• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

O III REICH DECIDIU CONSTRUIR A FÁBRICA PARA PRODUZIR O SEU “VOLKSWAGEN” E O EVENTO FOI CERCADO DE TODA POMPA E CIRCUNSTÂNCIA.

Alexander Gromow por Alexander Gromow
26/05/2022
em AG, História
Foto: Revista LIFE

Foto: Revista LIFE





Foi uma grande cerimônia organizada pela DAF (Frente Trabalhista Alemã), responsável pela construção da fábrica e pelo projeto do KdF — Kraft durch Freude. Força ´pela Alegria, nome dado ao Carro do Povo — um passo importante no plano de motorizar o povo alemão (plano que foi interrompido pela II Guerra Mundial).

Ao fundo, em amarelo, logo da DAF com a engrenagem. No púlpito o Führer e à sua frente a pedra fundamental (Foto: LIFE)

Os três primeiros protótipos participaram da cerimônia, como pode ser visto na foto de abertura. E Hitler chegou para a cerimônia no protótipo cabriolé dirigido por Ferry Porsche.

Uma curiosidade é que os desenhos que iriam ser colocados na pedra fundamental atrasaram, e ela acabou sendo enterrada vazia.

Abaixo a foto da apresentação da maquete da futura fábrica Volkswagen no Salão Internacional do Automóvel e da Motocicleta (IAMA) de Berlim de 1938. Da direita para a esquerda: Jakob Werlin, Bodo Lafferentz, Ferdinand Porsche, Adolf Hitler e Robert Ley

Apresentação da gigantesca maquete da fábrica de Fallersleben, hoje Wolfsburg, na IAMA de 1938 (Foto: site eckart-gueldenberg.de)

Também em 1938 foi apresentado o protótipo definitivo do VW Fusca que foi produzido precariamente até que a fábrica pudesse iniciar a produção em 1941, com a II Guerra Mundial já em curso. A fábrica já tinha sido encampada pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã) — para o esforço de guerra. E o plano original de produzir um milhão e meio de veículos ano nesta fábrica jamais decolou.

AG







Próximo
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17