Foi uma grande cerimônia organizada pela DAF (Frente Trabalhista Alemã), responsável pela construção da fábrica e pelo projeto do KdF — Kraft durch Freude. Força ´pela Alegria, nome dado ao Carro do Povo — um passo importante no plano de motorizar o povo alemão (plano que foi interrompido pela II Guerra Mundial).
Os três primeiros protótipos participaram da cerimônia, como pode ser visto na foto de abertura. E Hitler chegou para a cerimônia no protótipo cabriolé dirigido por Ferry Porsche.
Uma curiosidade é que os desenhos que iriam ser colocados na pedra fundamental atrasaram, e ela acabou sendo enterrada vazia.
Abaixo a foto da apresentação da maquete da futura fábrica Volkswagen no Salão Internacional do Automóvel e da Motocicleta (IAMA) de Berlim de 1938. Da direita para a esquerda: Jakob Werlin, Bodo Lafferentz, Ferdinand Porsche, Adolf Hitler e Robert Ley
Também em 1938 foi apresentado o protótipo definitivo do VW Fusca que foi produzido precariamente até que a fábrica pudesse iniciar a produção em 1941, com a II Guerra Mundial já em curso. A fábrica já tinha sido encampada pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã) — para o esforço de guerra. E o plano original de produzir um milhão e meio de veículos ano nesta fábrica jamais decolou.
AG