• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CL

VOCÊ SABIA QUE O ATUAL PRESIDENTE DA GM JÁ TRABALHOU COMO PEDREIRO?

identicon por chicolelis
28/04/2022
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Assentando piso (Foto: Obramax)

Assentando piso (Foto: Obramax)

Foi em 2016! Um dia, ou melhor, durante dois finais de semana que eles, funcionários da grande fábrica de veículos, deixaram suas mesas, computadores, prensas, ferramentas sofisticadas, pistas de testes, laboratórios e muitos outros afazeres nas fábricas e foram participar de um mutirão na Comunidade de Heliópolis (São Paulo, SP), onde pegaram em pás, pincéis, brochas, tintas, cimento, martelos, pregos, serrotes, pisos e outros artefatos necessários para fazer a reforma de uma casa.

Claro, todos usando equipamentos de proteção individual, como capacetes e luvas, máscaras (não eram, ainda, as de Covid) porque, caso contrário, o pessoal da Cipa (sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa poderia dar uma bronca neles. Veio gente até do Rio Grande do Sul para ajudar a pintar ou rebocar paredes.

O grupo que “invadiu” Heliópolis era formado por funcionários da General Motors do Brasil, que mantém o Instituto General Motors (GM). Todos obedecendo ordens — não do então presidente da empresa, Santiago Chamorro (que voltou ao cargo nos dias atuais), que ali também estava — mas as ordens de pedreiros, pintores, assentadores de piso e carpinteiros da comunidade, que passavam as instruções sobre como proceder em cada etapa dos trabalhos que duravam um final de semana.

Graças a estes ensinamentos, Arnaldo Uliana, à época com 32 anos de GM, que viajou de Gravataí, RS, onde a GM tem fábrica e onde era gerente de produção, a São Paulo, por conta própria, se orgulha em dizer que “hoje eu sou capaz de fazer, muito bem, o reboco de uma parede”.

O IGM promovia estas ações de voluntariado junto aos seus funcionários, de todos os níveis da empresa, para ajudar ao próximo. Nem sempre o trabalho era braçal como este de Heliópolis, o IGM, à época, atuava em várias direções, como ensino, saúde, meio ambiente e vários outros.

Ana Cláudia Barbosa, que então, trabalhava na área de manufatura da unidade de Mogi das Cruzes da fábrica, lembra que o orientador da Habitat — ONG internacional que trabalha para melhorar as condições de vida das moradias de pessoas carentes — é um profissional e morador da comunidade e orienta na participação das famílias das casas em recuperação.

— É realmente algo muito gratificante — disse Ana Cláudia — ter ao nosso lado as pessoas, mãe, pai, filhos, participando dos trabalhos e vê-las emocionando-se a cada centímetro da casa melhorado.

Arnaldo, o de Gravataí, lembra que os profissionais eram extremamente rigorosos, acompanhando o trabalho dos voluntários com atenção e rigor.

— Nada de amolecer o corpo e exigindo cuidado com o desperdício. Eu já havia participado de eventos como este em Porto Alegre, RS, onde vivo, mas nunca tão gratificante.

Alcione Viana, então presidente do Instituto, destacou que as reformas das casas não são feitas de graça. Os voluntários nada ganham, mas os moradores têm um custo, ainda que simbólico, para a compra dos materiais necessários. É muito pouco o que pagam, mas é uma forma de valorizarem ainda mais o que é feito nas suas casas.

Santiago Chamorro com moradores da comunidade à sua direita e à sua esquerda, Arnaldo Uliana, da fábrica de Gravataí, e Alcione Viana. presidente do IGM (Foto: Divulgação GM)

Bem, e o que fez o presidente da GM, que não queria ser identificado como tal? Bem, Santiago Chamorro fez aquilo que já havia feito na Colômbia, em programa semelhante, onde também foi presidente da GM local. Ele assentou pisos na casa onde atuou. E, orgulhoso, diz que realizou um bom trabalho, ressaltando que “não queremos a solução de um problema, mas sim ser parte desta solução, não sendo assistencialistas, mas colaboradores”.

Foi um fim de semana — destacaram Ana e Arnaldo — que vai ficar na nossa história, com a transformação que foi inserida em nossas vidas.

Ah, sim, teve um almoço. Foi num restaurante “por kilo” na Comunidade. Claro que cada um pagou sua conta. E tudo regado a Tubaína e guaraná Jóinha.

— “Uma delícia” — garantiram todos.

Um segredo desta história

Em uma das casas, Chamorro, impressionado com os donos da casa, pela educação dos filhos e ver tudo muito bem arrumado, perguntou à dona da casa”: “Por que a cozinha ainda não foi reformada completamente?”

— Porque não temos como fazê-lo por falta de dinheiro.

O presidente da GM, hoje na sua segunda passagem como chefe maior da empresa, providenciou, por sua conta, que a cozinha da admirada família fosse concluída.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

911 GT3, EXCELÊNCIA CADA VEZ MAIOR

Próximo

SMART LANÇA ELÉTRICO #1 COM MOTOR DE 272 cv

identicon

chicolelis

Jornalista, em 1969 iniciou sua carreira em A Tribuna (Santos), depois O Globo (RJ), Diário do Comércio (SP) e revista Carro (SP). Trabalhou na assessoria de imprensa da Ford e da Goodyear e foi gerente de imprensa da General Motors.

Próximo
Foto: divulgação Smart

SMART LANÇA ELÉTRICO #1 COM MOTOR DE 272 cv

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In