O ganho da Oroch com o noto motor 1.3 turbocarregado, o mesmo dos suves Captur e Duster, é indiscutível. A imprensa teve a oportunidade de dirigi-los alguns dias antes do lançamento realizado hoje, em São Paulo, e a impressão que me deu é parecer tratar-se de outra marca de carro. Aliás. dirigi-lo, no singular, andei na versão-topo Outsider, a única disponível na apresentação prévia, que tem preço público sugerido de R$ 137.100. Antes dela há a Intense (R$ 111.300) e a PRO, a de entrada, por R$ 105.800.
A Outsider é também a única a trazer o motor turbocarregado 1,3 TCe (Turbo Control Efficiency), de longe o melhor motor da linha Duster até hoje, ficando a PRO e a Intense com o já veterano (mas ainda útil) 1,6 SCe (Smart Control Efficiency), apresentado em dezembro de 2016, junto com o 1,0 SCe.
Uma boa notícia, que poderia ser melhor, é a PRO e a Intense virem apenas com câmbio manual de seis marchas, enquanto a Outsider tem exclusivamente o câmbio CVT XTRONIC de 8 marchas, já conhecido nos dois Renault e que, por sinal, funciona muito bem. O “poderia ser melhor”, desnecessário dizer como na ótica do AE…
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Vale lembrar que a Oroch foi o “primeiro suve com caçamba” por essas terras, surpresa e sucesso no Salão do Automóvel de 2014 e lançada no ano seguinte. A receita foi abraçada pelo mercado e teve sequência na Fiat Toro;, surgida em 2016.
A caçamba comporta 683 litros e mede 1.175 mm de largura e 1.350 mm de comprimento (altura da borda não foi informada, será medida oportunamente). Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando fora de uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga do veículo é de 650 kg na Intense e na Outsider e 680 kg, na PRO;
O estilo frontal foi aprimorado dando mais imponência à Oroch com nova grade. Ficou bem agradável. O mesmo para o interior. A percepção de melhora em relação à anterior é imediata. A cor é nova, cinza Lune, da moda, está todo mundo usando. Influência dos dias sombrios da Covid-10 sobre as pessoas?
No dia em que andei fui direcionado para um trecho de estrada de terra em Araçariguama (antes percorri bom trecho da nossa querida Romeiros), no qual se se percebe claramente a robustez do monobloco e da suspensão McPherson dianteira e traseira, a par de um comportamento dinâmico que satisfaz, inclusive no asfalto e na transposição das duas lombadas lá (por enquanto, a “metástase” não tardará).
Motores, desempenho e consumo
O motor 1,3 TCe, de 1.332 cm³, fruto do trabalho conjunto da Aliança Renault Nissan Mitsubishi e do Mercedes-Benz Group (ex-Daimler AG), é flex e entrega 162/170 cv entre 5.500 e 6.000 rpm, com torque de 27,5 m·kgf de 1;600 a 3.750 rpm, com gasolina ou álcool, aí residindo a razão da pujança de potência em baixas rotações. Nas arrancadas de sinal o pulo é notável, ajudado pelo CVT com engrenagem epicicloidal para imediata resposta ao pedal do acelerador. Pesando 1.432 kg, a relação peso-potência é de 8,4 kg/cv. Com isso a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos independente do que esteja no tanque. A velocidade máxima é de 189 km/h, praticamente o limite de velocidade dos pneus de sufixo T (190 km/h). As retomadas tanto com kickdown quanto escolhendo as marchas manualmente, são convincentes, agradam.
O consumo de homologação é 10,5/7,4 km/l na cidade e 11/7,8 km/l na estrada. O tanque de combustível perdeu 5 litros, é de 45 litros agora.
Já o 1,6 SCe passou por recalibração face as exigências do Proconve 7, mas manteve a potência de 118/120 cv a 5.500 rpm e e torque de 16,2 m·kgf a 4.000 rpm. A Renault afirma ter havido redução de 1,8% no consumo de combustível nesse processo, que é de 11/7,7 km/l (cidade) e 11,4/7,9 km/l (estrada). Com esse motor, a Oroch acelera de imobilidade a 100 km/h em 11,9/11,8 segundos e alcança a velocidade de 169 km/h. Sua relação peso-potência, tomando a mais leve PRO (1.292 kg) é de 10,8 kg/cv com álcool.
Ao dirigi-lo logo vi que direção tinha assistência eletro-hidráulica por não ser tão leve quanto a eletroassistida do Duster em manobras e em baixa velocidade, embora ninguém vá desenvolver musculatura de braço e antebraço por causa isso. Eu contava também, com ajuste de distância do volante (tem de altura, claro) como no Duster —não para mim, não preciso, mas para algumas pessoas é importante para achar a boa e correta posição de dirigir.
Conclusão
A nova Oroch chegou a um bom ponto de sua evolução, está mais madura e boa de andar do que nunca. A Outsider é superlativa em relação à Intense e à PRO, mas mesmo assim essas duas versões podem prestar um bom serviço. O leitor mais atento sabe que, rebatendo críticas nos comentários, nunca achei a Oroch 1,6 “mole”. E com o motor 1,3 turbocarregado seu desempenho é bem superior à antiga 2-litros de aspiração atmosférica de 143/148 cv que andava menos e consumia mais. E o motor turbo não dá pelota para altitude.
BS
(Atualizada em 13/4/22 às 8h50, inclusão de duas fotos do interior)
FICHA TÉCNICA DA RENAULT OROCH 1,3 TCE | |||
PRO | Intense | Ousider | |
MOTOR | |||
Designação de tipo | H4M | H5Ht | |
Designação comercial | Renault SCe 1,6-l | Renault TCe 1,3-l | |
Descrição básica | L-4, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alvancas-dedo, flex | ||
Descrição das diferenças | Variador da fase na admissão, alavanca-dedo simples, sem compensação hidráulica de folga, injeção no duto | Variador de fase também no escapamento, alavanca-dedo roletada com compensação de folga, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, pressão relativa de 1.4 bar | |
Cilindrada (cm³) | 1.597 | 1.332 | |
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 83,6 | 72,2 x 81,3 | |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 | 10,6 | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 118/120/5.500 | 162/170 /5.500~6.000 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 16,2/4.000 | 27,5/1.600~3.750 | |
Densidadede de potência (cv/l, G/A | 73,9/75,4 | 121,6/127,6 | |
Densidadede de torque (m·kgf/l, G/A) | 10,1/10,1 | 20,6/20,6 | |
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo manual de 6 marchas à frente mais ré | Transeixo automático CVT XTRONIC de 8 marchas, conversor de torque, trocas de marchas manuais pela alavanca | |
Relações de marchas | |||
Modo automático (:1) | Não aplicável | 2,467 a 0.405 | |
Manual/modo manual (:1) | 1ª 4,09; 2ª 2,41; 3ª 1,58; 4ª 1,11; 5ª 0,85; 6ª 0,67; ré n.d. | 1ª 2,609; 2ª 1,751; 3ª 1,255; 4ª 0,964; 5ª 0,756; 6ª 0,602; 7ª 0,491; 8ª 0,411; ré n.d. | |
Relação de diferencial (:1) | 4,93 | 5,69 | |
Rodas motrizes | Dianteiras | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Independente, McPherson, dois tensores inferiores paralelos, um tensor longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica indexada à velocidade | ||
Voltas entre batentes | 3,4 | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/280 | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/229 | ||
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência duplo circuito hidráulico em diagonal, servoassistido a vácuo | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço, 6Jx16 | Liga de alumínio, 6Jx16 | |
Pneus | 215/65R16T (Michelin LTX Force) | ||
CARROCERIA | Picape cabine dupla, monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Caçamba | 683 | ||
Tanque de combustível | 45 | ||
PESO (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.292 | 1.339 | 1.432 |
Carga útil | 680 | 650 | |
Carga máxima no teto | 80 | ||
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 4.700 | 4.719 | |
Largura sem espelhos | 1.821 | 1.834 | |
Altura | 1.631 | 1.634 | |
Distância entre eixos | 2.829 | ||
Distância mínima do solo | 212 | ||
ÂNGULOS | |||
Entrada | 27,6 | ||
Saída | 22,4 | ||
Transposição de rampa | n.d. | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 11,9/11,8 | 9,8/9,8 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 169 | 189 | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |||
Cidade (km/l, G/A) | 11,0/7,7 | 10,5/7,4 | |
Estrada (km/l, G/A) | 11,4/7,9 | 11,0/7,8 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 6ª/última marcha (km/h) | 38 | 53,7 | |
Rotação a 120 km/h, em 6ª, última marcha (rpm) | 3.160 | 2.235 | |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.630 | 5.250 |
EQUIPAMENTOS DA OROCH 1,3 TCe | |||
PRO | Intense | Outsider | |
Ajusta de altura do volante de direção | x | x | x |
Alarme | x | x | x |
Arco de proteção (“Santantônio”) | – | – | x |
Ar-condicionado | x | x | x |
Ar-condicionado automático e digital | – | – | x |
Assistente de partida em aclives | x | x | x |
Bancos com revestimento premium | – | – | x |
Barras de teto funcionais | – | x | x |
Bolsas infláveis frontais | x | x | x |
Câmera de ré | – | – | x |
Capota marítima | – | – | x |
Computador de bordo | – | x | x |
Controle de estabilidade e tração | x | x | x |
Descansa-braço escamoteável para o motorista | – | x | x |
Direção com assistência eletro-hidráulica | x | x | x |
EsasyLink com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios | – | x | x |
Extensões de para-lamas | – | – | x |
Faróis auxiliares de longo alcance | – | – | x |
Faróis de neblina | – | x | x |
Freios com ABS e assistente de freadas de emergência | x | x | x |
Grade do radiador com detalhes cromados | – | – | x |
Grade no vidro traseiro | – | – | x |
Desliga/liga motor nas paradas | x | x | x |
Luz de acompanhamento pelos faróis ao deixar o veiculo | – | – | x |
Para-choques na cor da carroceria | – | x | x |
Pneus de baixo atrito de rolamento | x | x | x |
Protetor de caçamba | x | x | x |
Retrovisores e maçanetas de porta em preto brilhante | – | x | x |
Rodas de liga de alumínio de 16 pol. | – | x | x |
Rodas diamantadas de dois tons | – | – | x |
Sensor crepuscular | – | – | x |
Sensor de chuva | – | – | x |
Sensor de estacionamento traseiro | – | x | x |
Sistema antticapotagem | x | x | x |
Vidros e retrovisores externos de acionamento elétrico | – | x | x |