A Honda atualizou seus modelos CB 500 com novos equipamentos, ambos já como parte da linha 2023. As duas motocicletas são as de alta cilindrada mais acessíveis do fabricante, sendo a CB 500F a naked enquanto a CB 500X é a aventureira. Ambas receberam atualizações nos faróis, suspensões e, principalmente, nos freios.
A iluminação toda em LED recebeu novos faróis com iluminação mais forte, além de melhor distribuição do facho de luz baixa e alta. Os piscas também são novos para melhor visibilidade. A motorização permaneceu a mesma com um bicilindro de 471 cm³ de 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 m·kgf a 7.000 rpm.
A suspensão dianteira agora é do tipo invertida e conta com acabamento dourado. Fornecida pela Showa, com 41 mm de diâmetro, pertence a linha SFF-BP – Separated Function Fork Big Piston. Nesse tipo de suspensão uma bengala é responsável pelo amortecimento hidráulico enquanto a mola fica alojada na outra. Segundo a fabricante isso proporciona uma melhora na pilotagem e reação mais apurada do sistema às imperfeições do asfalto.
Outra grande mudança foi a adoção de discos de freios duplos na dianteira. Sai o disco único de Ø 310 mm e em seu lugar agora temos dois discos de Ø 296 mm — sempre com freios ABS. As rodas de liga de alumínio de ambos os modelos foram alteradas e estão mais leves: na 500F são cinco raios em formato de “Y” com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17, na traseira. Já na 500X a roda dianteira está mais leve com o uso de raios mais estreitos. As medidas dos pneus seguem 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17, na roda traseira.
Disponíveis nas lojas no mês de maio as novas CB continuam com 3 anos de garantia e receberam novas cores. A CB 500F será disponibilizada nas cores vermelho, prata metálico e cinza fosco. Na 500X as cores serão vermelho, prata metálico e verde fosco. O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00 já a CB 500X o valor é de R$ 41.600,00 ambos base Brasília/DF e frete não incluído.
LR