Primeiramente vamos conhecer um Fusca 1964 zero-quilômetro que ficou por 52 anos guardado para depois reaparecer em grande estilo num evento de carros antigos em 2016. Nele apareceu a descrição de “Sete mistérios de um VW Beetle” isto em 1964, e vamos conhecer quais são estes mistérios.
Acordando de um sono profundo
Nascido em 3 de abril de 1927, o falecido Rudy Zvarich sempre teve um grande interesse em entender como os itens mecânicos funcionavam. Como um talentoso mecânico de automóveis e um expert em consertar rádios, ele entendia o que fazia as coisas funcionarem e poderia resolver problemas complexos para manter quase tudo funcionando como pretendido. Ele era uma daquelas pessoas talentosas com um dom para consertar as coisas.
Em 1964, Zvarich estava dirigindo um Fusca 1957 como seu carro diário. Ele não estava animado com as mudanças que estavam sendo introduzidas no novo modelo VW Beetle de 1965. Ele queria um para-brisa plano e a geometria da dianteira de 1964, então ele partiu para a compra de um Fusca 1964 de reserva.
Ele pegou o telefone e encontrou um dos últimos disponíveis na área, na concessionária de Gilbert e Seibel localizada em Vancouver, Washington.
Zvarich comprou o carro (trazendo sua própria bateria para não ativar o sistema de carga seca original) e levou-o, à noite, para o depósito de um amigo, e o carro estava sem seguro.
Ele nunca licenciou o carro e, depois de dois anos no depósito de seu amigo, Zvarich terminou seu próprio prédio e mudou o carro para lá. Notavelmente, o carro permaneceu imperturbado de 1966 a 2016, tendo percorrido apenas 22 milhas (35,4 km).
Ao longo dos anos, os interesses e a coleção de carros de Zvarich cresceram. Nunca houve uma razão para ele precisar do Fusca, então ele dormia no canto de trás de sua coleção com todos os fluidos drenados e um lençol sobre ele para evitar a poeira.
Embora seu Fusca de 1964 nunca tenha visto a luz do sol, Zvarich tinha paixão por usar seus outros carros e participou de muitos eventos de veículos.
Abaixo fotos de quando o Fusca ’64 foi acordado de sua longa hibernação:
Zvarich adorava apontar detalhes sobre como e por que as escolhas de engenharia eram feitas, e você não podia deixar de se achar um pouco mais inteligente depois de uma conversa com ele.
Mas esta Beleza Negra, o ’64 Beetle, foi um dos destaques do Concours d’Elegance do dia 17 de julho de 2016 em Forest Grove; uma categoria de premiação foi criada especialmente para este Volkswagen antigo.
Zvarich morreu em 2014, aos 87 anos, e seu sobrinho, Mike Burback, de Portland, herdou sua coleção de carros. Burback, também é um mecânico talentoso, e passou por cada carro para se certificar de que todos estão em boas condições de funcionamento, como o próprio Zvarich teria feito. Já o Fusca 1964 foi cuidadosamente retirado de sua cápsula do tempo. Isto foi feito com uma atenção especial para não prejudicar a sua originalidade.
Seguem alguma fotos de detalhe deste Fusca ’64, tiradas durante o concurso de elegância:
Os limpadores de para-brisa, espelho retrovisor externo e calotas nunca foram instalados no carro e ainda estavam em suas embalagens originais da concessionária.
Sua pintura preta estava um pouco empoeirada porque ele nunca havia sido lavado.
O interior em “Leatherette Red” (curvim vermelho) parece que acabou de ser instalado na linha de montagem.
Como vimos numa foto anterior, o adesivo da janela do revendedor ainda está onde foi colocado em 1964; abaixo a foto com os dizeres legíveis:
A expressão usada com frequência “eles são originais apenas uma vez” parece aplicável aqui. No mundo de hoje, onde a obsolescência incorporada está girando cada vez mais rápido, o pensamento de comprar um carro de backup não é algo que vem à mente com muita frequência. Zvatich era um proprietário meticuloso que amava tanto seu Fusca, que queria ter uma reserva. Como o tempo provou, Zvatich nunca precisou colocar seu “Fusca de reserva” em serviço.
O orgulho da propriedade era suficiente para fazê-lo feliz.
Existem alguns VW Beetles originais incríveis em exibição em todo o mundo em homenagem ao seu criador. Na Alemanha, o Porsche Museum (Stuttgart), o AutoMuseum Volkswagen e o Zeithaus Museum (Wolfsburg) e o famoso Prototype Museum (Hamburgo) têm coleções impressionantes, mas dos 948.370 Beetles fabricados em 1964, poderia o do falecido Zvatich ser o mais original que resta no planeta? Já os carros destas coleções, em sua maioria, são exemplares cuidadosamente restaurados, pois foram muito usados em suas vidas úteis.
O mundo pode nunca ver outro Fusca igualmente original e sem uso. O Fusca de Zvarich é realmente um instantâneo no tempo.
Este carro foi posto à venda através do site Hemmings por US$ 290.000,00 e causou uma grande celeuma, mas seguramente este valor é justificado:
Este é um Fusca 1964 zero-quilômetro. O seu valor é por ser possivelmente o Fusca mais antigo nestas condições que existe. Certamente é um carro para um museu e não para uso, mesmo porque, para que ele fosse colocado em condições de uso, seria necessária uma restauração com troca de diversos itens que devem ter ressecado e estragado pela inatividade de tantos anos.
Sete mistérios do Volkswagen
Pois foi em uma das fotos que vi durante esta pesquisa, e que reproduzo na foto de abertura, que aparecem os tais “mistérios”. Ocorre que o Fusca ainda era desconhecido nos EUA no início da década de 60 e esta foi a maneira que a Volkswagen encontrou para dar algumas dicas sobre o carro para usuários que nunca tivessem visto um Fusca pela frente:
Vamos desvendar estes mistérios um por um. De início vinha uma observação de cunho geral, publicada no canto esquerdo superior da lista de mistérios:
“A esta altura você provavelmente conhece as soluções para esses pequenos mistérios. Mas se você deixar esta informação em seu para-sol por algumas semanas, sua família terá a chance de conhecê-los também.”
Agora passo a cada um dos 7 mistérios:
1- POR QUE A IGNIÇÃO “TRAVA”?
Se você fizer esta pergunta, provavelmente você não desligou o motor completamente. O VW tem um bloqueio de não repetição para evitar o repetido acionamento acidental de um motor em funcionamento. Desligue a ignição até o fim, depois tente novamente.
2- ONDE ESTÁ A MARCHA A RÉ?
Está em um plano diferente das marchas para a frente. Coloque a alavanca de câmbio em ponto morto; empurre-a diretamente para baixo e, em seguida, desloque-a para a esquerda e para trás.
3- O QUE É O “R” NO MEDIDOR DE GASOLINA?
Modelos antigos de Volkswagens não tinham medidor de gasolina; eles contavam com uma alavanca que abria um suprimento “Reserva” de 1,3 galão de gasolina (4,92 litros). O “R” ainda significa 1,3 galão — e você tem cerca de 40 milhas (64 quilômetros) para chegar a um posto de gasolina.
4- COMO O ATENDENTE CHEGA AO TANQUE DE GASOLINA?
A tampa do tanque está travada com segurança sob o capô dianteiro (o que evita furtos). Puxe o botão de liberação do capô, localizado na extrema esquerda sob o painel.
5- POR QUE O LAVADOR DE PARA-BRISA NÃO FUNCIONA?
Pode ser que você precise de água; verifique seu reservatório, localizado atrás da roda sobressalente. Como o lavador é pneumático, ele também pode precisar de ar — cerca de 35 libras de pressão de uma mangueira de ar (a válvula está no reservatório). No inverno, você pode evitar o congelamento do lavador adicionando solvente de degelo, disponível em seu revendedor.
6- SEM PERÍODO DE “AMACIAMENTO”. ISSO SIGNIFICA QUE POSSO IR A TODA VELOCIDADE IMEDIATAMENTE?
A velocidade máxima não vai prejudicar o Volkswagen. Mas se você nunca teve um VW antes, é melhor ir com calma até sentir a direção rápida e positiva (não há folga), troca de marchas e fácil manobrabilidade. Experimente no trânsito de autoestradas, nas curvas e no estacionamento paralelo. Quando começar a parecer completamente natural, você vai gostar ainda mais de dirigi-lo.
7- QUANDO DEVO VER MEU CONCESSIONÁRIO VW NOVAMENTE?
A 300 milhas a partir de agora. Sempre que você usar o primeiro tanque cheio de gasolina, deixe isso lembrá-lo de que é hora do primeiro check-up gratuito do seu VW. Chamamos esses check-ups de Serviços de Manutenção Preventiva e eles são projetados para manter seu Volkswagen funcionando da maneira que você deseja. Há um livro de cupons que explica a importância da Manutenção Preventiva e lembra quando você deve recorrer a ela. Nos vemos em 300.
Como se pode ver eram dicas úteis para os novos proprietários de Fusca nos EUA. Para outras questões existia o manual do proprietário ou uma visita a uma oficina.
AG
Este trabalho contou com as seguintes fontes de pesquisa: As fotos são do site The Samba; A matéria “Owner of ’64 Beetle kept car in time warp” de Mike Spicer escrita para o Pamplin Media Group trouxe informações importantes; Pesquisas forma feitas no Site Hemmings e no Facebook. Pesquisas de apoio foram feitas na internet.
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