• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CL

QUER IR DE BONDE? VÁ DE FIAT!

identicon por chicolelis
28/01/2022
em CL, Histórias & Estórias
Fotos: Prefeitura de Santos

Caro leitor ou leitora,

chicolelis, jornalista dedicado à mobilidade, estreia hoje no AE atendendo a um convite meu, com a coluna quinzenal “Histórias & Estórias”. Conheço-o de longa data, começo dos anos 1980, e. fomos. colegas na GM como gerentes de relações com a imprensa. O chicolelis tem muito a contar, informar e, por que não, entreter.

Bem-vindo ao AE, chicolelis!

Bob Sharp              Paulo Keller
Editor-chefe          Editor-geral

 


 

QUE IR DE BONDE? VÁ DE FIAT!

Há um enorme veículo Fiat maior que qualquer outro modelo da marca circulando pelas ruas do Centro Antigo de Santos. Ele é bem diferente do Argo, Pulse ou Cronos (tem até o delicioso Cinquecento Abarth) que rodam pela cidade, incluindo até alguns antigos 147, mas tem a mesma marca italiana: Fiat. Diferente dos seus “primos”, ele tem quatro motores, elétricos, e velocidade máxima de 45 km/h. Pintado de verde, pesa 24,5 t, tem 13,8 m de comprimento, trafega sobre trilhos transportando até 40 pessoas sentadas tomando um delicioso cafezinho.

O Bonde Café com o emblema ‘Fiat’ (Foto: autor)

Ele é o “Bonde Café”, modelo camarão (bonde fechado), com mesinhas internas para que os visitantes possam sorver tranquilamente seu café ou um cappuccino, vendo as atrações descritas pela guia sobre os cantos históricos da cidade que tem o maior e mais importante porto da América Latina. Isso, além de, também abrigar, a vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro, do glorioso Santos F.C.

O Bonde Café foi fabricado na década de 40 pelo braço ferroviário da Fiat, a MaterFer (Material Ferroviário) em Turim, e veio para Santos em 1958, doado pela prefeitura da cidade italiana, onde circulava usando o prefixo 3265.

Lembre-se que naquele ano, da Suécia, Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Zito, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé (o REI) e Zagalo, trouxeram a Jules Rimet pela primeira vez para o Brasil.

Marcos Rogério Nascimento, engenheiro responsável pelos bondes que circulam em Santos, conta que são vários os modelos, a maioria modelos abertos, que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) santista mantém. É na oficina de restauro e conservação da cidade que os veículos são preparados para passeios turísticos e onde é feita a manutenção daqueles expostos no Museu Vivo do Bonde. Alguns modelos foram usados por décadas no transporte público da cidade e outros vindos de fora, como da cidade do Porto, em Portugal, doado a Santos. O engenheiro informa que o Bonde Café, projeto do bonde Fiat, é derivado dos modelos PCCs americanos.

Bonde Fiat rodando na Europa (Foto: Bernd Kittendorf))

Informações técnicas

O responsável pelo projeto explica que o modelo da Fiat tem dois chassis e quatro motores, dois mais que os modelos normais. Modelos da série 300 rodaram na Itália até o final da década de 1990. Os bondes deixaram Santos em 1970. Hoje a cidade voltou aos bondes, sob a sigla VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)91, mas com somente uma linha que liga Santos e São Vicente. A malha dos bondes atendia toda a cidade, de norte a sul, leste a oeste e também servia a São Vicente, pela praia e pelo centro. Trólebus substituíram os bondes sem a capilaridade desses. Mas depois saíram de circulação quase que completamente, existindo apenas uma linha deles.

Serviço

Quem desejar fazer um belo passeio de bonde pelo centro Histórico de Santos, deve ir até o Largo Marques de Monte Alegre, no Centro da Cidade, em frente à antiga estação de trens da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ), fundada em 1867, a primeira estrada de ferro de São Paulo. Ali, vizinha, à Igreja de Santo Antônio do Valongo, construída em 1640, linda construção que vale a pena ser conhecida. Conta-se que o claustro, que existia ao seu lado foi derrubado para a construção da estação e que a Igreja só não teve o mesmo destino porque ninguém conseguiu arrancar a imagem de Santo Antônio do altar. Também ali, do outro lado da estação, está o Museu Pelé. Vale a pena ir a Santos para o passeio de bonde (R$ 7) e visitar o museu do Rei do Futebol, com ingressos grátis. Aproveite para subir ao Monte Serrat de bondinho funicular, para ter uma visão de 360° da Baixada Santista, porto, praias de Santos com alcance da visão ao Guarujá, Praia Grande e São Vicente.  Um belo passeio a Santos, que vale muito pela curiosidade de andar num modelo Fiat, inédito no Brasil.

CL

A coluna “História & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

FICHA TÉCNICA DO BONDE CAFÉ
CARACTERÍSTICAS
Ano de construção 1949 a 1958
MASSAS (kg)
Tara 17.860
Massa total 24.460
BALCÃO DO CAIXA
Carroceria Fiat – Seac
Cor Dois tons de verde (para os carros do parque histórico)
DIMBNSÕES (mm)
Comprimento 13.525
Largura 2.250
Altura 3.225
Altura do piso 836
Número de portas dobráveis 4 (se abertas não permitem a partida do veículo)
TRAÇÃO
Tipo de motor CGE CV 1132 S
Potência contínua (cv/kW) 4 x 36 / 26,5
Potência horária  (cv/kW) 4 x 44,9 / 33
Iniciando PCM automático
CAPACIDADES
Número de assentos 18
Lugares em pé 91
Postos de serviço 1
Total de assentos 110





Anterior

UMA OPINIÃO

Próximo

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA NOVIDADES NA LINHA 2022

identicon

chicolelis

Jornalista, em 1969 iniciou sua carreira em A Tribuna (Santos), depois O Globo (RJ), Diário do Comércio (SP) e revista Carro (SP). Trabalhou na assessoria de imprensa da Ford e da Goodyear e foi gerente de imprensa da General Motors.

Próximo
Fotos: Divulgação Harley-Davidson

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA NOVIDADES NA LINHA 2022

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In