Foi por acaso. Poucos dias atrás cumprimentei um velho amigo pelo seu 82º aniversário. Jornalista automobilístico, contou-me ter criado um portal dedicado à cidade onde nasceu e vive, Itu, no interior paulista. Conhecendo seu talento, finda a conversa, a curiosidade me levou logo a acessar o portal, para ter a agradável surpresa de esta diante de algo muito bem feito que permite mergulhar na história de Itu e seu papel na formação da República.
Raul Machado Carvalho é jornalista profissional desde 1969, quando não havia faculdade de jornalismo. Tem registro no Ministério do Trabalho sob nº 9766 e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo — matrícula 4069. Em agosto de 1969 teve seu primeiro emprego na revista Autoesporte. Em 1980 foi convidado pela diretoria da FC Editora, que publicava a revista, para ser o seu Editor, cargo que ocupou por 10 anos.
Ele participou da equipe que organizou o 1º GP do Brasil de Fórmula 1 com a Rede Globo de Televisão. Em 1971 foi o primeiro assessor de imprensa do GP do Brasil de Fórmula 1, onde seguiu por três anos. Em 1981, montou sua própria assessoria de imprensa, em São Paulo, a Mac Assessoria de Imprensa, que opera até agora, e onde atendeu a clientes da indústria automobilística e de fornecedores, como Ford Brasil (25 anos, Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford (4 anos), Goodyear, Arteb (faróis), Persico Pizzamiglio (tubos de aço).
Atualmente, a Mac Assessoria é a proprietária do Portal de Turismo da Estância Turística de Itu, acima citado e com o devido link.
Depois da Autoesporte trabalhou como subeditor do caderno de automóveis e do caderno de turismo do jornal O Globo por vários anos. Foi coautor da série de 70 edições da revista Carros Inesquecíveis do Brasil, produzida em Barcelona, onde foram mostrados todos os automóveis produzidos no País (1962).
Foi redator do Caderno de Automóveis do jornal de Niterói O Fluminense e também do Caderno de Turismo do Jornal Diário Popular, de São Paulo, entre 1986 a 1989. Foi assessor de imprensa da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, de 1979 a 1980 e um dos editores da revista da Goodyear, várias vezes premiada com o Prêmio Aberje (1982-1983). Foi redator da Revista Top Carros como editor da seção “Carros Blindados” (2017). E foi diretor do Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos) em 1987.
BS