Se na China o Peugeot 408 continua um sedã como o que tivemos no Brasil (só que em nova geração), os europeus passam a usar essa denominação em um carro de estilo mais ousado, um fastback com 4.690 mm de comprimento e 2.790 mm de entre-eixos. As grandes rodas de até 20 pol. realçam a esportividade do desenho, que recorre a faróis e lanternas de perfil baixo e uma queda suave do teto. O porta-malas tem volume de 536 litros.
No interior, além do quadro de instrumentos digital elevado já característico da marca, o 408 traz itens como tela tátil de 10 pol., nove radares, auxílio à visão noturna com alerta de presença de animais, pedestres ou ciclistas na via, alerta de tráfego transversal à retaguarda, assistência de estacionamento, assistente para mudança de faixa e bancos dianteiros com regulagens elétricas.
As opções de motores do novo Peugeot incluem duas versões híbridas plugáveis: uma com 150 cv e motor elétrico de 110 cv, em total combinado de 180 cv, e outra com 180 cv e o mesmo motor elétrico para 225 cv combinados. Há ainda uma versão a gasolina de 130 cv e todas usam câmbio automático de 8 marchas. Uma versão elétrica será lançada em alguns meses. O fastback tem peso a partir de 1.396 kg.
O novo 408 chega ao mercado europeu no começo de 2023. Será produzido na França, em Mulhouse, e em seguida em Chengdu, na China, para o mercado local, onde provavelmente terá outro nome.
FS