• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

FESTA MAIOR QUE A CORRIDA

GP DE MIAMI MISTUROU SHOW E NEGÓCIOS EM DOSES INÉDITAS NA F-1

identicon por Wagner Gonzalez
10/05/2022
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Verstappen venceu a terceira do ano e agora está 19 pontos atrás de Leclerc, que soma 104 (Foto: Red Bull)

Verstappen venceu a terceira do ano e agora está 19 pontos atrás de Leclerc, que soma 104 (Foto: Red Bull)







A capacidade dos estadunidenses em transformar qualquer evento em uma grande festa e palco de negócios ficou mais uma vez evidente com a realização do GP de Miami. Desde a insalubre marina em terra firme até a presença de uma multidão de conhecidos, desconhecidos e desnecessários guarda-costas no grid, não faltaram demonstrações de que a F-1 mudou vários dos seus conceitos.

Capacetes de futebol americano substituíram os bonés usados no pódio (Foto: Ferrari)

Toque sutil desse megashow foi ver os pilotos subirem ao pódio usando capacetes de futebol americano em lugar dos tradicionais bonés da Pirelli (foto de abertura), fornecedora de pneus da categoria.

Ferrari e Red Bull concentraram, mais uma vez, a disputa pela vitória (Foto: Red Bull)

Na pista, business as usual: Red Bull e Ferrari se apoderaram na disputa de lugares no pódio, onde subiram Max Verstappen, Charles Leclerc e Carlos Sainz. Sérgio Pérez ficou em quarto.  A Mercedes segue trabalhando para tornar seu carro mais competitivo em relação aos rivais vitoriosos nesta temporada enquanto a alternância de pilotos na segunda metade das posições pontuáveis, reforçou a nova distribuição de forças que a categoria vive este ano.

Valtteri Bottas andou a maior parte da prova em quinto. Desgaste dos pneus o fez perder duas posições (Foto: Alfa Romeo-Sauber)

Neste departamento a Alfa Romeo-Sauber continua como o grande destaque, mesmo se o sétimo lugar de Valtteri Bottas tenha sido envolvido por alguma amargura. O finlandês andou em quinto na maior parte das 57 voltas da prova, mas a dez voltas da bandeirada escapou da parte limpa da pista e não conseguiu evitar a ultrapassagem de George Russell (quinto) e Lewis Hamilton.

Esteban Oco bateu no TL-3, largou em último, chegou em oitavo (Foto: Alpine)

Esteban Ocon salvou a honra da Alpine ao terminar em oitavo, resultado que ganha importância depois que o franco-catalão ter sido obrigado a largar em último, consequência de um acidente que o impediu de participar das três seções de classificação. O tailandês Alex Albon mais uma vez surpreendeu: a bordo de um Williams FW43 tão acima do peso mínimo a ponto de a equipe ter considerado abolir a pintura aplicada sobre o chassi do carro, ficou em nono. Lance Stroll fechou as posições pontuáveis.

Promover um GP de F-1 é uma operação complexa e cara, consequência do modelo imposto por Bernie Ecclestone durante as quatro décadas em que controlou os caminhos e o destino da categoria. Apreciador de luxo e sofisticação, o empresário inglês moldou valores focados em mercados de alto poder aquisitivo e consolidou o posicionamento mercadológico do evento como um produto exclusivo e, consequentemente, muito caro.

Casa cheia: GP de Miami foi sucesso de público e de negócios (Foto: Red Bull)

O caminho natural para a Liberty Media, empresa que adquiriu de Bernie Ecclestone os direitos comerciais da F-1, aumentar o faturamento e recuperar o investimento de bilhões de dólares seria expandir a política de negociação já estabelecida. Isso acontece de uma forma que destaca as diferenças culturais entre europeus e americanos. Pista famosa nos anos 1950, o circuito de Goodwood, na Inglaterra, promovia seus eventos com o slogan ‘No crowd but the right crowd’ (sem grande público mas o público certo), algo que soa como um aglomerado de pessoas sofisticadas e não uma arquibancada geral de estádio. Miami 2022 reforçou ao mundo o que um crescente número de novos milionários e alguns bilionários buscam: mostrar-se ao mundo ao mesmo tempo que esnoba o contato com outros humanos.

Charles Leclerc segue liderando o Campeonato Mundial de Pilotos, mas Ferrari precisa reagir (Foto: Ferrari)

Ex-piloto de F-1 e grande rival de Ayrton Senna na F-3, Martin Brundle é hoje contratado da Sky para atuar como repórter de grid e comentarista. Na primeira função o inglês deve entrevistar pilotos e personalidades momentos antes da largada, algo que seus colegas de profissão aceitam e que aqueles que não o conhecem rejeitam. Em Miami, tal como aconteceu no GP de Austin no ano passado, Brundle novamente teve problemas ao abordar celebridades de categorias e níveis diversos. Eu me lembro que em 1981, em Las Vegas, Steve McQueen caminhava pelo estacionamento do hotel Caesar’s Palace cercado por nada menos de oito seguranças. Os guarda-costas andavam dispostos em uma formação quadrangular que isolava o ator de qualquer contato com meros humanos.

Certo ou errado, o GP de Miami escancarou os valores do show business americano e veio para ficar: em 2023 Las Vegas volta ao calendário, desta vez com uma corrida noturna em um circuito que usa as principais avenidas da cidade de Nevada. Cabe à F-1 saber explorar as possibilidades que isso oferece para continuar crescendo e lucrando com tudo isso.

O resultado completo do GP de Miami você encontra clicando aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Anterior

BRABUS CRAWLER, UM "BAJA BUGGY" DE LUXO COM 900 cv

Próximo

VW POLO RENOVADO TERÁ TURBO COM CÂMBIO MANUAL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: divulgação VW

VW POLO RENOVADO TERÁ TURBO COM CÂMBIO MANUAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In