• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home MAS

MERCADO EM JANEIRO – COM OS DOIS PÉS NO FREIO

identicon por Marco Aurélio Strassen
19/02/2022
em MAS, Mercado
Fábrica Stellantis/Fiat em Betim, MG (Foto: Divulgação Stellantis)

Fábrica Stellantis/Fiat em Betim, MG (Foto: Divulgação Stellantis)







Janeiro de vendas de automóveis no Brasil sempre teve cara de ressaca e isso foi muito bem explicado na apresentação de Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, no último dia 7. Num gráfico bastante didático, com média de vários janeiros, pudemos ver que esse mês costuma representar cerca de 6,5% das vendas totais do ano.

Os fatores que puxam a queda são os mesmos e conhecidos, férias de verão, aperto nas despesas dos compradores que desestimula as compras de carro zero, mês subsequente a dezembros fortes (quando ocorrem as antecipações de vendas para fechar números do ano). Só que este janeiro apresentou uma queda acentuada também contra janeiro do ano passado, ou seja, já considerada a sazonalidade. Culpou-se então a variante Ômicron da Covid, que me atingiu também e afastou do trabalho vários empregados na mão de obra direta e nos escritórios, em todos os fabricantes. Afetou produção e vendas. Para termos uma ideia, foi 40% abaixo de dezembro e 28% menos que janeiro do ano passado. Falta de chips? Também, no ano passado ela se manifestou a partir do segundo trimestre, foi um pouco equacionada, mas a normalização do abastecimento de semicondutores é somente esperada para janeiro que vem.

Licenciamentos diários de leves (Fonte: Anfavea)

Tanto a Anfavea quanto a Fenabrave apressaram-se em dizer que um janeiro ruim não é suficiente para comprometer o ano, no que parecem estar certos. No ano passado testemunhamos que chips e alguns itens da matéria-prima limitaram a oferta, que por sua vez foi o limitador da demanda.

Tenho porém uma dúvida. Se as projeções indicam que este ano será 10% superior a 2021, esses exercícios de previsão de vendas foram fundamentados na redução dos gargalos de chips, uma melhora na oferta seria o fator principal do crescimento esperado. O meu palpite é de que os fatores que jogam contra o crescimento podem ter começado a se fazendo presentes e, se não forem devidamente atacados, pode ser que esse crescimento não venha. Falo a respeito dos preços de autos, cuja escalada supera a inflação do ano na proporção de 3 para 1 (10% de IPCA e +35% nos preços médios dos automóveis, nos mesmos 12 meses) e das taxas de juros, que estão sendo puxadas para cima pelas altas consecutivas da Selic e, para ajudar mais um pouco, os financiamentos de novos e usados têm-se tornado mais restritos. Nas duas primeiras semanas de fevereiro o ritmo seguiu lento. A ver.

Licenciamento total de autoveículos (Fonte: Anfavea)

VW anunciou a volta do segundo turno em sua fábrica da Anchieta, Nissan a caminho de abrir um segundo turno também, enquanto a GM anunciou a paralisação por um mês de sua fábrica de Gravataí.

Vendas diretas e varejo (Fonte: Fenabrave)

Os preços dos automóveis estão em alta no mundo, mas enquanto nos EUA eles buscam driblar esse fator com financiamentos mais agressivos, aqui no Brasil fazemos o contrário. Sobem os preços e restringe-se o financiamento.

Os números estão ruins sim. Explicações dadas, vamos a eles, ao todo venderam-se 126.518 autoveículos, sendo 116.774 leves e 8.744 pesados.

Vendas diretas e varejo por fabricante (Fonte: Fenabrave)

Nos automóveis tivemos 41% a menos que dezembro e 30% menos que janeiro passado. Faturamento diário de leves ficou em 5.561 nos 21 dias úteis do mês. Quando olhamos para quanto foi faturado na concessionária e quanto foi venda direta, nos deparamos com queda de 33% no varejo e 21% nas vendas diretas. A explicação das revendas vazias por falta de compradores faz sentido aqui.

Ranking do mês

A Fiat (foto de abertura) manteve a primeira colocação que assumiu desde março passado, com boa distância do 2º e 3º lugares, respectivamente Chevrolet e VW, foram 23.299 versus 13.104 e 13.082. Hyundai em 4º, com 12.581 e Jeep em 5º.

HB20 liderou as vendas de automóveis, com 5.634 unidades licenciadas, seguido pelo Onix, Renegade, Compass. Pulse foi o modelo mais vendido da marca italiana, superou o Argo e figurou nos top 10. Talvez mereça destaque o 18º lugar do Peugeot 208, com 1.989 unidades.

Nos comerciais leves a Strada na frente, com 6.716 unidades, a deixou à frente até dos automóveis, de novo. Toro em 2º, Hilux em 3º, Oroch num bom 4º lugar.

Este ano enfrentaremos novamente limitações de chips, o que irá impactar na oferta de automóveis e influenciar os rankings de vendas.

Até mês que vem!

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 

 





Anterior

CARROS DO "TIO" JOSIAS SILVEIRA: GOL 1,0 16V, O "ZÉ"

Próximo

COMO SURGIU A LINHA TIGER DA TRIUMPH?

identicon

Marco Aurélio Strassen

Engenheiro Mecânico pós-graduado em Finanças e Marketing trabalha há vários anos na indústria de autopeças e faz a análise mensal sobre mercado especialmente para o AUTOentusiastas.

Próximo
Triumph Tiger 1200 Rally Pro (Foto: Divulgação Triumph)

COMO SURGIU A LINHA TIGER DA TRIUMPH?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In