW) | 4 x 44,9 / 33 |
Iniciando | PCM automático |
CAPACIDADES | |
Número de assentos | 18 |
Lugares em pé | 91 |
Postos de serviço | 1 |
Total de assentos | 110 |