• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

POR QUE O VOLKSWAGEN SEDÃ É CHAMADO DE VOCHO NO MÉXICO?

HOJE UM SINAL DE CARINHO COM O CARRO, MAS SUA ORIGEM PODE NÃO TER SIDO ASSIM

identicon por Alexander Gromow
20/06/2022
em AG, Colunas, Falando de Fusca & Afins
Foto: site autocosmos.com.mx

Foto: site autocosmos.com.mx

Começo por explicar a imagem de abertura. Esta é uma foto que simboliza o Vocho mexicano em grande estilo, já que ele apresenta a arte Huichol, que é uma arte indígena típica do México, realizada sobre um VW Sedã fabricado lá. Os grânulos de vidro colorido, utilizados para fazer os desenhos, vieram da República Checa: foram utilizados 90 kg, ou seja, 2 milhões 227 mil unidades que foram aderidas com 16 kg de uma resina polimérica especial Bitsuka capaz de suportar o calor gerado pelo motor. Ou seja, o Vochol (Vocho + Huichol) pode rodar perfeitamente. No interior, os bancos foram forrados com cobertores bordados à mão.

O Volkswagen Sedã foi apresentado ao público mexicano na exposição “Alemanha e sua Indústria”, realizada no campus da UNAM – Universidade Nacional do México, em 1954.

Vista aérea do Campus da UNAM com detalhe ao letreiro “Alemania y su Industria – Exposición” afixado à parede no centro da foto. Detalhe da exposição de 1954 (Foto: site https://www.dgcs.unam.mx/)

A exposição “A Alemanha e sua Indústria”, que exibiu os produtos das 500 fábricas alemãs mais importantes da época em pavilhões instalados sob o prédio de Humanas e em frente à Biblioteca Central, foi o primeiro grande evento em que a Cidade Universitária serviu de anfitriã.

Os jornais da época estimavam que cerca de seis mil caixas e pacotes com material para a exposição, pesando entre 2.500 e 3.000 toneladas, foram trazidas para o campus central da Universidade Nacional do México.

Para essa tarefa, foram utilizados sete navios que viajaram da Alemanha ao México. Uma vez no porto de Veracruz, os itens foram transportados em cinco vagões, três carretas e uma dúzia de caminhões. Aí veio o emblemático sedã Volkswagen, adotado no México com o apelido de “Vocho”.

Sim, mas qual é a origem deste apelido? Na exposição de 1954 o nome apresentado pelo fabricante alemão foi “Volkswagen Sedan” (na grafia em espanhol), só que este nome acabou não sendo adotado.

Isso nos leva a nos perguntar, de onde foi tirado o nome “Vocho” que é usado até hoje? Uma teoria sugere que os mexicanos, acostumados a usar nomes encurtados (“ofi”, “pelis”, “pape”), decidiram encurtar o nome Volkswagen, resultando na palavra Vocho. Esta é a teoria mais complacente.

Vochos táxis mexicanos, hoje já fora de uso (Foto: site informador.mx)

A outra teoria sugere que este nome teve sua origem durante as guerras mundiais na Europa, quando os franceses começaram a usar a palavra “Boche”. Consultando a Wikipédia, resultou:

O termo “Boche” vem do francês e é usado principalmente como um termo pejorativo e muitas vezes difamatório para os alemães. O seu aparecimento na segunda metade do século XIX coincide aproximadamente com o recrudescimento do conflito franco-alemão. Além disso, o boche foi cada vez mais usado na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e ainda está em uso hoje. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, Bochie (terra dos “Boches”) foi usado pejorativamente para “Alemanha”.

Após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em aliança com a Inglaterra, União Soviética e França, o termo Boche rapidamente se popularizou entre todas as forças aliadas, e soldados americanos o trouxeram para as Américas, onde rapidamente se espalhou. uma forma depreciativa de falar sobre os alemães tanto na imprensa como nas ruas.

Foi assim que, após a já mencionada exposição de 1954, “Alemanha e sua indústria”, onde a Volkswagen apresentou o “Sedan” como estrela do evento, os mexicanos rapidamente começaram a usar sua ingenuidade, ignorando o nome oficial da marca e chamando-o de “Bocho” ou “Vocho “, como referência ao fato de se tratar do carro dos “Boches”, ou seja, dos alemães.

Um dos icônicos Vochos Última Edición de 2003 (Foto: Volkswagen de México)

Dessa forma, o termo Vocho rapidamente se popularizou até que o nome oficial “Volkswagen Sedan”, que o modelo tinha até o final de sua produção em 2003, praticamente desapareceu do mapa, pois os mexicanos adotaram com carinho, esquecendo de sua origem pouco prestigiosa, o epiteto “Vocho”; que, inclusive, acabou sendo usado em outros países latino-americanos de língua espanhola.

AG

Para esta matéria fiz pesquisas nos sites: https://www.motorpasion.com.mx/; www.dgcs.unam.mx ; Wikipedia e outros.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFuscaVochoVW
Anterior

MICROLINO: COMEÇAM AS VENDAS DO NOVO ISETTA ELÉTRICO

Próximo

PRESERVEM OS MANUAIS! – POR MARCO FRITSCH

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Fotos: Marco Fritsch

PRESERVEM OS MANUAIS! – POR MARCO FRITSCH

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW Transporter, ou Kombi Furgão (Foto: pinterest.com)

VIVA A KOMBI DO “SEU” SHIRO!

07/07/2022
Fotos: divulgação

NOVA VW AMAROK CRESCE E GANHA REQUINTE E ASSISTÊNCIAS

07/07/2022
Hyundai HB20 2023 (Foto: Divulgação Hyundai)

COM MUDANÇAS NA MEDIDA CERTA, HB20 VAI CONSOLIDAR LIDERANÇA

07/07/2022
Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW Transporter, ou Kombi Furgão (Foto: pinterest.com)

VIVA A KOMBI DO “SEU” SHIRO!

07/07/2022
Fotos: divulgação

NOVA VW AMAROK CRESCE E GANHA REQUINTE E ASSISTÊNCIAS

07/07/2022
Hyundai HB20 2023 (Foto: Divulgação Hyundai)

COM MUDANÇAS NA MEDIDA CERTA, HB20 VAI CONSOLIDAR LIDERANÇA

07/07/2022
Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In