• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

STOCK 2023 MUDA CARRO E MOTOR

MUDANÇA É QUEBRA DE PARADIGMA E REFLETE DEMANDA DE FÁBRICAS DE AUTOMÓVEIS

identicon por Wagner Gonzalez
08/02/2022
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Stock Car inicia temporada 2022 de olho em mudanças para 2023 (Foto: Duda Bairros)

Stock Car inicia temporada 2022 de olho em mudanças para 2023 (Foto: Duda Bairros)







Prestes a começar a temporada 2022, em Interlagos, neste fim de semana, a Stock Car Pro Series (foto de abertura) desenvolve um projeto que mudará radicalmente o carro-padrão da categoria, receita adotada em 2003 e que contempla chassi tubular e motor V-8. Esse equipamento será substituído por outro motor de combustão interna, mas de quatro cilindros em linha com turbocarregador. O chassi inédito está em fase intermediária de projeto por uma empresa especializada e cujo nome é guardado a sete chaves. De acordo com Fernando Julianelli, executivo-chefe da Vicar, empresa que promove o campeonato da categoria), a decisão de colocar o novo carro na pista ainda não está definida:  “Esperamos poder lançar o novo carro em 2023, mas essa data não está confirmada.”

Desde que foram adotados em 2003, os motores V-8 sano mantidos e revisados pela empresa JL (Foto: Fernanda Freixosa)

Ainda não está definido se a empresa JL, atual fabricante dos carros e mantenedora dos motores e câmbios, será responsável pela construção dos novos carros. Desde os anos 1990 que a empresa da família Giaffone é responsável pela construção dos carros e, a partir deste ano também cuidará da manutenção dos motores usadas na nova categoria Fórmula 4. A substituição do motor V-8 de aspiração natural por uma versão turbo de quatro cilindros vai muito além da simples troca desse equipamento.

De acordo com o engenheiro Gerson Borini, editor técnico da revista Curva3, a mudança implica várias alterações que justificam a construção de um novo carro: “Será necessário a adequação de relações de marchas e de diferencial, visto que o motor menor trabalha em regime de rotação superior ao atual V-8. Por outro lado, os radiadores de líquido de arrefecimento e de óleo devem ter tamanho similar, dado que motores de mesma potência tem mesmo nível de rejeição térmica. No entanto esses componentes serão modificados para permitir a montagem do interresfriador, espécie de radiador que também é conhecido como intercooler,”

A decisão de adotar o motor turbo de quatro cilindros terá efeitos paralelos pois trata-se uma solução mais moderna e que é adotada pelas duas marcas que participam da categoria, Chevrolet e Toyota, e por várias outras que atuam no mercado nacional. Essa receita mecânica também aproxima a categoria da TCR, que utiliza carros de série de modificados para competição, cujos motores são 4-cilindros turbo de 2.000 cm³, 345 cv de potência e aproximadamente 43 m·kgf de torque, sendo que a maioria do grid é de modelos com motor transversal e tração dianteiros.  A TCR é uma categoria internacional e tem, inclusive, um campeonato sul-americano e, coincidência ou não, terá um campeonato brasileiro em 2023. Os Stock Car têm tração traseira, solução clássica de carros construídos especialmente para competição. Espera-se que esta receita seja mantida, mas tanto pilotos quanto preparadores admitem que os promotores da categoria não revelaram muitos detalhes do projeto.

Ricardo Maurício, um dos grandes nomes da categoria, diz que carros vão frear melhor (Foto: Duda Bairros)

Ricardo Maurício, um dos pilotos mais experientes da categoria, entende que “um motor mais leve vai permitir frear melhor, por causa do menor peso do conjunto, mas precisamos saber mais detalhes do motor e do carro para formar uma opinião mais precisa.”  Para Rosinei Campos, o “Meinha”, seu preparador e responsável pela equipe Eurofarma, a substituição do motor V-8 por um de quatro cilindros é uma quebra de paradigma:“ Desde que eu conheço a Stock, ela é uma categoria de motor grande… A utilização de um motor turbo parece estar ligada à uma demanda das fábricas envolvidas na categoria.”

Rosinei Campos, o “Minha” , está na Stock Car, desde a primeira corrida da categoria, em 1979 (Foto: Duda Bairros)

¨”Meinha” fala com conhecimento de causa: ele é o único profissional da Stock Car que marcou ponto em todas as temporadas desde o início da categoria, em 1979. Criada a partir do Opala 4100, ela usou inicialmente o motor de seis cilindros em linha e adotou o V-8 26 anos depois, em 2005. Há tempos que executivos da indústria cobram maior similaridade entre os carros da Stock Car e os modelos vendidos em suas concessionárias. Recentemente o chassi tubular foi revestido por peças da carroceria dos modelos Chevrolet Cruze e Toyota Corolla na esperança de atender tal demanda.

A mudança de carro implicará poderá implicar na utilização de pneus de especificação diversa dos atuais. Neste ponto a Vicar já começou a mudança: a partir deste ano o fornecimento e serviço de montagem deixa de ser feito pela Corsa, empresa tradicional no setor de serviços e equipamentos de competição, e será efetuado por uma empresa controlada pela promotora.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: CorsaFernando JulianelliGerson BoriniMinhamotor V-8Ricardo MaurícioRosinei CamposStock Car Pro Series
Anterior

ESTE ESCUDO DE CAPÔ DO 'VW FUSCA' É ORIGINAL DE FÁBRICA?

Próximo

ASTON MARTIN APRESENTA O SUVE DBX707, VERSÃO MAIS POTENTE E APRIMORADA DO DBX

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: Divulgação Aston Martin

ASTON MARTIN APRESENTA O SUVE DBX707, VERSÃO MAIS POTENTE E APRIMORADA DO DBX

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In