Começo por explicar a imagem de abertura. Esta é uma foto que simboliza o Vocho mexicano em grande estilo, já que ele apresenta a arte Huichol, que é uma arte indígena típica do México, realizada sobre um VW Sedã fabricado lá. Os grânulos de vidro colorido, utilizados para fazer os desenhos, vieram da República Checa: foram utilizados 90 kg, ou seja, 2 milhões 227 mil unidades que foram aderidas com 16 kg de uma resina polimérica especial Bitsuka capaz de suportar o calor gerado pelo motor. Ou seja, o Vochol (Vocho + Huichol) pode rodar perfeitamente. No interior, os bancos foram forrados com cobertores bordados à mão.
O Volkswagen Sedã foi apresentado ao público mexicano na exposição “Alemanha e sua Indústria”, realizada no campus da UNAM – Universidade Nacional do México, em 1954.
A exposição “A Alemanha e sua Indústria”, que exibiu os produtos das 500 fábricas alemãs mais importantes da época em pavilhões instalados sob o prédio de Humanas e em frente à Biblioteca Central, foi o primeiro grande evento em que a Cidade Universitária serviu de anfitriã.
Os jornais da época estimavam que cerca de seis mil caixas e pacotes com material para a exposição, pesando entre 2.500 e 3.000 toneladas, foram trazidas para o campus central da Universidade Nacional do México.
Para essa tarefa, foram utilizados sete navios que viajaram da Alemanha ao México. Uma vez no porto de Veracruz, os itens foram transportados em cinco vagões, três carretas e uma dúzia de caminhões. Aí veio o emblemático sedã Volkswagen, adotado no México com o apelido de “Vocho”.
Sim, mas qual é a origem deste apelido? Na exposição de 1954 o nome apresentado pelo fabricante alemão foi “Volkswagen Sedan” (na grafia em espanhol), só que este nome acabou não sendo adotado.
Isso nos leva a nos perguntar, de onde foi tirado o nome “Vocho” que é usado até hoje? Uma teoria sugere que os mexicanos, acostumados a usar nomes encurtados (“ofi”, “pelis”, “pape”), decidiram encurtar o nome Volkswagen, resultando na palavra Vocho. Esta é a teoria mais complacente.
A outra teoria sugere que este nome teve sua origem durante as guerras mundiais na Europa, quando os franceses começaram a usar a palavra “Boche”. Consultando a Wikipédia, resultou:
O termo “Boche” vem do francês e é usado principalmente como um termo pejorativo e muitas vezes difamatório para os alemães. O seu aparecimento na segunda metade do século XIX coincide aproximadamente com o recrudescimento do conflito franco-alemão. Além disso, o boche foi cada vez mais usado na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e ainda está em uso hoje. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, Bochie (terra dos “Boches”) foi usado pejorativamente para “Alemanha”.
Após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em aliança com a Inglaterra, União Soviética e França, o termo Boche rapidamente se popularizou entre todas as forças aliadas, e soldados americanos o trouxeram para as Américas, onde rapidamente se espalhou. uma forma depreciativa de falar sobre os alemães tanto na imprensa como nas ruas.
Foi assim que, após a já mencionada exposição de 1954, “Alemanha e sua indústria”, onde a Volkswagen apresentou o “Sedan” como estrela do evento, os mexicanos rapidamente começaram a usar sua ingenuidade, ignorando o nome oficial da marca e chamando-o de “Bocho” ou “Vocho “, como referência ao fato de se tratar do carro dos “Boches”, ou seja, dos alemães.
Dessa forma, o termo Vocho rapidamente se popularizou até que o nome oficial “Volkswagen Sedan”, que o modelo tinha até o final de sua produção em 2003, praticamente desapareceu do mapa, pois os mexicanos adotaram com carinho, esquecendo de sua origem pouco prestigiosa, o epiteto “Vocho”; que, inclusive, acabou sendo usado em outros países latino-americanos de língua espanhola.
AG
Para esta matéria fiz pesquisas nos sites: https://www.motorpasion.com.mx/; www.dgcs.unam.mx ; Wikipedia e outros.
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