A fabricante chinesa BYD (Build Your Dreams, Construa Seus Sonhos) apresentou esta semana seus próximos lançamentos, primeiro o suve Song Plus DM-i híbrido plugável, e o elétrico a bateria Yuan.
A grande novidade é o híbrido e o elétrico terem exatamente o mesmo preço, R$ 269.990. As entregas do híbrido começam já em dezembro, ficando elétrico para o primeiro trimestre de 2023.
O Song Plus DM-i tem motor a combustão 4-cilindors de 1.498 cm³ de 16 válvulas e injeção no duto, entrega 110 cv a 6.000 rpm e 13,8 m·kgf a 4.500 rpm, e o elétrico, 179 cv e 32,2 m·kgf. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e tem alcance de 51 quilômetros (norma NEDC) em modo elétrico. A fabricante informa alcance superior a 1.000 quilômetros em modo híbrido. Não foi informado o tipo de câmbio, mas provavelmente é CVT; a tração é dianteira.
A bateria Blade tem capacidade de armazenamento de 8,3 kW·h e pode ser carregada em 2h30 com carregador de corrente alternada (AC) de 3,3 kW;.
Os pneus são 235/50R19. em rodas de liga de alumínio de alto brilho.
O suve tem 4.705 mm de comprimento com entre-eixos de 2.765 mm, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura. Peso em ordem de marcha, 1.700 kg. O porta-malas é de 574 litros expansível a 1,477 litros e a abertura/fechamento da porta de carga é motorizada.
A suspensão ajustável é independente nas quatro rodas, dianteira McPherson e traseira,, multibraço, Os freios são a disco, sendo os dianteiros ventilados.
suve Yuan elétrico a bateria (Foto: autor)Quanto à segurança, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e engates Isofix fazem parte do pacote de segurança do Song.
Interior
Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano O banco traseiro conta com ajusta reclinação do encosto e proporciona amplo espaço para pernas pernas. Bancos são revestidos com tecido premium e materiais sofisticados. (não foram especificados).
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O painel 100% HD digital personalizável é de 12.3 polegadas e conta com mostrador de fácil visualização e múltiplas informações.
Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8 pol., com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac,.
O ar-condicionado e duas zonas, configurável na tela do multimídia, tem saída para o banco traseiro e há um grande teto solar panorâmico angular elétrico.
O volante multifuncional tem controles de áudio e tecnologias semiautônomas; há carregamento de bateria de celular por indução,
Há controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e de descida, sensores de estacionamento, e de ponto cego, comando a distância para abertura e fechamento e partida do motor por botão, entre outros itens.
O Song Pus DM-i tem versão única e cinco cores: vermelho Emperor, preto Delan, cinza Time branco Snow e azul Dome.
A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.
O editor de Testes Gerson Borini andou com Song Plus DM-i hoje e em breve haverá mais informações sobre o suve chinês com a habitual avaliação inicial.
BS