• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Antigomobilismo

PÉ DE BOI: UMA VOLTA NO FUSCA MAIS SIMPLES DO BRASIL

Renato Bellote por Renato Bellote
12/07/2022
em Antigomobilismo, Clássicos, Destaques - Garagem do Bellote, Garagem do Bellote, GDB, Renato Bellote
Fotos: autor

Fotos: autor







Começo o texto dessa semana com uma pergunta: o que é ser simples para você? Essa questão pode ter várias respostas diferentes, de acordo com diferentes pessoas. Porém a indústria automobilística brasileira já chegou ao limite dessa palavra durante a década de 60 e o lançamento de alguns carros extremamente espartanos.

A ideia naquela época era criar algo que fosse acessível ao maior número de consumidores. Para isso a Caixa Econômica Federal abriu um financiamento especial em 48 vezes juntamente com algumas das fabricantes para proporcionar uma opção de pagamento facilitado a esses clientes de baixa renda.

Algumas opções logo surgiram no mercado. A Willys lançou o Gordini “Teimoso”. A Vemag lançou a “DKW Pracinha”. A Ford, por sua vez, lançou o Galaxie apelidado de “Pé de Camelo”, mas que certamente não combinava com a ideia e muito menos com a proposta luxuosa original do modelo.

A Volkswagen, por fim, lançou uma opção que se tornaria a referência máxima em qualquer coisa com acabamento simples; o Fusca “pé de boi”. Esse apelido dado pela criatividade do povo brasileiro logo se tornou sinônimo de qualquer coisa que fosse feita a toque de caixa.

Esta versão não trazia conjunto de setas, apenas uma saída de escapamento e se caracterizava também pelos para-choques pintados de branco e não cromados. Externamente ainda vale salientar as calotas de roda brancas em vez de cromadas e os vidros que eram mais finos do que o modelo 1200 convencional.

Na parte interna a ideia de simplicidade chegava a ser ofensiva. O forro cobria apenas uma parte do teto e toda a parte traseira do “chiqueirinho” ficava com a carroceria exposta. Além disso no painel apenas um volante simples, sem o símbolo da Volkswagen, e o velocímetro. Não havia tampa no porta-luvas e tampouco marcador de combustível. A verificação feita através de uma vareta graduada inserida no tanque e o motorista dispunha de uma reserva de 5 litros dos 40 do tanque, suficientes para rodar em torno de 50 quilômetros, sistema de todos os Fuscas até 1960..

Na parte mecânica o conhecido motor com 1.192 cm³ de cilindrada e 30 cv (36 cv potência bruta SAE) que possibilitava um desempenho melhor do que a versão convencional por conta do menor peso dessa versão. Afinal, alguma coisa interessante ele tinha que apresentar.

Hora de andar. Virou a chave e o som característico do motor boxer arrefecido a ar invadiu o habitáculo. E não é força de expressão nesse caso. Com camadas de acabamento a menos o ruído interno é um pouco mais elevado do que nos outros Fuscas.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las

O Pé de Boi se movimenta com agilidade. A diferença de peso conta a seu favor. Como eu disse dois parágrafos acima, ele já vinha preparado de fábrica com alívio de peso. Alguns deles até foram usados em provas de automobilismo com a troca do motor por algo um pouco mais potente. Rendiam bem.

Andar com um Fusca tão simples e sem o marcador de combustível é algo estranho. Mas não era uma exclusividade do Volkswagen. Algumas versões do Porsche 356, seu irmão por parte de pai, também não traziam este acessório fundamental. Porém ao contrário do nível do óleo, o nível do combustível me parece algo mais importante para verificação em tempo real.

O modelo foi lançado em 1965. A ideia inicial que encontramos pesquisando em alguns livros é que sua produção terminou no ano seguinte. Porém, falando com especialistas vemos que a Volkswagen ofereceu esta versão mais simples até o final da década.

Do ponto de vista histórico, andar em um deles é uma experiência muito bacana. Encontrar também um exemplar como esse todo original não é uma tarefa fácil. Isso porque muita gente, já na época, equipava o modelo para que não parecesse tão  simplório. Dessa forma os originais acabaram ganhando valor por conta de sua importância histórica e até mesmo por fazer parte do folclore automotivo nacional.

GDB





Tags: FuscaFusca pé de boiVW
Anterior

NOVO HYUNDAI HB20S, O SEDÃ PARA DESPERTAR CORAÇÕES

Próximo

NOVO HONDA CR-V CRESCE E EVOLUI SISTEMA HÍBRIDO

Renato Bellote

Renato Bellote

Próximo
Fotos: divulgação

NOVO HONDA CR-V CRESCE E EVOLUI SISTEMA HÍBRIDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In