Este aniversário do Herbie foi especial exatamente por ser o 53º, aliás o número que o caracterizou. Bill Walsh, produtor de “The Love Bug”, sugeriu as listras de corrida azuis e vermelhas e deu ao carro o número 53 em homenagem ao Don Drysdale, um de seus jogadores favoritos. Ele foi uma estrela do time de beisebol The Los Angeles Dodgers, time do coração do Bill, e o Don tinha o número 53 em sua camisa
Em 1968, o lançamento do filme “Se Meu Fusca Falasse” em São Paulo
Este filme foi lançado no mesmo ano nos EUA e no Brasil, e no relato abaixo eu mostro através de fotos históricas como foi o marco temporal no Brasil do fato que anos depois gerou a comemoração em Daytona Beach. O lançamento do filme marcou o surgimento do personagem Herbie que é materializado e cultuado por seus admiradores no mundo todo através de seus carros caracterizados como nos filmes da série.
Sim, refiro-me ao Herbie como se fosse uma pessoa, pois é assim que ele se apresentou desde o seu primeiro filme: “The Love Bug”, de 1968, que por aqui foi intitulado “Se meu Fusca Falasse”, ou seja através de um carro com reações humanas. O título brasileiro aproveitou o famoso mote do filme de “The Apartment”, de 1960, que por aqui recebeu o título “Se meu apartamento falasse” — título que causou muito rumor a seu tempo, uma comédia com Jack Lemon e Shirley MacLaine.
Deste evento, em São Paulo, restaram algumas fotos e o interessante é que até o então presidente da Volkswagen do Brasil, Rudolf Leiding — sim, o mentor do VW SP2 e do VW Brasília, participou do evento.
Naquele tempo o Fusca era fabricado e batia recordes de produção no Brasil.
À frente de um grande evento sempre há um organizador dedicado
Quando eu estava reunindo material para esta matéria, entrei em contato com uma pessoa especial, o Gail F. Love, já de meia-idade e cuja história de vida o levou ao mundo dos apaixonados pelo Herbie, a tal ponto de ser organizador de eventos memoráveis, além de ter uma incrível e corajosa vida pessoal com seu filho com necessidades especiais. Vamos conhecer a sua história:
Gail é um engenheiro aposentado da Lockheed Martin. A Lockheed Martin Corporation é uma corporação americana especializada em equipamentos aeroespaciais, armamento, defesa, segurança da informação e tecnologia com interesses mundiais.
Ele cresceu na Flórida, onde acabou se formando na Universidade Tecnológica da Flórida (hoje Universidade da Flórida Central) em 1972, com um bacharelado em Engenharia Mecânica. Ele trabalhou ainda jovem, antes da faculdade, em uma série de empregos relacionados a carros de todos os tipos, mas especialmente seu Camaro L88 1967, que ele mesmo reformou. Seu pai foi treinado pela Volkswagen of America para ser um especialista em VW e eventualmente abriu sua própria oficina na qual Gail o ajudou. Em 1968 ele pegou o motor de 5.359 cm³ e 300 cv de seu Camaro e o instalou em um VW Beetle 1959, que foi sempre um sucesso quando ele correu no autódromo Gainesville International Speedway em Gainesville, na Flórida. Em seu primeiro ano de faculdade ele conheceu o amor de sua vida, Charlotte BeLoat, e nas férias de verão de 1971 se casaram.
Enquanto estava na Lockheed Martin, Gail esteve envolvido em todo tipo de desenvolvimento de tecnologia avançada trabalhando em sistemas como o Console de Controle de Lançamento para o Sistema de Mísseis Patriot, a aplicação de espuma para o tanque externo do Ônibus Espacial, Microeletrônica Avançada e muito mais. Sua carreira foi destacada quando foi nomeado diretor técnico para o desenvolvimento do Sistema de Mísseis Javelin e depois diretor de Desenvolvimento de Tecnologia Elétrica Avançada para a empresa.
Em 1994, ao entrar na fábrica, no início da manhã, sofreu um ataque cardíaco que o levou a um colapso e, eventualmente, à invalidez de longo prazo que resultou na aposentadoria antecipada da empresa.
Gail e sua esposa tiveram dois filhos, um deles, Stephen, nascido com uma deficiência grave. Depois de tirar um tempo para recuperar seu filho de suas crises de saúde, eles decidiram usar seu tempo construindo uma réplica especial de Herbie. Usando seus conhecimentos de sistemas elétricos e mecânicos, eles chegaram a uma réplica única que foi totalmente automatizada e que funciona com o auxílio de um computador portátil.
O carro foi visto ao redor do mundo no DVD The Love Bug (o carro foi incluído pela própria Disney neste DVD). Além disso, o Fusca foi visto por milhares e milhares de visitantes no centro da Flórida, onde a família Love mora agora. Este Herbie faz um pouco de tudo. Incluindo abrir e fechar suas próprias portas e capô, movimentar-se verticalmente por amortecedores pneumáticos, ligar e desligar equipamentos como suas luzes, limpador de para-brisa, buzina, esguichar água em três direções diferentes e mais. O carro também é capaz de fazer interface e controlar uma série de criações animatrônicas de Gail que entretiveram indivíduos em todo o mundo (como, por exemplo, uma família de ursos de pelúcia animados que contam histórias).
Abaixo uma foto do Stephen com seu Herbie, tendo os bonecos animatrônicos, um casal de ursos e um cachorro — que são comandados pelo computador do Herbie, em primeiro plano. O Stephen nesta época já tinha passado por mais uma cruel prova do destino, além de sua deficiência adquirida no parto, ele acabou tendo os dois pés e os dez dedos das mãos amputados como consequência de uma terrível infecção hospitalar ocorrida durante uma operação a que foi submetido. Mas ele não esmoreceu, logo acostumou-se com suas próteses e consegue conviver sem os dedos das mãos, é incrível mesmo.
Eles usaram seu Herbie para levar seu filho a exposições de automóveis pela costa leste, incluindo New Orleans no estado de Louisiana, Little Rock, estado de Arkansas, Effingham, Illinois, Crusin’ the Coast, no Mississippi, e muito mais. Eles dedicaram um site especialmente para seu filho e seu carro: www.stephensherbie.com.
Para quem quiser dar uma olhada como este Herbie e seus bonecos animatrônicos funcionam aí vai um vídeo (36:34):
Em 2019, Gail e sua esposa Charlotte reuniram o que foi o maior encontro de Herbies do mundo, com pessoas dos EUA e as que vieram do Canadá e Europa para o evento em Orlando, Flórida, para comemorar o 50º aniversário do lançamento do filme “The Love Bug”.
Alguns dos Herbies participantes do evento de Orlando foram posicionados na praça central do hotel temático da Disney — The Love Bug — formando uma foto memorável. Aliás. eu escrevi uma matéria sobre este hotel: “The Love Bug Hotel”.
Todo mundo se divertiu tanto que instantaneamente começaram a falar sobre fazer isso novamente para o 53º aniversário de Herbie em 2022, e depois de mais de dois anos no planejamento, finalmente o novo evento ocorreu em Daytona Beach, Florida. Com mais de 50 Herbies presentes, esta incrível coleção de carros e fãs, novamente com pessoas de todas as partes, teve a chance de compartilhar e exibir seus carros para o resto do mundo. O evento culminou com os carros dando voltas no mundialmente famoso Autódromo Internacional de Daytona. Foi uma experiência única na vida para todos os envolvidos.
A festa dos 53 anos do Herbie
Sim, o Herbie é um personagem de cinema e seu aniversário se comemora junto com o aniversário de lançamento de seu filme.
Desta vez o evento foi realizado na cidade de Daytona Beach e não houve atividades em Orlando. Tudo foi meticulosamente organizado pelo Gail e sua esposa Charlotte. Eles verificaram todos os aspectos das atividades programadas. Chegaram ao ponto de se preocuparem com o repuxo do mar na praia que fez parte do programa; e deram instrução para aqueles que porventura fossem apanhados pelo dito repuxo!
Apesar do evento ser dedicado aos Herbies, tanto originais de filmes da Disney, como réplicas em formato original, também participaram New Beetles na versão Herbie, como os “Beetles” mais modernos também caracterizados como Herbie. A criatividade foi grande e acabou aparecendo de tudo, até um Herbie preto, uma picape Ford Herbie, e assim por diante, tudo valia para abrilhantar a festa. Mas os Herbies originais e réplicas em versão original tiveram um destaque especial, assim como formarem um pelotão destacado no autódromo de Daytona como mostra a foto de abertura.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Além disto outros veículos Volkswagen também participaram da avaliação e correspondente premiação com um lindo troféu em acrílico:
Participaram carros americanos, até um grupo de Fords modelo T, na categoria de convidados, todos foram muito bem-vindos e a festa só ficou maior e melhor com estas participações adicionais.
As atividades, que começaram na tarde da quinta-feira, dia 31 de março, se desenvolveram em várias localidades, com o “gran finale” no domingo, dia 3 de abril com as voltas pela pista do autódromo de Daytona. O mapa destas localidades foi o seguinte:
Os participantes puderam escolher pernoitar em algum hotel das proximidades destes locais, ou acamparem em campings que foram escrutinados pela organização. A participação nos diferentes eventos podia ser feita com uma assinatura de todas as atividades nos quatro dias do evento, ou somente em algumas atividades específicas. Isto deu uma grande flexibilidade para os participantes, ao passo que aumentou o grau de complexidade para o pessoal da organização. Vamos conferir as atividades deste lindo evento. Ah, um detalhe, apesar da previsão de chuva para o fim de semana do evento São Pedro foi complacente e os dias foram perfeitamente aproveitáveis, se bem que a organização tinha planos alternativos para o caso de mau tempo.
Dia 1 – 31 de março de 2022 quinta-feira
Encontro no estacionamento do The Classic Car Museum de St, Augustine, onde o pessoal pôde se encontrar e confraternizar, visitar o museu e jantar e descer pela rodovia A1 até Daytona. O início desta atividade foi ao meio-dia com duração prevista até as 17h30.
Dia 2 – 1 de abril de 2022 sexta-feira
Este dia teve três atividades, o pessoal teve que acordar cedinho. A primeira atividade foi o café da manhã no Hard Rock Resort, das 8h00 às 9h30.
Dentro do resort uma tela alusiva ao evento dava as boas-vindas aos participantes; é interessante o nome tipicamente americano que foi dado ao evento nesta tela de boas-vindas — “Herbie’s 53rd Anniversary Celebration Extravaganza”:
Seguiu-se uma parte bem típica para uma cidade litorânea, das 10h00 até as 13h00, entrada na praia (custa US 20,00 por carro) quando a maré o permite, e parada em frente a um píer que tem restaurante, o Crabby Joe’s Deck & Grill Pier, e um prolongamento para pescadores amadores. Especialidade? Frutos do mar, logicamente.
Uma foto que muitos certamente fizeram foi com o píer ao fundo, como esta abaixo:
Ainda na praia o Eric Hartman fez uma descoberta num dos Herbies originais da Disney que participaram do evento. Este Herbie participou amassado das filmagens e ficou assim mesmo, os amassados são o seu atestado de originalidade:
Mas o detalhe em questão está no painel deste carro:
Mas o detalhe mesmo está na tampa do porta-luvas que está com os autógrafos do Jim Douglas e da Michele Lee, ambos participantes do primeiro filme do Herbie e de vários outros:
Nesta altura o Gail Love lança um repto: “Como você pode superar tudo o que você já viu? Bem, que tal ter a maioria das grandes estrelas dos muitos filmes de Herbie autografando a tampa do porta-luvas para o Herbie do Stephen! Começamos a entrar em contato e coletar os autógrafos em 2000 e conseguimos a maioria dos principais homens e mulheres em todos os filmes originais, exceto Helen Hayes, que já havia falecido, e Cloris Leachman. Até onde sabemos, esta é a única coleção desses autógrafos reunidos em um só lugar, a tampa do porta-luvas de Herbie do Stephen fazendo história!”
Fechando esta parte da reportagem ai vai uma foto dos Herbies alinhados na praia:
E não é que a organização embutiu uma folga no programa para que os proprietários de Herbies que quisessem passassem num lava-rápido para tirarem a areia de suas joias e para tanto foram até localizadas três alternativas:
E esta orientação vinha no manual do evento, imagine só o trabalho que foi investido na elaboração destas instruções.
A próxima atividade foi no The Pavilion na Destination Daytona, prevista para ocorrer entre as 14h00 e 19h00. Era um local coberto com aproximadamente 3.000 m², bastante espaço para estacionar os carros, montar os displays e trocar experiências e fazer contatos.
Além disso, foi realizado um seminário para discutir a animação dos carros (nesta Gail foi o professor), foram entregues os itens comemorativos (que foram vistos pela primeira vez lá), foram distribuídas sacolas de brindes e os cartões de registro para o show de carros do sábado e o pessoal aproveitou para jantarem juntos em um dos vários restaurantes próximos do local.
Dia 3 – 2 de abril de 2022 sábado
Este foi o dia de uma grande exposição de todos os carros em uma área reservada no Tanger Outlets Daytona Beach. A exposição começou oficialmente às 9h00, se bem que os carros já foram chegando às 8h00 para irem se ajeitando nas vagas para o julgamento dentro das diversas categorias, com vistas aos lindos troféus. Já o pessoal do mercado de pulgas teve que chegar antes das 7h00 para poderem montar as suas barracas. Esta parte do evento foi até as 16h00. Havia várias opções de restaurante dentro do shopping.
A enorme área reservada para os carros do evento, com capacidade para 300 carros logo foi ocupada numa alegre festa dos Herbies e amigos:
O espaço previsto para o evento foi dividido em áreas, à esquerda da ilustração abaixo para os VW que não eram Herbies, no centro para os Herbies e à esquerda para os carros americanos que aderiram ao evento:
Uma dupla, “The Dukes”, entreteve o pessoal com música ao vivo dos anos 60 e 70.
A exposição foi até às 16h00 horas e mais tarde às 19h00 a primeira leva, e às 20h30 a segunda leva, os interessados puderam participar de seções de perguntas e respostas com o Joaquin Garay III, que ainda menino, protagonizou o Paco no filme “Herbie Goes Bananas” de 1980 que no Brasil se chamou “A Última Cruzada do Fusca”. Esta parte do evento foi realizada numa área reservada do hotel Homewood Suites.
Dia 4 – 3 de abril de 2022 domingo
Este dia foi reservado para as voltas na pista do Autódromo Internacional de Daytona. Os carros foram divididos em grupos e orientados para seguirem em grupos, um por vez, seguindo todas as regras de segurança do autódromo e a uma velocidade limitada a 70 km/h, com “carro-madrinha” controlando cada pelotão; cada pelotão pôde ficar por 45 minutos na pista. Os carros foram visualmente inspecionados pelo pessoal do autódromo em especial sobre vazamentos de óleo. Cada participante teve que assinar um termo de responsabilidade e mostrar o certificado de seguro do carro (obrigatório por lá).
O pessoal da organização preparou um esquema para mostrar o acesso, as áreas para as pranchas de reboque, as áreas de estacionamento interno, os pontos de visualização da pista e o percurso a ser feito na pista de corridas:
Este foi o ponto alto da jornada de quatro dias, pois é muito raro poder acessar a pista deste autódromo.
Os carros serpentearam pela pista do autódromo em alegres cortejos:
Na área do autódromo os Herbies fizeram uma concentração para uma foto de despedida do evento, drones são proibidos na área do autódromo então foi meio difícil enquadrar todo mundo:
Em tempo, na categoria dos veículos Volkswagen não Herbies, participou das voltas no Autódromo uma raridade lá nos EUA, um VW SP2, que chamou muita atenção do público:
E assim se encerrou este grandioso evento em homenagem aos 53 anos do Herbie, e esta turma é muito animada, já está pensando nos próximos eventos.
Em meus contatos com o Gail Love eu deixei claro aminha admiração por todo o trabalho e por sua liderança neste evento bastante complexo ao que ele respondeu:
Obrigado por suas amáveis palavras, mas gosto de pensar em mim como alguém que simplesmente gosta de estar perto de pessoas boas. Eu tento encorajar todos a pensar por conta própria e experimentar, especialmente aqueles que estão atualmente tentando animar seus Herbies. Por volta de 2003-2004, fiz cerca de 20 kits Herbie (incluindo faróis/olhos rotativos) para pessoas de todo o mundo que queriam animar seus carros e muitos ainda estão sendo usados por aí hoje. Fiz um workshop de animação na sexta-feira para todos mostrando que eles também poderiam fazer o mesmo trabalho em seus carros se realmente quisessem. Fiz meu último kit para um jovem, tipo nosso filho, no Canadá, para quem ajudei a encontrar um carro nos EUA e depois exportei para o Canadá. Ele o tem há mais de 3 anos e ainda não dirigiu, será que tem medo?. Ele estava conosco no 53º também…
Cuidem-se e que tenham uma Páscoa abençoada…
Gail
Agradeço ao Gail e à sua esposa Charlotte pelo apoio na elaboração desta matéria
AG
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