O número adicionado ao nome expressa a potência do motor 4-litros biturbo, 707 cv a 6.000 rpm e 91,8 m·kgf de 2.600 rpm a 4.500 rpm. São 157 cv e 20,4 m·kgf mais em relação ao DBX, lançado em novembro de 2019 e comercializado a partir de março de 2020. As árvores dos rotores dos turbocarregadores agora giram sobre rolamentos de esferas.
O câmbio continua o 9 G-Tronic (Mercedes-Benz), epicíclico de 9 marchas mas com embreagem multidisco em banho de óleo em vez de conversor de torque. A tração continua integral, com a diferença de a relação dos diferenciais ter sido encurtada de 3,07:1 para 3.27:1 para aumentar a aceleração, que é brutal: 0 a 100 km/h em 3,3 segundos; o mesmo com a velocidade máxima,, que subiu para 310 km/h.
O DBX, primeiro suve Aston Martin, foi apresentado em novembro de 2019 e lançado nos mercados mundiais em março de 2020. Seguindo a tradição da fabricante inglesa fundada em 1913, a de produzir carros esporte de alto desempenho, o DBX espelhou o caráter da marca. O motor V-8 biturbo de 4 litros entregava 550 cv a 6.500 rpm e 71,4 m·kgf de 2,200 rpm a 5.000 rpm., que o empurravam de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e o levavam a 291 km/h, um supersuve, portanto. Passados quase dois anos do início da comercialização do DBX, a Aston Martin Lagonda, de Warwick, Inglaterra, que tem 5% da participação da Daimler AG, não satisfeita, lança o DBX707, uma boa notícia para quem aprecia suves luxuosos de alto desempenho, produzido por uma fabricante de 103 anos de existência.
A adoção do câmbio com embreagem multidisco traz mais benefícios. A mais evidente é as mudanças de marcha serem muito mais rápidas em comparação com o câmbio de conversor de torque, segundo a Aston Martin. A sensação das trocas de marchas é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta.
Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 está a instalação de freios carbocerâmicos de série. Os discos de 420 mm de diâmetro na frente e 390 de diâmetro mm na traseira contam com pinças de alumínio de 6 pistões e reduziram em 40,5 kg o peso não suspenso. As mudanças no dimensionamento hidráulico do sistema de frenagem e no ajuste do servo-freio melhoram o toque do pedal e a resposta de frenagem para maior precisão e confiança do motorista. O arrefecimento aprimorado dos freios foi obtido tanto pela maior captação de ar para os dutos principais quanto para o assoalho, com pastilhas de freio de alto desempenho que proporcionam excelente consistência de atrito em uma ampla faixa de temperatura.
As rodas e pneus de série são de 22 polegadas (opções de desenho Sport e Ribbon). Opcionalmente, o DBX707 pode vir com rodas sw 23 polegadas nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados. Essas rodas de 23 polegadas com os pneus de maior trazem benefícios dinâmicos, como melhores resposta de direção, controle primário e tempos de volta em circuitos fechados.
O DBX707 traz também uma nova versão do diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico (e-diff), reforçado para lidar com os 91,8 m·kgf de torque. O diferencial 6,5% mais curto que o do DBX V-8) contribui para a aceleração, mas não prejudica a eficiência e o refinamento em velocidades de viagem graças ao câmbio de 9 marchas.
A distribuição de torque da frente para trás permanece totalmente automática, podendo enviar até 100% do torque para o eixo traseiro sob demanda. A calibração cuidadosa do e-diff garante que o DBX707 tenha agilidade nas curvas e proporcione a sensação e o caráter dinâmico típicos de um verdadeiro carro esporte. A calibração integra a tecnologia de chassis e trem motriz para chegar ao melhor equilíbrio de comportamento e busca manter a combinação ideal de tração e agilidade em todas as condições de uso.
A chave para a dirigibilidade excepcional do DBX707 é seu sistema de suspensão pneumática. Mantendo a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX (já considerado pela imprensa automobilística mundial o suve de melhor dirigibilidade do mercado), o DBX707 apresenta uma calibração de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos.
Na suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da mudança dinâmica do volume das molas a ar para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. A direção eletroassistida também foi ajustada para aprimorar o toque do volante, com aumento da carga fora do centro, e ajudar o motorista a ter um quadro mais claro do crescente aumento de carga do volante nas curvas e da aderência disponível.
Combinado com um gerenciamento mais preciso das movimentações verticais (nas distensões ou nas compressões da suspensão), movimentações longitudinais (quando o carro mergulha em frenagem ou afunda a traseira em aceleração) e rolagem da carroceria, o DBX707 dá ao motorista mais condições de ajustar o comportamento direcional do carro pela aplicação natural do comando de freio ou da direção. Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema de controle eletrônico de rolagem com parâmetros revisados que aumentam a sensação de agilidade e melhoram o equilíbrio dinâmico do carro.
Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, também foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de condução dinâmica. O “Race Start”, ou controle de largada, está disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar, de fato, o maior desempenho A revisada lógica ativa na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a transmissão e o controle de estabilidade para um dirigir mais natural, semelhante ao de um carro esporte.
A respeito da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da mudança dinâmica do volume das molas a ar para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. A direção eletroassistida também foi ajustada para aprimorar o toque do volante, com aumento da carga fora do centro, e ajudar o motorista a ter um quadro mais claro do crescente aumento ds carga nas curvas e da aderência disponível.
O DBX707 apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleção de modo de condução. Agora, em vez de ter que entrar num submenu dentro do sistema de infotenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinâmicos e configurações. Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensão, ESP, modo de seleção manual de marchas (que agora mantém o manual como um carro esporte, em vez de voltar ao automático) e interruptor de escapamento ativo, que abre as válvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubulação de escapamento quádrupla, sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.
Em acordo com as extensas atualizações de engenharia, o exterior e o interior do DBX707 receberam uma reformulação igualmente completa. O resultado é nitidamente esportivo, mas com o estilo e atenção aos detalhes pelos quais a Aston Martin é conhecida.
O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade maior, um novo design da DRL (luzes de rodagem diurna), novas entradas de ar e dutos de arrefecimento de freio, além de um novo perfil do defletor. A grade cromada acetinada (maior agora para aumentar bastante o fluxo de ar de arrefecimento para o V-8 de alto desempenho e para o novo câmbio de 9 marchas) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para maior atratividade tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.
O tratamento traseiro é igualmente bem-elaborado. Aprimorando tanto a forma estética quanto a função aerodinâmica, um novo defletor foi adicionado ao teto para reduzir a sustentação e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo, maior e ascendente para dar espaço ao novo sistema de escapamento quádruplo de grande diâmetro. Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única. Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas nas extremidades integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.
O tema esporte continua no interior com os bancos esportivos de série (bancos “civis” normais são disponíveis sem custo adicional).Todas as opções de bancos vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento em todos. Existem três opções de ambientes internos: a de série, a Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara, e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do banco e padrão de perfuração no encosto e no assento.
Para quem procura aprimorar ainda mais a natureza exclusiva do DBX707 e criar algo verdadeiramente único, o Q by Aston Martin, o serviço sob medida da marca, oferece o máximo em personalização. Com uma ampla gama de opções, desde gráficos exclusivos até carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro “Q by Aston Martin – Encomenda” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente adaptado ao cliente.
A produção do DBX707 esta prevista para começar no primeiro trimestre deste ano, com as entregas no início no trimestre seguinte. Para o Brasil, prazo e preço por confirmar.
BS
FICHA TÉCNICA ASTON MARTIN DBX707 | |
MOTOR | |
Fabricante | AMG |
Descrição | V-8 a 90º, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento, injeção direta, 2 turbocarregadores BorgWarner de dupla voluta, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 3.982 |
Diâmetro x curso (mm) | 83 x 92 |
Potência (cv/rpm) | 707 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 91,8 / 2.600 a 4.500 |
Taxa de compressão (:1) | n.d. |
Densidade de potência (cv/L) | 177.5 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio Mercedes-Benz 9G-Tronic automático epicíclico de 9 marchas, embreagem multidisco em banho de óleo, tração integral, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,27:1 |
Modos de condução | 4 on-road, 1 off-road |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, triângulos superpostos espaçados, inferior dividido, mola a ar de câmara tripla com ajuste de altura regulável de +30 mm a – 30 mm, controle de rolagem ativo 48 V |
Traseira | Independente multibraço, mola a ar |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,4 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco carbocerâmico / 420 mm, pinças fixas de alumínio de 6 pistões |
Traseiros (Ø mm( | Disco carbocerâmico / 390 mm, pinça deslizante de alumínio de 1 pistão |
De estacionamento | Eletromecânico, ação nas rodas traseiras |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das foras de frenagem e assistente de frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, dianteiras 10J x 22, traseiras 11,J x 22 |
Pneus | Dianteiros 285/40YR22, traseiros 325/35YR22 |
CONSTRUÇÃO | |
Descrição | Monobloco de aço, suve, 4 portas,5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.245 |
Peso rebocável (kg) | 2.700 |
Distribuição de peso D/T (%) | 52 / 48 |
Porta-malas (L) | 638 + 81 sob o piso |
Tanque de combustível (L) | 87 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.039 |
Largura | 1.998 (carroceria), 2,050 (espelhos rebatidos), 2,220 (com espelhos) |
Altura | 1.680 |
Distância entre eixos | 3.060 |
Distância mínima do solo | 175 (220 com altura máxima de passeio) |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 22,2 (25,7 com altura máxima de passeio) |
Ângulo de saída (º) | 24,3 (27,1 com altura máxima de passeio) |
Ângulo de transposição de rampa (º) | 15,1 (18,8 com altura máxima de passeio) |
Profundidade de vau (mm) | 500 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 3,3 |
Aceleração 0-160 km/h (s)’ | 7,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 310 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | n.d. |
EQUIPAMENTOS ASTON MARTIN DBX707 |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Ar-condicionado automático de duas zonas |
Assistente de conservação na faixa |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de colisão frontal iminente |
Aviso de mudança de faixa |
Aviso de ponto cego |
Aviso de porta mal fechada |
Aviso de saída de faixa |
Bluetooth com streaming de áudio |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Chamada de emergência (depende do mercado) |
Cintos de segurança com pré-tensionadores |
Comando de voz |
Conexão de condicionamento da bateria |
Controle de estabilidade e tração |
Controle anticapotagem |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelhamento de celular Apple CarPlay |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres |
Iluminação ambiente (64 cores, zona dupla) |
Interface do sistema de infotenimento rotativo e touchpad |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Porta de cartão SD |
Rádio AM/FM/DAB |
Reconhecimento de sinalização de trânsito |
Sistema de áudio premium Aston Martin de 800 watts com 14 alto-falantes |
Sistema de navegação por satélite (HDD) |
Tela central TFT de 10,25 polegadas |
Tela de informações ao motorista TFT de 12,5 polegadas |
Tomadas 12-V (3) |