O Honda HR-V Touring 1,5-l turbocarregado foi o primeiro lançamento que participei pelo AE ao lado de Bob Sharp em junho de 2019 e também o primeiro deste lado do balcão, pois anteriormente só havia participado como engenheiro da GM nos lançamentos da linha Chevrolet. O Bob me “convocou” justamente para eu conhecer um lançamento com experimentação visto do lado da imprensa. Eu havia começado no AE há um mês apenas, como editor, e em setembro daquele mesmo ano fui guindado ao cargo de editor de Testes pelo Paulo Keller e pelo Bob.
Esta semana fiz a avaliação derradeira do HR-V Touring, no exato momento em que a Honda oficializa o final de vendas dos modelos HR-V e WR-V para o mercado brasileiro. Os veículos seguem em produção na fábrica de Itirapina, SP somente para exportação.
Em contato com a assessoria de imprensa da Honda, recebemos a informação que em breve será apresentada a segunda geração do HR-V para o Brasil, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre deste ano. Circulam na internet fotos e especulações dessa nova geração já lançada em outros países. Agora é esperar para confirmarmos quais versões e motorizações devem vir para cá.
Ainda segundo o comunicado da empresa, o foco das vendas da Honda neste momento será com os recém-apresentados City sedã e City hatch. O Civic, que também deixou de ser produzido localmente, será importado em nova geração a partir do segundo semestre. Os modelos importados, Accord Híbrido e CR-V, seguem no portfólio da marca, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes.
Abre-se uma lacuna
O HR-V em todas as versões foi um carro muito bem aceito e procurado pelos consumidores desde seu lançamento em 2015. Depois do Ford EcoSport que lançou o conceito de suve compacto por aqui, o HR-V era o carro que os demais fabricantes utilizavam como referência e comparativo nos desenvolvimentos dos seus próprios produtos.
A versão Touring retestada nesta semana ficou apenas dois anos e meio em produção e agradou a todos do AE que avaliaram. Tanto na primeira avaliação de lançamento, quanto no teste “No Uso” com Bob Sharp — veja vídeo abaixo — e o teste de 30 dias com o Roberto Agresti (semana 1, semana 2, semana 3, semana 4).
GB
Abaixo algumas fotos desta última unidade testada e a seguir a ficha técnica e lista de equipamentos.
FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020 | |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.498 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10.6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 173/5.5.00 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 22,4/1.700 a 5.500 |
Formação de mistura | Injeção direta |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303 |
Espectro das relações (:1) | 6,530 |
Relação de diferencial (:1) | 5,048 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/293 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas (pol.) | Liga de alumínio, 7Jx17 |
Pneus | 215/55R17V |
CARROCERIA | Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393 (980 com encostos rebatidos) |
Tanque de combustível | 51 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.380 |
Capacidade de carga | 420 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.329 |
Largura sem espelhos | 1.772 |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 2.610 |
Bitola dianteira/traseira | 1.535/1.540 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9 (estimado) |
Velocidade máxima (km/h) | 200 (estimado) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) | 59,7 |
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) | 2.000 |
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020 |
SEGURANÇA |
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento |
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros |
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros |
Alarme perimétrico e volumético |
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio |
Assistente de partida em aclives |
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Chave tipo canivete |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas |
Imobilizador de motor |
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros |
Terceira luz de freio |
Trava para crianças nas portas traseiras |
ITENS EXTERNOS |
Defletor de teto traseiro |
Antena de teto traseira |
Estrado (rack) de teto |
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED |
Faróis de neblina |
Faróis em LED com acendimento automático |
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano |
Para-brisa com faixa degradê |
Maçanetas na cor do veículo |
Maçanetas traseiras embutidas na coluna |
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo |
Repetidoras de setas nos espelhos |
ITENS INTERNOS |
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas |
Console central com acabamento na área superior em preto-piano |
Painel e portas com revestimento macio |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil |
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch) |
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz |
Borboletas para trocas de marcha sequenciais |
Câmera de ré multivisão com linhas-guia |
Computador de bordo multifunção no painel |
Console central elevado com porta-copos emborrachado |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Desembaçador do vidro traseiro |
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts |
Iluminação interna dianteira individual |
Iluminação no porta-malas |
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré |
Revestimento dos bancos em couro |
Sensor crepuscular |
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat |
Sistema multimídia com tela tátil de 7″, interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro |