• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Antigomobilismo

GURGEL PATROL: A VIATURA POLICIAL BASEADA NO MOTOMACHINE

Renato Bellote por Renato Bellote
27/04/2022
em Antigomobilismo, Destaques - Garagem do Bellote, Garagem do Bellote, GDB
Fotos: autor

Fotos: autor







João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um visionário. E também um gênio, de certa forma, ao pensar em um modelo de automóvel compacto e que pudesse ser adquirido por muitas pessoas. Além disso ter eficiência energética gastando pouco combustível e rodando mais quilômetros dessa forma.

A trajetória da Gurgel Motores começou na década de 1960 com alguns modelos para recreação. Logo surgiram versões como o Ipanema, um divertido veículo que tinha um quê de bugue e muita versatilidade para o uso naquela época. Cores diferentes e um estilo próprio fizeram deste e outros modelos um grande sucesso no mercado.

Uma das razões desse êxito da empresa foi a parceria com o Volkswagen, da qual utilizava chassis, motores e transmissão. Esse casamento deu origem a vários modelos que se viam em grande quantidade pelas ruas nas décadas de 70 e 80. O X12 é um exemplo de sucesso, além do Carajás, que trazia a mecânica de 1,8 litro da marca alemã.

Mas Gurgel tinha ambições maiores, como foi dito no primeiro parágrafo deste texto. Seu sonho era criar um automóvel próprio, 100% nacional e que fosse mais barato que os concorrentes das marcas tradicionais. O BR-800 nasceu justamente para atender a essa proposta. Com 2,70 metros de comprimento e quatro lugares, no estilo 2 + 2, chegava para ser um modelo urbano e eficiente.

O motor de dois cilindros boxer e 792 cm³ de cilindrada, batizado de Enertron, entregava 32 cv a 4.500 rpm e 5,8 m·kgf a 2.750 rpm. Isso era mais do que suficiente para o deslocamento pelas ruas e avenidas, com ruído peculiar e sempre despertando a curiosidade das pessoas, mesmo naquela época. Uma diminuição governamental da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos com motor bicilindro de até 800 cm³ — 5% ante 20% para os de até 1.000 cm³ — impulsionou o projeto.

Mas hoje vamos falar de uma outra versão que deu origem ao carro da matéria. O Motomachine trazia portas removíveis e transparentes, algo inédito até os dias de hoje. A versão Patrol que mostramos aqui foi derivada dela e desenvolvida por encomenda da Polícia Militar de Minas Gerais para avaliação.

Guiar o modelo é uma experiência interessante, já que a relação entre peso e potência do veículo é bastante agradável. O motor de dois cilindros boxer tem força e emite um ruído bastante característico. Vale ressaltar que não é apenas um motor Volkswagen cortado ao meio, mas tem algumas soluções próprias, como o arrefecimento a líquido e a ignição digital, estática, sem distribuidor. Sua densidade de potência era 40,4 cv/L, 3,4% superior à de 34,06 cv/L do motor VW arrefecido a ar de 1.585 cm³ e dois carburadores.

O pequeno Gurgel se desloca com agilidade. Por conta da relação já citada ele tem disposição para enfrentar ladeiras e contornar curvas como um kart. Mesmo com uma proposta mais conservadora a ideia do carrinho, no bom sentido da palavra, era interessante. Podemos dizer até mesmo que ele surpreende se comparado aos próprios concorrentes da época, apesar da construção mais simples.

 

Além das características citadas trazia equipamento para uso policial como cassetete, cones de sinalização, lanterna e a prancheta, além da caracterização com sirene e giroflex. Provavelmente seu uso não seria como patrulhamento das ruas, mas a utilização em espaços públicos e parques, por exemplo.

Essa única unidade está em uma coleção e permanece em ótimo estado de conservação.  Por ali ele recebe os cuidados necessários e está sempre ativo para um pequeno passeio. A Gurgel faliu na metade da década de 90 por conta de problemas trabalhistas e dívidas, mas seu legado permanece vivo.

GDB





Tags: Garagem do BelloteGURGELGurgel MotomachineGurgel PatrolMicrocarros
Anterior

PEUGEOT 208 GANHA MOTOR FIAT 1-L E 2008 PODE MUDAR

Próximo

MERCEDES-AMG C43 CHEGA A 408 cv COM 4 CILINDROS

Renato Bellote

Renato Bellote

Próximo
Foto: divulgação Mercedes

MERCEDES-AMG C43 CHEGA A 408 cv COM 4 CILINDROS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In