• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

ALEMANHA REJEITA FIM TOTAL DE MOTORES A COMBUSTÃO EM 2035

identicon por Fernando Calmon
23/06/2022
em Coluna Fernando Calmon, Especial - Fernando Calmon - Destaque do Editor, FC
Parlamento Europeu (Foto: eurocild.org)

Parlamento Europeu (Foto: eurocild.org)







Apesar de o Parlamento Europeu¨(foto) ter aprovado, dia 8 último, um projeto de proibir a venda de motores a combustão a partir de 2035 nos países da União Europeia, há alguns obstáculos a superar. Sem dúvida, o rumo está correto em direção aos carros elétricos, mas o ritmo de substituição ainda parece incerto. Acelerar a transição pode criar problemas e obstáculos como montar uma rede de recarga rápida e ultrarrápida o mais pulverizada possível, a dependência de metais para as baterias de íons de lítio e o preço das próprias baterias.

(newsbulletin247.com)

De acordo com a agência de notícias Reuters, o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner (foto), afirmou durante uma conferência em 21 de junho “que continuaria a haver nichos para motores a combustão, a proibição estava errada e o governo discordaria desta legislação europeia”. Alemanha é a maior economia da Europa e uma declaração deste peso possivelmente terá o poder de flexibilizar as metas. As decisões finais neste bloco econômico dependem de aprovação unânime dos 27 países membros.

Logo após a votação no Parlamento Europeu, a ACEA (sigla em francês para Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis) liberou um comunicado pouco amistoso em que a apoia a meta de redução de 50% das emissões de CO2 até 2030, mas não de 100% em 2035. Combustíveis sintéticos neutros em CO2 em motores a combustão estariam entre as alternativas.

“Nossa indústria está no meio de um grande impulso para veículos elétricos, com novos modelos chegando de forma constante. Mas, dada a volatilidade que enfrentamos globalmente, qualquer regulamentação de longo prazo que vá além desta década é prematura neste estágio inicial. É necessária uma revisão transparente no meio do caminho para definir as metas pós-2030.”

As posições da ACEA, sediada em Paris, seguem o pensamento da maioria dos 16 associados, incluindo produtores de caminhões e duas marcas não europeias (Toyota e Hyundai). A Stellantis, porém, preferiu se desligar da ACEA no final deste ano e lançar logo no início de 2023 um fórum próprio anual que chamou Liberdade de Mobilidade. Trata-se de uma clara cisão (não apresentada como tal) do quarto maior produtor mundial de veículos.

Carlos Tavares, presidente da Stellantis, afirmou: “Neste fórum público vamos abordar as principais questões em torno da mobilidade descarbonizada e fornecer os próximos passos para tomarmos juntos.”

E como fica o Brasil neste debate? A VW, a própria Stellantis e a Toyota vislumbram para o País uma solução de descarbonização que inclui o álcool. Em encontro com a indústria de autopeças, no último dia 20, o presidente da Toyota para América Latina, Masahiro Inoue, disse que “o álcool é um combustível renovável maravilhoso, e podemos mostrar ao mundo que a tecnologia de híbridos flex é uma opção para a descarbonização. Precisamos avançar para outros mercados da região e outros continentes, como demonstram os estudos que a Índia está realizando”.

Híbridos no Brasil são apostas das chinesas GWM e CAOA Chery

Ainda este ano a GWM começará a importar a nova geração do suve Haval 6, cuja produção na fábrica de Iracemápolis (SP) está prevista para o segundo semestre de 2023. A empresa só venderá modelos híbridos em três versões: híbrido convencional, híbrido plugável e híbrido plugável com tração nas quatro rodas e dois motores elétricos (total 483 cv/77,7 m·kgf). Os motores a combustão interna (MCI) são a gasolina, mas terão adiante versões flex. Principal vantagem frente aos híbridos convencionais é o que a empresa chama de DHT (sigla em inglês para Tecnologia Híbrida Dedicada).

No caso do híbrido plugável a maior diferença é uma bateria que permite alcance no modo puramente elétrico de até 200 km, três a quatro vezes maior em relação à média dos concorrentes. O MCI de 1,5 litro turbo, neste caso, tem função secundária ao contrário de outros híbridos.

Existe apenas um par de engrenagens fixas para conectar o MCI às rodas. Uma vantagem é não exigir planejamento para recarregar a bateria em viagens mais longas pois o MCI atua como gerador. A velocidade máxima no modo elétrico é de 140 km/h. Também é possível acionar um modo ampliado de regeneração e quase dispensar o pedal de freio em uso urbano na maioria das situações.

Já a Caoa Chery apresentou sua linha de veículos eletrificados com cinco modelos. Por R$ 139.990, o iCar é um microcarro elétrico (duas portas; só 3,2 m de comprimento) mais barato do Brasil. Potência 61 cv e alcance de 282 km. Os suves Tiggo 5X Pro (R$ 169.990) e Tiggo 7 Pro (R$ 199.990), fabricados em Anápolis (GO), são híbridos leves (semi-híbridos, de fato) e chegam em julho. Motor 1.5 turbo flex de 160 cv (E) também equipa o Arrizo 6 Pro, importado da China a partir de agosto.

De lá também virá o Tiggo 8 Plug-in Hybrid (R$ 269.990), que tem dois motores elétricos e entrega 317 cv e 56,6 m·kgf. São dois modos de condução e três modos de regeneração. Marca desenvolveu seu primeiro câmbio dedicado a veículos híbridos — no caso com 11 marchas. O suve tem alcance elétrico de 77 km. A marca seguirá oferecendo versões MCI de todos os modelos em linha.

Jetta GLI vai melhor com o novo câmbio DSG

O preço alto (R$ 216.900) não atrai, mas o Jetta GLI entrega desempenho bem acima da média do segmento de sedãs médios compactos. Dentro dos novos limites de emissões Proconve L7 o motor turbo de 2 litros a gasolina, 231 cv e 35,7 m·kgf forma um conjunto instigante com o câmbio robotizado de dupla embreagem (chamado DSG), agora de sete marchas, e problemas anteriores resolvidos. As trocas de marchas no modo Sport são feitas em rotações mais altas e muito rápidas. Boa estabilidade chama atenção nas curvas e respostas ágeis remetem ao Golf GTI. Cabine traz o volante de ID.3, toques de esportividade, carregador sem fio para celular e central multimídia de 10,1 pol.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

22 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO FUSCA

Próximo

LANÇADA CAMPANHA “INTERLAGOS É AUTÓDROMO!”

identicon

Fernando Calmon

Próximo
Autódromo de Interlagos (Foto: site da Fasp)

LANÇADA CAMPANHA “INTERLAGOS É AUTÓDROMO!”

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In