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Home BS

PICAPE OROCH GANHA O NOTÁVEL MOTOR 1,3 TURBO

A PICAPE RENAULT MUDOU PARA MELHOR A SUA PERSONALIDADE, MAS RESTRITA À VERSÃO DE TOPO, A OUTSIDER

identicon por Bob Sharp
12/04/2022
em BS, Lançamentos
Renault Oroch 2023. Fotos: Rodolfo Buhrer / La Imagem

Renault Oroch 2023. Fotos: Rodolfo Buhrer / La Imagem







O ganho da Oroch com o noto motor 1.3 turbocarregado, o mesmo dos suves Captur e Duster, é indiscutível. A imprensa teve a oportunidade de dirigi-los alguns dias antes do lançamento realizado hoje, em São Paulo, e a impressão que me deu é parecer tratar-se de outra marca de carro.  Aliás. dirigi-lo, no singular, andei na versão-topo Outsider, a única disponível na apresentação prévia, que tem preço público sugerido de R$ 137.100.  Antes dela há a Intense (R$ 111.300) e a PRO, a de entrada, por R$ 105.800.

A Outsider é também a única a trazer o motor turbocarregado 1,3 TCe (Turbo Control Efficiency), de longe o melhor motor da linha Duster até hoje, ficando a PRO e a Intense com o já veterano (mas ainda útil) 1,6 SCe (Smart Control Efficiency), apresentado em dezembro de 2016, junto com o 1,0 SCe.

Uma boa notícia, que poderia ser melhor, é a PRO e a Intense virem apenas com câmbio manual de seis marchas, enquanto a Outsider tem exclusivamente o câmbio CVT XTRONIC de 8 marchas, já conhecido nos dois Renault e que, por sinal, funciona muito bem. O “poderia ser melhor”, desnecessário dizer como na ótica do AE…

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Vale lembrar que a Oroch foi o  “primeiro suve com caçamba” por essas terras, surpresa e sucesso no Salão do  Automóvel de 2014 e lançada no ano seguinte. A receita foi abraçada pelo mercado e teve sequência na Fiat Toro;, surgida em 2016.

A caçamba comporta 683 litros e mede 1.175 mm de largura e 1.350 mm de comprimento (altura da borda não foi informada, será medida oportunamente). Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando fora de uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga do veículo é de 650 kg na Intense e na Outsider e 680 kg, na PRO;

 

O estilo frontal foi aprimorado dando mais imponência à Oroch com  nova grade. Ficou bem agradável. O mesmo para o interior. A percepção de melhora em relação à anterior é imediata. A cor é nova, cinza Lune, da moda, está todo mundo usando. Influência dos dias sombrios da Covid-10 sobre as pessoas?

No dia em que andei fui direcionado para um trecho de estrada de terra em Araçariguama (antes percorri bom trecho da nossa querida Romeiros), no qual se se percebe claramente a robustez do monobloco e da suspensão McPherson dianteira e traseira, a par de um comportamento dinâmico que satisfaz, inclusive no asfalto e na transposição das duas lombadas lá (por enquanto, a “metástase” não tardará).

Batendo continência à nossa “Mason Blanche” na Estrada dos Romeiros durante a apresentação prévia (Foto: autor)

Motores, desempenho e consumo

O  motor 1,3 TCe, de 1.332 cm³, fruto do trabalho conjunto da Aliança Renault Nissan Mitsubishi e do Mercedes-Benz Group (ex-Daimler AG), é flex e entrega 162/170 cv entre 5.500 e 6.000  rpm, com torque de 27,5 m·kgf de 1;600 a 3.750 rpm, com gasolina ou álcool, aí residindo a razão da pujança de potência em baixas rotações. Nas arrancadas de sinal o pulo é notável, ajudado pelo CVT com engrenagem epicicloidal para imediata resposta ao pedal do acelerador. Pesando 1.432 kg, a relação peso-potência é de 8,4 kg/cv. Com isso a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos independente do que esteja no tanque. A velocidade máxima é de 189 km/h, praticamente o limite de velocidade dos pneus de sufixo T (190 km/h). As retomadas tanto com kickdown quanto escolhendo as marchas manualmente, são convincentes, agradam.

Elegância!

O consumo de homologação é 10,5/7,4 km/l na cidade e 11/7,8 km/l na estrada. O tanque de combustível perdeu 5 litros, é de 45 litros agora.

Já o 1,6 SCe passou por recalibração face as exigências do Proconve 7, mas manteve a potência de 118/120 cv a 5.500 rpm e e torque de 16,2 m·kgf a 4.000 rpm. A Renault afirma ter havido redução de 1,8% no consumo de combustível nesse processo, que é de 11/7,7 km/l (cidade) e 11,4/7,9 km/l (estrada). Com esse motor, a Oroch acelera de imobilidade a 100 km/h em 11,9/11,8 segundos e alcança a velocidade de 169 km/h. Sua relação peso-potência, tomando a mais leve PRO (1.292 kg) é de 10,8 kg/cv com álcool.

Ao dirigi-lo logo vi que direção tinha assistência eletro-hidráulica por não ser tão leve quanto a eletroassistida do Duster em manobras e em baixa velocidade, embora ninguém vá desenvolver musculatura de braço e antebraço por causa isso. Eu  contava também, com ajuste  de distância do volante (tem de altura, claro) como no Duster —não para mim, não preciso, mas para algumas pessoas é importante para achar a boa e correta posição de dirigir.

Conclusão

A nova Oroch chegou a um bom ponto de sua evolução, está mais madura e boa de andar do que nunca. A Outsider é superlativa em relação à Intense e à PRO, mas mesmo assim essas duas versões podem prestar um bom serviço. O leitor mais atento sabe que, rebatendo críticas nos comentários, nunca achei a Oroch 1,6 “mole”. E com o motor 1,3 turbocarregado seu desempenho é bem superior à antiga 2-litros de aspiração atmosférica de 143/148 cv que andava menos e consumia mais. E o motor turbo não dá pelota para altitude.

BS

(Atualizada em 13/4/22 às 8h50, inclusão de duas fotos do interior)

 

FICHA TÉCNICA DA RENAULT OROCH 1,3 TCE
PRO Intense Ousider
MOTOR
Designação de tipo                               H4M H5Ht
Designação comercial Renault SCe 1,6-l Renault TCe 1,3-l
Descrição básica L-4, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alvancas-dedo, flex
Descrição das diferenças Variador da fase na admissão,  alavanca-dedo simples, sem compensação hidráulica de folga, injeção no duto Variador de fase também no escapamento, alavanca-dedo roletada com compensação de folga, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, pressão relativa de 1.4 bar
Cilindrada (cm³) 1.597 1.332
Diâmetro e curso (mm) 78 x 83,6 72,2 x 81,3
Taxa de compressão (:1) 10,7 10,6
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 118/120/5.500 162/170 /5.500~6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 16,2/4.000 27,5/1.600~3.750
Densidadede de potência (cv/l, G/A 73,9/75,4 121,6/127,6
Densidadede de torque (m·kgf/l, G/A) 10,1/10,1 20,6/20,6
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo manual de 6 marchas à frente mais ré Transeixo automático CVT XTRONIC de 8 marchas, conversor de torque, trocas de marchas manuais pela alavanca
Relações de marchas
Modo automático (:1) Não aplicável 2,467 a 0.405
Manual/modo manual (:1) 1ª 4,09; 2ª 2,41; 3ª 1,58; 4ª 1,11; 5ª 0,85; 6ª 0,67; ré n.d. 1ª 2,609; 2ª 1,751; 3ª 1,255; 4ª 0,964; 5ª 0,756; 6ª 0,602; 7ª 0,491; 8ª 0,411; ré n.d.
Relação de diferencial (:1) 4,93 5,69
Rodas motrizes                                                        Dianteiras
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, McPherson, dois tensores inferiores paralelos, um tensor longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica indexada à velocidade
Voltas entre batentes                                                               3,4
Diâmetro mínimo de curva (m)                                                               10,7
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/280
Traseiros (Ø mm) Tambor/229
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência duplo circuito hidráulico em diagonal, servoassistido a vácuo
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 6Jx16                Liga de alumínio, 6Jx16
Pneus                       215/65R16T (Michelin LTX Force)
CARROCERIA Picape cabine dupla, monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Caçamba                                                         683
Tanque de combustível                                                         45
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.292 1.339 1.432
Carga útil 680                            650
Carga máxima no teto                                                            80
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.700 4.719
Largura sem espelhos 1.821 1.834
Altura 1.631 1.634
Distância entre eixos                                              2.829
Distância mínima do solo                                               212
ÂNGULOS
Entrada                                              27,6
Saída                                              22,4
Transposição de rampa                                               n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 11,9/11,8 9,8/9,8
Velocidade máxima (km/h, G/A) 169 189
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11,0/7,7 10,5/7,4
Estrada (km/l, G/A) 11,4/7,9 11,0/7,8
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª/última marcha (km/h) 38 53,7
Rotação a 120 km/h, em 6ª, última marcha (rpm) 3.160 2.235
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 5.630 5.250

 

EQUIPAMENTOS DA OROCH 1,3 TCe
PRO Intense Outsider
Ajusta de altura do volante de direção x x x
Alarme x x x
Arco de proteção (“Santantônio”) – – x
Ar-condicionado x x x
Ar-condicionado automático e digital – – x
Assistente de partida em aclives x x x
Bancos com revestimento premium – – x
Barras de teto funcionais – x x
Bolsas infláveis frontais x x x
Câmera de ré – – x
Capota marítima – – x
Computador de bordo – x x
Controle de estabilidade e tração x x x
Descansa-braço escamoteável para o motorista – x x
Direção com assistência eletro-hidráulica x x x
EsasyLink com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios – x x
Extensões de para-lamas – – x
Faróis auxiliares de longo alcance – – x
Faróis de neblina – x x
Freios com ABS e assistente de freadas de emergência x x x
Grade do radiador com detalhes cromados – – x
Grade no vidro traseiro – – x
Desliga/liga motor nas paradas x x x
Luz de acompanhamento pelos faróis ao deixar o veiculo – – x
Para-choques na cor da carroceria – x x
Pneus de baixo atrito de rolamento x x x
Protetor de caçamba x x x
Retrovisores e maçanetas de porta em preto brilhante – x x
Rodas de liga de alumínio de 16 pol. – x x
Rodas diamantadas de dois tons – – x
Sensor crepuscular – – x
Sensor de chuva – – x
Sensor de estacionamento traseiro – x x
Sistema antticapotagem x x x
Vidros e retrovisores externos de acionamento elétrico – x x






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