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Home Avaliações

HONDA HR-V TOURING, A AVALIAÇÃO DERRADEIRA

identicon por Gerson Borini
04/02/2022
em Avaliações, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor







O Honda HR-V Touring 1,5-l turbocarregado foi o primeiro lançamento que participei pelo AE ao lado de Bob Sharp em junho de 2019 e também o primeiro deste lado do balcão, pois anteriormente só havia participado como engenheiro da GM nos lançamentos da linha Chevrolet. O Bob me “convocou” justamente para eu conhecer um lançamento com experimentação visto do lado da imprensa. Eu havia começado no AE há um mês apenas, como editor, e em setembro daquele mesmo ano fui guindado ao cargo de editor de Testes pelo Paulo Keller e pelo Bob.

Esta semana fiz a avaliação derradeira do HR-V Touring, no exato momento em que a Honda oficializa o final de vendas dos modelos HR-V e WR-V para o mercado brasileiro. Os veículos seguem em produção na fábrica de Itirapina, SP somente para exportação.

As linhas externas seguem atuais; a cor cinza – cinza Barium – está na moda

Em contato com a assessoria de imprensa da Honda, recebemos a informação que em breve será apresentada a segunda geração do HR-V para o Brasil, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre deste ano. Circulam na internet fotos e especulações dessa nova geração já lançada em outros países. Agora é esperar para confirmarmos quais versões e motorizações devem vir para cá.

Ainda segundo o comunicado da empresa, o foco das vendas da Honda neste momento será com os recém-apresentados City sedã e City hatch. O Civic, que também deixou de ser produzido localmente, será importado em nova geração a partir do segundo semestre. Os modelos importados, Accord Híbrido e CR-V, seguem no portfólio da marca, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes.

Apesar do motor de maior desempenho da linha a versão Touring não apresentava apêndices adicionais na carroceria

Abre-se uma lacuna

O HR-V em todas as versões foi um carro muito bem aceito e procurado pelos consumidores desde seu lançamento em 2015. Depois do Ford EcoSport que lançou o conceito de suve compacto por aqui, o HR-V era o carro que os demais fabricantes utilizavam como referência e comparativo nos desenvolvimentos dos seus próprios produtos.

Sua partida, mesmo que temporária deixará saudades

A versão Touring retestada nesta semana ficou apenas dois anos e meio em produção e agradou a todos do AE que avaliaram. Tanto na primeira avaliação de lançamento, quanto no teste “No Uso” com Bob Sharp — veja vídeo abaixo — e o teste de 30 dias com o Roberto Agresti (semana 1, semana 2, semana 3, semana 4).

GB

 

Abaixo algumas fotos desta última unidade testada e a seguir a ficha técnica e lista de equipamentos.

 

FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020
MOTOR Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.498
Diâmetro e curso (mm) 73 x 89,5
Taxa de compressão (:1) 10.6
Potência máxima (cv/rpm) 173/5.5.00
Torque máximo (m·kgf/rpm) 22,4/1.700 a 5.500
Formação de mistura Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303
Espectro das relações (:1) 6,530
Relação de diferencial (:1) 5,048
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do aro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo  de giro (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/293
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (pol.) Liga de alumínio, 7Jx17
Pneus 215/55R17V
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 393 (980 com encostos rebatidos)
Tanque de combustível 51
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.380
Capacidade de carga 420
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.329
Largura sem espelhos 1.772
Altura 1.650
Distância entre eixos 2.610
Bitola dianteira/traseira 1.535/1.540
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 9 (estimado)
Velocidade máxima (km/h) 200 (estimado)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) 59,7
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) 2.000
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020
SEGURANÇA
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros
Alarme perimétrico e volumético
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio
Assistente de partida em aclives
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Chave tipo canivete
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas
Imobilizador de motor
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros
Terceira luz de freio
Trava para crianças nas portas traseiras
ITENS EXTERNOS
Defletor de teto traseiro
Antena de teto traseira
Estrado (rack) de teto
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED
Faróis de neblina
Faróis em LED com acendimento automático
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano
Para-brisa com faixa degradê
Maçanetas na cor do veículo
Maçanetas traseiras embutidas na coluna
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo
Repetidoras de setas nos espelhos
ITENS INTERNOS
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas
Console central com acabamento na área superior em preto-piano
Painel e portas com revestimento macio
Porta-objetos nas portas dianteiras
CONFORTO E TECNOLOGIA
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch)
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz
Borboletas para trocas de marcha sequenciais
Câmera de ré multivisão com linhas-guia
Computador de bordo multifunção no painel
Console central elevado com porta-copos emborrachado
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Desembaçador do vidro traseiro
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts
Iluminação interna dianteira individual
Iluminação no porta-malas
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré
Revestimento dos bancos em couro
Sensor crepuscular
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat
Sistema multimídia com  tela tátil de 7″, interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro

 





Tags: GBGerson BoriniHonda HR-V TouringHR-VHR-V TouringTouring
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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