A Kia aproveitou o evento Brazil Classic Kia Show 2022 em Araxá, MG, do qual foi patrocinadora neste ano, para apresentar a quinta geração do seu suve médio, o Sportage. Lançado no Brasil em 2002, o suve já teve motorização Diesel e tração 4×4, passou pela tropicalização com versões flex e agora chega apenas para gasolina e sistema hibrido leve com bateria de 48 volts. Questionados sobre a possibilidade de versão flex, os executivos da Kia não descartam e nem confirmam a possibilidade. Porém, com volume de importação de 250 carros/mês, acredito ser difícil pagar o desenvolvimento e homologação de uma versão exclusiva para o Brasil.
O novo modelo já havia sido anunciado no final de junho e noticiado pelo Fabrício Samahá, mas os preços inicialmente publicados já foram majorados e passam a ser:
Sportage EX – R$ 224.990
Sportage EX Prestige – R$ 259.990
O primeiro lote de veículos, que é importado da Eslováquia, já foi totalmente comercializado pelas concessionárias da marca, e a novidade fica pelas opções de cores, que saindo do básico branco, preto, cinza e prata, chega também com três cores muito atraentes, verde Aventura (metálico), vermelho Infra (metálico) e cinza Penta (metálico), que mais parece um azul.
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Nova geração
Definitivamente o novo Kia Sportage não é mais do mesmo que temos visto em outros fabricantes. Neste caso é uma nova geração, a quinta a chegar no Brasil, e vem com muitas modificações estéticas e mecânicas. A começar pela novidade do sistema híbrido leve de 48 volts que permite circular em dias de rodízio na cidade de São Paulo.
Um parêntese aqui: se o rodízio em São Paulo foi criado para diminuir o trânsito nos horários de pico da manhã e da tarde, por que os veículos híbridos e elétricos são desobrigados de cumprir com essa restrição? Está aí mais uma prova que nossas autoridades municipais não sabem por que ainda temos rodízio em São Paulo, a não ser como fundo arrecadatório.
Em relação à versão anterior o novo Kia Sportage cresceu 30 mm no comprimento total, tendo agora 4.515 mm. Cresceu 10 mm no entre eixos, passando a 2.680 mm, e cresceu 10 mm na largura e altura, passando a 1.865 mm e 1.645 mm respectivamente. Esse crescimento externo trouxe uma melhor distribuição do espaço interno, sendo que a distância entre bancos teve acréscimo de 25 mm, dando maior espaço para os ocupantes do banco traseiro. O ganho de espaço para as pernas foi de 26 mm e o assento traseiro está 13 mm mais alto. O porta-malas tem 562 litros de capacidade, podendo ser expandido para 1.751 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
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Utilizando a nova plataforma N3, já está preparado para a eletrificação e utiliza aços de alta resistência para proporcionar maior segurança e maior rigidez, contribuindo para melhor conforto e durabilidade. Essa plataforma permite montar veículos híbridos ou puramente elétricos. Continua com suspensão dianteira McPherson e traseira, multibraço.
Sistema híbrido 48 V
O sistema híbrido utilizado no novo Sportage é o MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle – veículo elétrico hibrido leve) que utiliza bateria de 48 volts posicionada na traseira do veículo, onde iria o estepe, que é substituído pelo kit de reparo de pneus, e um motor-gerador em vez do alternador normal. O motor-gerador tem dupla função: gerador acionado pelo motor a combustão ou quando em condição de freio-motor, aproveitando a energia cinética, e motor, tanto para dar partida no motor a combustão quanto para produzir potência que se associa à do motor a combustão quando o motorista demanda mais potência, como nas acelerações. Para isso sua conexão com o motor é por uma correia poli-V reforçada e sua fixação ao bloco tem certa elasticidade para absorver seu torque ao atuar.
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Segundos dados apresentados pela engenharia da Kia no Brasil, este sistema híbrido leve tem custo de fabricação de aproximadamente 700 euros, enquanto sistemas híbridos completos podem alcançar até 3.000 euros, e os sistemas plugáveis passam dos 7.000 euros. Essa é a razão de a Kia e outros fabricantes estarem adotando esse conceito híbrido leve, atender as regulamentações que obrigam os carros a emitirem menos CO2 por meio da redução de consumo de combustível.
Motor a combustão
O motor quatro-cilindros de1,6 l turbocarregado utiliza sistema de variação continua de fase e tempo de abertura de válvulas. Com esse recurso é possível aumentar a pressão do turbo em até 3% em regimes de baixa rotação e entregar até 3% de melhoria na eficiência energética. As partidas do motor ficam rápidas e silenciosas, pois ao diminuir o tempo de abertura de válvulas, a pressão de compressão também é reduzida, dando rapidez na partida.
São quatro válvulas por cilindro, turbocarregador que trabalha com pressão relativa de até 1,5 bar, injeção direta e que entrega potência máxima de 180 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 27 m·kgf entre 1.500 e 4.500 rpm. O câmbio de sete marchas é robotizado der dupla embreagem em banho de óleo e a tração é dianteira. Um conjunto perfeito e agradável de dirigir.
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Em situações de descida aparece no painel a informação coasting e acende o símbolo do Start/Stop, indicando que o motor a combustão está desligado e o veículo está rodando em roda-livre, portanto com zero consumo de combustível. Em outra situação de piso plano ou leve inclinação de subida, aparece a informação sailling, onde o motor/gerador está fornecendo potência para manter a velocidade do carro. Nessa situação o motor a combustão está apagado, mas girando impulsionado pelo motor elétrico para transmitir potência às rodas. O comando de válvulas mantém as válvulas abertas o maior tempo possível, de modo a eliminar a resistência da compressão.
Dirigindo o veículo é difícil perceber quando cada modo de propulsão está acionado, e a comutação entre os modos é bem suave. O único indicativo é a mudança das palavras no quadro de instrumento, ou uma percepção mais apurada do motorista.
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Todo esse complexo sistema de gerenciamento de potência trouxe o resultado de letra “A” para o nível de emissões no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e no consumo de combustível ficou na média, letra “C”. O consumo declarado é de 11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, mostrando que o sistema hibrido leve é mais eficaz nos trechos urbanos.
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Exterior atraente
O novo desenho exterior do Sportage agrada por todos os ângulos de observação. A começar pela grade com DNA da marca que ficou muito bem integrada na linha de fechamento do capô, enquanto a grade principal é bem ampla e ladeada pelas luzes de rodagem diurna (DRL) em formato de bumerangue, lembrando o novo grafismo KIA que aparece na ponta do capô e na tampa traseira. Os faróis são de LED com dispositivo de alto automático, tudo formando o visual frontal do novo Sportage.
Pelas laterais as barras longitudinais do teto elevam o carro e a moldura plástica na parte inferior dar portas, pintada em preto, parece que elevam a já boa altura do veículo. As caixas de roda também recebem molduras em plástico preto brilhante na versão EX Prestige.
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Na traseira aparecem novamente elementos decorativos em formatos antagônicos entre as lanternas traseira de LED, e uma barra acrílica não iluminada interliga as duas lanternas. O preto brilhante aparece novamente no para-choque traseiro, contrastando com o cinza acetinado na parte inferior. O teto solar panorâmico complementa com charme o visual externo do veículo.
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Interior funcional
O revestimento do interior vem no padrão pretinho básico de couro com Alcantara. O forro do teto em cor clara, juntamente com o teto solar panorâmico, aumentam a sensação de espaço. Os bancos têm ajustes elétricos que inclui apoio lombar e são bem confortáveis. Os encostos dos bancos dianteiros estão providos de recursos inovadores, como portas USB-C na lateral central, cabide de roupa, e gancho para sacola já incorporados à estrutura plástica de fechamento do encosto. Além da bolsa porta-revistas que já virou convenção em todos os veículos que temos testado.
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O ar-condicionado de duas zonas tem saída de ar climatizado pela extensão do console e mostrou-se eficiente e silencioso nos poucos quilômetros de avaliação. Os painéis de porta são desenhados para explorar a funcionalidade, e os apoios de braço são almofadados.
Destaque principal do interior é o painel de instrumentos. Uma tela dupla incorpora o quadro de instrumentos e a central multimídia, que com a cobertura de um vidro inteiriço parece ser uma peça única. O quadro de instrumentos os apresenta no formato analógico tradicional com conta-giros à direita e velocímetro à esquerda, ambos no formato circular. Ao acionar a seta direcional, o mostrador correspondente torna-se uma tela para ponto cego do retrovisor externo, uma solução inovadora e criativa.
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Abaixo da central multimídia encontra-se o painel de controle do sistema de ar-condicionado e do sistema de som, operados por alternância de funcionalidade. Mais abaixo está o compartimento do carregador de bateria de celular por indução e tomadas USB. Esse compartimento pode ser fechado, dando mais elegância ao console central.
Na versão EX Prestige o seletor de câmbio é giratório, enquanto na versão EX tem o formato tradicional de alavanca pequena. Modos de condução ECO, Normal e Sport tem seletor junto ao comando do câmbio, e demais acionamentos de controle de descida, freio de estacionamento automático nas paradas, inibição da estratégia Start/Stop e comutação de câmera também se encontram nesse minipainel de controle ao lado dos porta-garrafas e objetos.
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A posição de dirigir é muito boa, com ampla visão 360 graus que ainda tem o auxílio do excelente sistema de câmera 360 graus e simulação de visão aérea. Os ajustes de altura e distância do volante facilitam encontrar a melhor posição e a visibilidade dos comandos é total. Para aqueles que apreciam, o pedal do acelerador tem articulação no assoalho e o pedal de freio tem excelente modulação de esforço versus desaceleração proporcionado pelo freio a disco nas quatro rodas.
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Tecnologia e segurança a bordo
A Kia destaca o conteúdo tecnológico que está incorporado nas duas versões do novo Sportage, dando maior segurança e conforto ao dirigir. O pacote de itens do ADAS (Advanced Driver Assistance System – sistema avançado de ajuda ao motorista) é bem completo e alguns sistemas podem ser habilitados através de botões no volante multifuncional, como sistema de permanência e centragem em faixa e ajuda involuntária de saída, controle de velocidade de cruzeiro adaptativa com assistente de congestionamento, permitindo o anda e para automático, alerta de fadiga do motorista, prevenção de colisão em conversões, e alerta de colisão frontal.
Seis bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais e duas cortinas) contornam toda a cabine, engates Isofix com ancoragem superior para dois bancos infantis, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e assistente de partida em rampa compõem o pacote de itens de segurança.
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Conclusão
Segundo Jose Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, o Sportage sempre foi o carro-chefe de vendas da marca no Brasil, e esta quinta geração chega para manter a tradição no mercado brasileiro, pois traz esse inovador sistema hibrido leve de 48 volts. Gandini ainda reforça o rumo da marca na oferta de veículos híbridos e elétricos e promete surpreender os consumidores com modelos eletrificados. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA KIA SPORTAGE HIBRIDO 2023 | |
MOTOR A COMBUSTÃO | Gamma Turbo Smartstream T-GDI |
Descrição | 4 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, fase e duração de abertura de válvulas variáveis, injeção direta, turbocarregador de dupla voluta com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Diâmetro dos cilindros (mm) | 75,6 |
Curso dos pistões (mm) | 89 |
Potência (cv/rpm) | 180/5.500 |
Densidade de potência (cv/L) | 112,6 |
Torque (m·kgf/rpm) | 27/1.500~4.500 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 16,9 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Rotação de corte (rpm) | n.d. |
MOTOR ELÉTRICO | |
Descrição | Síncrono de ímã permanente com rotor interno |
Potência (cv/rpm) | n.d. |
Torque (m·kgf/rpm) | n.d. |
SISTEMA DE CAREGAMENTO | |
Bateria de tração | Íons de lítio |
Capacidade (kW·h) | 0,44 |
Tensão (V) | 48 |
Carregador | Não tem |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Transeixo dianteiro com câmbio automático robotizado de duas embreagens em banho de óleo, 7 marchas, trocas manuais sequenciais por borboletas junto ao volante, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,929; 2ª 2,318; 3ª 1,957; 4ª 1,023; 5ª 0,837; 6ª 0,778; 7ª 0,681; ré 5,304 |
Relação de diferencial (:1) | 4,929 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, barra antirrolagem e amortecedor pressurizado |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, barra antirrolagem e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d., pinça deslizante |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d., pinça deslizante |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7,5Jx18 (EX) / 7,5Jx19 (EX Prestige) |
Pneus | 235/55R18 (EX) / 235/50R19 (EX Prestige) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.515 |
Largura sem/com espelhos | 1.865/n.d. |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 2.680 |
Bitola dianteira/traseira | 1.615/1.622 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,46 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.574 |
Carga útil (kg) | 536 |
Porta-malas (L, VDA) | 562/1.751 |
Tanque de combustível (L) | 54 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 175 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 11,5 |
Estrada (km/l) | 12,1 |
CALCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª (km/h) | 37 (EX) / 37,4 (EX Prestige) |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 3.250 (EX) / 3.200 (EX Prestige) |
Rotação à velocidade máxima em 5ª (rpm) | 5.800 (EX)./ 5.750 (EX Prestige) |
EQUIPAMENTOS KIA EQUINOX HÍBRIDO EX PRESTIGE 2023 |
Acesso ao interior sem chave e partida por botão |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Alças de teto (4) |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de colisão traseira em tráfego transversal |
Alerta de fadiga do motorista |
Alerta de ponto cego nos retrovisores externos |
Alerta de saída de faixa de rodagem |
Ar-condicionado de duas zonas |
Assistente de partida em aclive |
Assistente de permanência no centro da faixa |
Assistente frontal com frenagem de emergência |
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados |
Banco do motorista com ajuste elétrico, inclusive lombar |
Banco do passageiro dianteiro com ajuste de altura manual |
Bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6 no total) |
Câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e visão 360 graus |
Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, função frenagem de emergência |
Controle de estabilidade e tração desligáveis |
Descansa-braço dianteiro e traseiro |
Encosto do banco traseiro rebatível dividido 40:20:40 |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno eletrocrômico |
Espelhos externos com ajuste elétrico |
Faróis de LED com comutação automática para facho alto |
Freio a disco nas quatro rodas |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de ativação automática nas paradas |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Kit de emergência para reparo de pneus |
Luz traseira de neblina |
Luzes de aproximação e afastamento |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras em LED |
Luzes de rodagem diurna (DLR), luzes traseiras e luz da placa em LED |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Quadro de instrumentos digital configurável |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Revestimento dos bancos em tecido que imita couro preto |
Roda-livre com motor desligado em condições específicas |
Rodas em liga de alumínio de 19 pol. |
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport e Eco) |
Sensor de chuva e crepuscular |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema de frenagem pós-colisão |
Sistema de infotenimento com rádio, navegação e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay com fio |
Sistema híbrido leve de 48 V que inclui roda-livre e modo navegação |
Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete |
Start/Stop (desliga/liga motor nas paradas) |
Teto solar panorâmico |
Travas para crianças nas portas traseiras |
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento e computador de bordo |