• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CL

TERÁ SIDO DO SACI?

identicon por chicolelis
25/05/2022
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Foto: autor

Foto: autor

Isso aconteceu no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba, Interior de São Paulo, em meados dos anos 80. Entre os vários testes ali realizados todos os dias, havia um para verificar se a vedação impedia a entrada de pó nos veículos. Era feito com o que havia de melhor na época: uma picape seguia à frente, na estrada de terra, levantando toda a poeira do mundo.

Como? Arrastava uma espécie de trave “forrada” por folhagens e galhos de árvores, que causava o efeito necessário para o teste de isolamento do veículo. A pista tinha cerca de 4 km de extensão, com pedregulhos, irregular. Perfeita para avaliações dos veículos em estrada de terra e a pesquisa em questão, pois a região é de baixo índice pluviométrico e poeira lá é o que não falta.

Daí, o carro seguia a picape ou melhor, a nuvem de poeira. Curvas para a direita, para esquerda, em frente, subidas e descidas. Tudo que a poeira fazia, o engenheiro do carro fazia igual.

Ao final, todo o veículo era analisado, interior, porta-malas, capô. Tudo mesmo, tal qual faz o pessoal do CSI¹ na “cena do crime”, só faltando mesmo o Luminol², mas não era o caso de se descobrir sangue, e sim o pó que conseguisse furar o bloqueio projetado pela Engenharia da fábrica visando garantir o conforto e bem estar dos futuros ocupantes do veículo, que em breve seria lançado no mercado.

Bem, seguindo as regras do campo de provas, o condutor do carro “perseguia” a poeira, sem enxergar absolutamente nada. Nada mesmo! Só mesmo a grande nuvem de pó. Certa vez acompanhei um desses testes. É algo realmente assustador, seguir aquilo que que você não enxerga. Mas não era eu quem dirigia.

Não havia problemas com aquele tipo de trabalho e, na maioria das vezes, a engenharia havia acertado a questão do isolamento, e aquele engenheiro que dirigia o carro, nem cheirava a poeira

Só que, num dia qualquer, quando a picape virou para a esquerda, um vento forte soprou reto e a poeira, ao invés de seguir a picape, lançou-se em frente, seguida pelo carro em teste, que foi parar num barranco. E o motorista da picape, inocentemente claro, também seguiu em frente só percebendo que acontecera, quando na volta seguinte, viu que o carro não o seguira e caíra no barranco.

Por seu lado, quem seguia a poeira, depois de soltar o cinto de segurança e, assustado mas ileso, sem nem mesmo um arranhão, e também sem nada entender, saiu do carro. E chegou à conclusão que fora uma apenas uma lufada, muito forte, de vento que provocara aquele problema.

Ficou esperando que fossem rebocar o veículo do teste. Como a pista ficava no meio do mato, ele chegou mesmo até pensar que aquilo talvez tenha sido uma traquinagem do Saci-Pererê, que vez por outra aparecia lá por aqueles lados, como garantem os criadores de Saci da região.

Será?

CL

¹Crime Scene Investigation (Investigação da Cena do Crime), série policial do canal americano CBS
²Reagente quimioluminescente que reage com o sangue emitindo uma luz

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Nota: Coluna publicada excepcionalmente nesta 4a feira. A da semana que vem entra no seu dia normal, 5a feira.





Anterior

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

Próximo

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

identicon

chicolelis

Jornalista, em 1969 iniciou sua carreira em A Tribuna (Santos), depois O Globo (RJ), Diário do Comércio (SP) e revista Carro (SP). Trabalhou na assessoria de imprensa da Ford e da Goodyear e foi gerente de imprensa da General Motors.

Próximo
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022
VW SP2 - Fotos: divulgação

ENCONTRO MARCA 50 ANOS DOS ESPORTIVOS VW SP1 E SP2

28/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022
VW SP2 - Fotos: divulgação

ENCONTRO MARCA 50 ANOS DOS ESPORTIVOS VW SP1 E SP2

28/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In