Até final do ano, a Fiat vai desenvolver a implementação da marca Abarth (foto de abertura) no Brasil. O primeiro produto nacional será uma versão esportiva do suve Pulse, que será comercializado em cerca de 60 lojas dedicadas e instaladas em concessionárias da marca. O Pulse explorará a participação da fabricante no Campeonato Brasileiro de F-4, categoria de monopostos que utiliza chassi Tatuus e motores desenvolvidos e fabricados na Itália e que estreou este ano no País. Num passado recente o mercado brasileiro recebeu o modelo 500 Abarth, variante esportiva do pequeno hatchback de estilo retrô e caracterizado por melhor desempenho e acabamento, além de equipamentos que destacavam a esportividade.
No processo de construção da marca Abarth um modelo Pulse Abarth será usado como safety car nas provas da F-4, entre elas a do próximo final de semana no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul de São Paulo. Poucos detalhes do modelo foram divulgados na apresentação do suve anabolizado e identificado pelo uso do emblema do escorpião (referência ao signo do austro-italiano Carlo Abarth), adesivos na carroceria. Os pneus são Dunlop 215/50/R17 SIV fabricados no Brasil e que são mais largos que o 195/60R16 e e 205/50R17 de versões já comercializadas.
Em termos de desempenho. espera-se aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 8 segundos e velocidade máxima superior a 200 km/h. A motorização será 1,3-L turbo de 180/185 cv e 27,5 m·kgf. O câmbio automático epicíclico terá seis marchas.
A marca Abarth já fez sucesso nas pistas brasileiras: nos anos 1960 a Simca fez importação temporária de duas unidades de um GT dotado de motor 2-litros para fazer frente aos Interlagos Mk I (Alpine A110) 1300 da equipe Willys.
WG