Em seu mais recente lançamento a Ducati apresentou na Europa a nova geração da V4 R, seu modelo mais esportivo e potente. Usando todo o conhecimento adquirido nas pistas, a marca conseguiu chegar em números que pouco tempo atrás eram encontrados somente em motocicletas totalmente dedicadas para corridas. Vale lembrar que essa moto também pode ser emplacada e rodar normalmente nas vias públicas.
Não por coincidência, seu motor tem as mesmas medidas de diâmetro (81 mm) e curso (48,4 mm) da moto de 998 cm³ usada pela equipe italiana Ducati Corse no MotoGP. Usando as mais recentes tecnologias, o modelo apresenta números impressionantes. Na configuração base na rua são 210 cv de potência máxima a 13.500 rpm. Instalando o escapamento de titânio da famosa Akrapovic (exclusivo para competições) chegamos em 240,2 cv. Para quem quer mais, pode-se usar o novo lubrificante desenvolvido em parceira com a Shell — os números sobem para 243,8 cv de potência máxima girando até 16.000 rpm — e em sexta marcha a central eletrônica elevar o limite para 16.500 rpm.
Para colocar toda essa potência no chão a V4 R é equipada com suspensão dianteira NPX25/30 da Öhlins — mesma fabricante do conjunto traseiro, modelo TTX36 — ambas com funcionamento semiativo. As rodas são de magnésio ultraleve, os freios são Brembo monobloco Stylema M4.30 enquanto os pneus são Pirelli Diablo Supercorsa SP, com medida 120/70-17 na dianteira e 200/60-17 na traseira. Até mesmo a carenagem foi revista para melhorar o arrefecimento do motor além de contar com asas na dianteira em compósito de fibra de carbono.
A eletrônica embarcada também é de última geração, comas principais assistências de pilotagem esportiva disponíveis no mercado. Os quatro modos de potência são chamados de Full, High, Medium e Low. Só para se ter uma ideia no modo mais “fraco” deles (chamado de Low) indicado para situações de pista escorregadia o motor entrega “apenas 162 cv de potência máxima.
Segundo apurei, o modelo deve ser vendido no Brasil apenas sob encomenda nas concessionarias da marca. O preço nacional também não foi divulgado porém é claro que será um modelo muito exclusivo e feito para poucos motociclistas, porém todos apaixonados por acelerar.
LR