A Volkswagen realizou o evento Performance Days (dias de desempenho), com modelos esportivos atuais e históricos, para aproveitar o lançamento do novo Jetta GLI no Circuito Panamericano, em Elias Fausto, SP. Participaram as versões GTS do Polo e do Virtus, equipadas com motor 1,4-litro turbo de 150 cv, e os modelos elétricos ID.3 e ID.4, ainda em testes no Brasil. Os dois contam com 204 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 e 8,5 segundos, na ordem.
Durante o Performance Days, modelos esportivos marcantes das últimas décadas estiveram em uma amostra do acervo da marca. O Passat GTS Pointer foi o representante mais antigo no evento, com motor 1,8-litro de 99 cv. O modelo, herdeiro da tradição do TS iniciada em 1976, foi produzido entre 1985 e 1988 em sua última configuração.
Representado por uma versão mais recente estava o Gol GTI, que surgiu em 1989 como primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível. O motor 2-litros desenvolvia 112 cv. Também estava o modelo que é considerado o antecessor espiritual do Jetta GLI, o Santana Executive, lançado em 1990 com o mesmo motor do GTi. A injeção foi uma primazia em sedã 4-portas nacional.
De 1994 era o Pointer GTI, um 4-portas hatchback baseado na arquitetura do Ford Escort, fruto da associação entre as marcas na Autolatina (1987-1994. Tinha motor 2-litros com injeção e 115 cv. Entrando nos anos 2000, o Golf GTI VR6 da quarta geração foi uma edição limitada com motor de V-6 estreito (ângulo do “V”15º em bloco único) de, 2,8 litros e 200 cv para o mercado local (a VW o produzia aqui para exportação aos EUA). No acervo está o exemplar número 1 de apenas 99 produzidos para o País. Concluindo os representantes do acervo, o Golf GTE de 2019 foi o primeiro modelo híbrido plugável da marca no Brasil. Baseado no Golf de sétima geração, tinha 204 cv combinados.
FS