• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CL

GRAVATAÍ: DE QUEM FOI A INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA NO SUL, DA GENERAL MOTORS OU DA FORD?

identicon por chicolelis
23/06/2022
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Fábrica GM em Gravataí (Foto: GM)

Fábrica GM em Gravataí (Foto: GM)

Bem, a inauguração foi da General Motors, em Gravataí, RS, mas na hora do seu discurso o então presidente FHC, equivocadamente, anunciou que a fábrica era da Ford.

No momento daquela fala, o pessoal da fábrica, diretoria e demais integrantes da equipe manifestaram grande surpresa e desagrado (dava para notar pelas suas expressões), afinal, a festa era da GM e não da sua concorrente. Mas, à noite, nos telejornais e, no dia seguinte, com as manchetes falando da gafe presidencial, todos ficaram felizes com a repercussão. Afinal erro de presidente, ninguém esquece, não é? E quantos erros eles cometem, não é?

A inauguração foi no dia 20 de julho de 2000, num dia de muito frio. Além do então presidente da República, lá estavam autoridades federais e do Estado, futuros trabalhadores da fábrica, centenas de convidados e cerca de 300 jornalistas de todo o Brasil e também da América do Sul.

Para esses últimos, foi montada uma sala de imprensa, a maior da história da indústria automobilística até hoje, com 200 computadores, sendo 50 deles com teclado em espanhol para atender a los hermanos.

Esse volume de gente foi motivado pela expectativa criada diante do segredo mantido pela GM em relação ao carro, fruto do projeto Blue Macaw* (arara azul), cujo resultado, o carro, que só foi lançado quase dois meses depois, no dia 2 de setembro daquele ano, com o nome de Celta, vendeu cerca de 1,5 milhão de unidades, até 2015 quando saiu de produção.

Arara azul e quero-quero

Duas aves fazem parte da vida da fábrica da GM em Gravataí. A primeira por seu nome, em inglês, foi escolhida para nome do projeto, que foi mantido em segredo por vários meses, até mesmo dentro da empresa. Nós da assessoria de imprensa, só “conhecemos” o Celta às vésperas da inauguração da sua fábrica.

Por sua vez, o quero-quero, aquele mesmo pássaro que ocupa espaços nos campos de futebol e aeroportos em todo o País. também tem seu espaço lá em Gravataí. Até no campo de provas da GM em Indaiatuba, SP.  E, para quem não sabe, ele é bastante agressivo, especialmente quando têm seus filhotes.

GM de Gravataí e arara azul são inseparáveis (Foto: GM)

Acontece que o restaurante da fábrica teve sua porta colocada muito próxima a um ninho de quero-quero e, quando à época de procriação, funcionários de um prédio vizinho são obrigados a contornar o do restaurante, para escaparem das agressivas aves.

Outro voador. Muito preciso

Uma observação curiosa: dias antes da inauguração o Grupo Precursor da Presidência da República esteve em Gravataí para ver como seria o evento, quais lugares por onde o presidente da República passaria e escolher o local onde pousaria o helicóptero, vindo do aeroporto de Porto Alegre, que o levaria até a fábrica.

Junto com um colega da fábrica, acompanhamos o oficial que fez a visita. No momento da escolha do local do pouso da aeronave, ele demarcou o local, onde já estava o helicóptero que o trouxera e equipe, ordenando que o lugar fosse cercado e mantido em segurança.

— Nós vamos pousar exatamente aqui, e ninguém deve ocupar esta área.

Sua ordem, claro, foi obedecida. Mas nos deixou curiosos quanto à sua determinação: “vai pousar exatamente aqui”.

Na dúvida, marcamos o local apontado por ele, com algumas pedras de cores diferentes daquelas no local.

No dia do pouso oficial, fomos lá conferir: nenhum milímetro para lá ou para cá. Milimetricamente no local marcado.

O oficial veio falar comigo e o meu colega: “eu sei que vocês não acreditaram no que eu disse, não é? E marcaram o local com pedras que agora estão cobertas. É que o nosso GPS é preciso é capaz de fazer este pouso sem erro. Não é como o GPS comum.

Cuidado com o meio ambiente

Uma unidade fabril tão ligada a uma ave ameaçada extinção só poderia ser cuidadosa com o meio ambiente e nisso a General Motors do Brasil (atual General Motors Mercosul) não poupou esforços. A imagem abaixo dá uma ideia dessa preciosa preocupação.

 

(*) O Projeto Blue Macaw foi instalado em Gravataí numa área de 1.302.120 m², onde foram construídas a fábrica da GM e as de seus 18 fornecedores, no que passou a se chamar Complexo Industrial Automotivo de Gravataí. Em razão das obras, árvores foram retiradas por algum tempo. Depois foram transplantadas para lá 224 figueiras, dentro do programa estabelecido para a Área de Proteção Ambiental.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

LANÇADA CAMPANHA “INTERLAGOS É AUTÓDROMO!”

Próximo

GWM APRESENTA SISTEMA HÍBRIDO DOS SEUS VEÍCULOS

identicon

chicolelis

Jornalista, em 1969 iniciou sua carreira em A Tribuna (Santos), depois O Globo (RJ), Diário do Comércio (SP) e revista Carro (SP). Trabalhou na assessoria de imprensa da Ford e da Goodyear e foi gerente de imprensa da General Motors.

Próximo
Fotos: divulgação GWM

GWM APRESENTA SISTEMA HÍBRIDO DOS SEUS VEÍCULOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022
VW SP2 - Fotos: divulgação

ENCONTRO MARCA 50 ANOS DOS ESPORTIVOS VW SP1 E SP2

28/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022
VW SP2 - Fotos: divulgação

ENCONTRO MARCA 50 ANOS DOS ESPORTIVOS VW SP1 E SP2

28/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In