O Macan T acaba de ser adicionado à linha Macan.. Este é o primeiro carro esportivo de quatro portas que levará a denominação especial antes reservada ao 911 e ao 718. A letra “T” assinala um padrão exclusivo comportamento dinâmico na Porsche desde a década de 1960. Significa “Touring” e identifica os modelos marcados por oferecerem uma sensação ao dirigir especial em razão da precisão de ajuste, dos equipamentos exclusivos e motores eficientes. Fiel ao espírito do Porsche 911 T de 1968, o novo suve Macan T apresenta uma configuração destinada a isso, com um motor 2-litros turbo combinado com um estilo atraente e uma dotação de itens de série ideais para um dirigir rápido. O Macan T se posiciona entre o Macan e o Macan S.
O compacto motor de quatro cilindros combina grande agilidade e baixo, proporcionando um equilíbrio ideal entre peso e desempenho. Comparado com o motor V-6 biturbo de 2,9 litros do Macan S e GTS, a distribuição da força motriz de tração do Macan T pesa 58,8 kg a menos no eixo dianteiro. Isso dá ao veículo um excelente desempenho na arrancada e aptidão ideal para as curvas.
O motor do Macan T entrega 265 cv e 40,8 m·kgf e está acoplado ao afamado câmbio PDK — iniciais em alemão de câmbio Porsche de dupla embreagem —– de trocas de marchas extremamente rápida, associado à tração integral. Combinado ao Pacote Sport Chrono, incluindo o seletor de modos e o botão Sport Response no volante (todos itens de série), o Macan T acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 232 km/h.
Mas o “T” não se resume a desempenho em reta. A altura de rodagem foi diminuída em 15 mm ou mais. e a suspensão é ativa. A calibração do chassi visa maiores precisão e agilidade e incluiu barra antirrolagem dianteira mias grossa. A distribuição de torque para os eixos é maior para a traseira para um comportamento típico de carro esporte. Suspensão pneumática é opcional e pode reduzir a altura de rodagem em mais 10 mm, com também é o sistema de vetoração por torque.
Detalhes externos e internos exclusivos
Elementos de design pintados em cinza Ágata Metálico na parte dianteira, lateral e traseira do Macan T diferenciam Macan T dos demais modelos da série. A cor contrastante exclusiva pode ser vista na pintura dos acabamentos dianteiros, espelhos retrovisores externos, apliques laterais, defletor de teto e emblemas na parte traseira. As saídas de escapamento esportivas e os frisos dos vidros laterais em preto brilhante são itens de série e os apliques laterais trazem o logotipo “Macan T” em preto. Rodas Macan S de 20 polegadas, exclusivamente pintadas na cor Titânio escuro, também vêm de fábrica. Os clientes podem escolher entre uma gama de 13 cores sólidas, metálicas e especiais para o exterior.
O interior do Macan T tem o seu próprio caráter . Os bancos esportivos aquecidos de série e com ajuste elétrico de oito vias contam com estofamento exclusivo baseado no pacote de couro preto. Os centros dos bancos dianteiros e dos bancos traseiros externos são finalizados com tecido Sport-Tex e os apoios de cabeça dianteiros têm um brasão da Porsche em baixo relevo. A cor contrastante do exterior continua no interior do veículo na forma de costuras decorativas prateadas nos bancos, nos apoios de cabeça e no volante.
O volante esportivo GT multifuncional com aquecimento e o cronômetro Sport Chrono na parte superior do painel também são de série As soleiras das portas vêm em alumínio preto de série e apresentam o logotipo Macan T. Itens opcionais incluem o volante esportivo GT multifuncional revestido de Race-Tex com revestimentos em carbono e um ionizador para o sistema de ar-condicionado. O Macan T também se beneficia de todos os novos elementos da geração de modelos revisada no verão de 2021, como o novo console central com visual de vidro sofisticado e superfície sensível ao toque, e também o sistema de comunicação Porsche com uma tela tátil de 10,9 polegadas.
A Porsche oferecerá o Macan T no Brasil a um preço público sugerido de R$ 479.000. O modelo está disponível para pré-venda desde ontem (17/02),com as primeiras entregas previstas ainda no primeiro semestre.
Lançado nos EUA
O Porsche Macan foi lançado no Salão de Los Angeles em novembro de 2013 e o nosso querido e saudoso Josias Silveira esteve lá. Escreveu matéria para o AE, mas infelizmente quatro das sete fotos se perderem na migração para o novo hospedeiro quando o AE passou de blog a site em 2014. Mas vale a pena reler, especialmente pelo jeito descontraído porém tecnicamente correto do grande amigo que no deixou no dia 14 de novembro último.
Só fizemos um teste do Macan até hoje, justamente o 2-litros, então ligeiramente menos potente, 258 cv, e menos torcudo, 35,7 m·kgf, mas o suve me arrancou sorrisos, e muitos. Infelizmente problemas de relacionamento com a Porsche do Brasil, fundada em julho de 2015 (antes a marca era representada pela empresa importadora Stuttgart Sport Car), impediram o AE de ter acesso aos carros de teste, exceto uma única vez, quando testei o 911 Carrera S em 2017.
Mas isso é passado. Mudança na equipe de Comunicação, capitaneada por Leandro Rodrigues, levaram ao reatamento de relações com a filial brasileira dessa notável fabricante, Recentemente testamos o 911 S Turbo e teremos nos próximos dias o sedã Panamera Turbo S E Hybrid.
BS