• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

SEU CARRO ESTÁ CONSUMINDO MUITO? PODE ESTAR NO AR-CONDICIONADO A CAUSA

identicon por Autoentusiastas
01/06/2022
em AE, Histórias dos Leitores, Tecnologia
Foto: Blog do Frio

Foto: Blog do Frio





Vamos imaginar uma situação. Você acabou de comprar um carro seminovo, com quilometragem baixa, cheirando ainda a 0-km, felicidade total. Você, antes de comprar, pesquisou modelos, buscou informações sobre o consumo de combustível do carro, tendo em vista o alto preço do litro do combustível hoje, optando por um que estava dentro do orçamento familiar e de baixo consumo.

A felicidade acaba na primeira semana com o carro: o consumo está alto, bem maior que os testes e publicações que foram pesquisados. Primeira inciativa do proprietário é fazer uma bela revisão, com troca de velas, filtros, regulagem de válvulas, limpeza de corpo de borboleta, alinhamento de rodas, calibragem correta dos pneus (frios), mas o alto consumo persiste.

Você mora numa cidade quente e usa quase sempre o ar-condicionado. Porém, como ele funciona a contento (pelo menos a seu gosto), esse sistema não levanta suspeita. Porém, como o veículo não é 0-km, dificilmente o novo proprietário sabe por quais manutenções o veículo passou na mão do ou dos proprietários anteriores.

É aí que mora o perigo, porque caso o ar-condicionado tenha passado por manutenção anterior e ela não tenha sido corretamente executada, pode estar aí a causa do alto consumo.

A maioria dos proprietários conhece o sistema de ar-condicionado com os conceitos de “carro gasta mais com ar ligado” ou com ar ligado “o carro perde potência”. Isso é normal.

Explicando rapidamente como o sistema funciona, há compressão de um fluido de refrigeração, geralmente o gás R134a, pelo compressor do sistema de ar-condicionado do veículo. Esse gás deve estar a pressões e temperaturas conforme o projeto do veículo, para que consiga retirar calor do ambiente interno do veículo e dissipá-lo no meio externo. Se o sistema estiver com o padrão de fábrica, tudo bem, pois durante o processo de fabricação do veículo a carga de gás refrigerante e de óleo do sistema são realizadas por um sistema automatizado, que garante qualidade e sempre o mesmo resultado.

Quando o veículo necessita de manutenção, se não forem tomados alguns cuidados durante o serviço, pode-se nesse momento criar um problema de aumento de consumo no momento da intervenção.  Um exemplo clássico é excesso de carga de fluido refrigerante, que ocasiona aumento de pressão do sistema, o que exige mais trabalho do compressor.

Essa pressão varia em função temperatura ambiente. De 15 ºC a 20 ºC, 150 a 190 lb/pol²; de 26 ºC a 30 ºC, 190 a 230 lb/pol²; de 31 ºC a 60 ºC, 230 a 250 lb/pol².

Quanto mais o compressor trabalha, mais potência ele rouba do motor. Para compensar a perda de potência acelera-se mais e com isso o consumo de combustível aumenta.

Existe uma série de fatores que ocasionam o aumento do consumo oriundo do sistema de ar-condicionado. Por isso, sempre procure um profissional qualificado e com ferramentas adequadas para prestar um bom serviço de manutenção, conservando as características originais de fábrica.

Felipe Assumpção
Canoas – Rio Grande do Sul

Felipe Assumpção é Coordenador Técnico, Pós-Venda e de Sustentabilidade da RLX Fluidos Refrigerantes.






Próximo
Fotos: divulgação Volvo

VOLVOS XC60 E XC90 GANHAM POTÊNCIA E ALCANCE ELÉTRICO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17