O Porsche 718 Cayman ganha no Brasil a versão GT4 RS, que traz mais potência, menor peso e alterações para um comportamento dinâmico mais esportivo. O motor central de 4 litros, um boxer de seis cilindros e aspiração atmosférica, é similar ao do carro de corrida 911 GT3 Cup, passou a produzir 500 cv (80 cv a mais que no GT4) e pode girar a 9.000 rpm. O torque máximo subiu de 43,8 para 45,9 m·kgf.
Seu tempo de volta em Nürburgring-Nordschleife supera por 23,6 segundos o 718 Cayman GT4 na versão mais curta da pista, com 20,6 quilômetros em 7m04s511. O modelo cravou 7m09s300 na pista tradicional de 20,8 km. O GT4 RS tem relação peso-potência de 2,83 kg/cv, pois pesa apenas 1.415 kg, e vem com câmbio de dupla embreagem de 7 marchas da marca. De acordo com a fábrica, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (0,5 segundo mais rápido que o GT4) e tem velocidade máxima de 315 km/h ou 13 km/h além do GT4.
O 718 Cayman GT4 RS recorre a materiais leves: plástico reforçado com fibra de carbono no capô e nos para-lamas dianteiros, redução do material fonoabsorvente, janela traseira de vidro menos espesso. Pela aerodinâmica, a Porsche adotou entradas de ar atrás dos vidros das portas, nova asa traseira fixa em formato de “pescoço de ganso” com suportes de alumínio e defletor dianteiro multiajustável.
Entre as modificações no chassi, o 718 Cayman GT4 RS tem altura de rodagem 30 mm menor, ajuste de amortecedores específico, molas e barras antirrolagem modificadas. O pacote Weissach opcional dá ao GT4 RS uma aparência mais esportiva: tampa dianteira, entradas de ar laterais, retrovisores externos e asa traseira são de fibra de carbono, o escapamento recebe ponteiras de titânio e pode-se optar por rodas forjadas de magnésio de 20 polegadas.
Os compradores da versão podem ainda adquirir o relógio Porsche Design Chronograph 718 Cayman GT4 RS, com uso de titânio. O GT4 RS é oferecido no Brasil por R$ 1.157.000.
O editor de testes do AE ,Gerson Borini, está hoje no Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, participando de uma sessão de apresentação e teste para a imprensa.na qual o foco é o carro esporte de motor central-traseiro
FS