Até que demorou demais: a discutível presença de Mattia Binotto à frente da Ferrari desde 2019 parece finalmente estar com os dias contados. O italiano Leo Turrini, com quem comparti bons anos cobrindo a F-1 in loco, escreveu ontem que o francês Fredéric Vasseur e o italiano Antonello Coletta são apontados como seus possíveis substitutos. Turrini é, sem dúvida, o jornalista melhor informado sobre o que acontece dentro da Ferrari e é conhecido pela veracidade de suas informações.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-BINOTTO-FERRARI.jpg)
A mudança, sempre segundo Turrini, deve incluir Simone Resta, que por diferenças com Binotto foi transferido à Sauber-Alfa Romeo e, posteriormente, à Haas. A Scuderia mantém assim sua tradição de viver grandes mudanças em ciclos bem mais curtos que os dos times rivais e, como de costume, divulgou nota classificando a notícia de Turrini como “infundada”.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-Vasseur-Sauber.jpg)
As chances de Binotto seguir à frente da Ferrari diminuíram bastante após a dobradinha da equipe Mercedes no GP de São Paulo, etapa disputada domingo, em Interlagos. Some-se a isso a relação entre ele e Charles Leclerc e os erros cometidos na gestão estratégica. O piloto monegasco foi contratado como futuro campeão mundial e nome a bater Max Verstappen, mas nas últimas duas temporadas dois motivos principais fizeram ruir esse potencial. Um é de ordem pessoal — Leclerc cometeu alguns erros inesperados para alguém em sua posição — o outro remete a Binotto, que demonstra não ter o melhor relacionamento com seu piloto.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-COLETTA-FERRARI.jpg)
A contratação de Vasseur é dada como a melhor opção: ele tem boa relação com Nicolas Todt (além de ser empresário de Leclerc ele tem bom trânsito junto à direção da Ferrari), a Audi vai assumir um protagonismo cada vez maior na direção da equipe Sauber-Alfa Romeo (fala-se em assumir 75% do controle do time) e o acordo do time suíço com a Alfa Romeo termina em dezembro de 2023. Antonello Coletta, eventual rival à vaga de Mattia Binotto, é atualmente responsável pelo programa GT de Maranello. Como esse departamento está em franca expansão, sua permanência no posto parece ser mais interessante do que sua ausência.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-RESTA-SAUBER.jpg)
Simone Resta iniciou sua carreira na F-1 com a equipe Minardi, em 1998 e três anos depois foi contratado pela Ferrari, onde permaneceu até 2018, quando foi transferido para a Sauber. Em agosto de 2019 retornou a Maranello por um ano e meio, até ser transferido para a Haas. Um relacionamento problemático com Binotto é tido como o motivo do seu afastamento.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-SURTEES-FERRARI.jpg)
(Foto: (Ferrari)
Entre os inúmeros casos de reorganização radical na história da Ferrari, os mais célebres envolvem os ingleses John Surtees e John Barnard. Surtees, único piloto a vencer campeonatos mundiais de automobilismo e motociclismo, era o franco favorito ao título de 1966, quando a F-1 passou a usar motores de 3 litros. Após vencer o GP da Bélgica, dia 12 de junho, o piloto e Eugennio Dragoni, então dirigente da Scuderia, discutiram e o inglês deixou Maranello para formar sua própria equipe com um Cooper-Maserati.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/11/221115-COLUNA-BARNARD-FERRARI-CLUB-RIGA.jpg)
Barnard teve um relacionamento variado com os italianos, com quem desenvolveu o primeiro F-1 com câmbio semiautomático acionado através de borboletas atrás do volante. Uma temporada onde o trio formado por ele, o italiano Cesare Fiorio e o francês Alain Prost fez ruir a associação com Maranello. Nessa época Barnard trabalhava desde o condado de Surrey, ao sul de Londres. Oficialmente, a recusa em voltar a atuar em Maranello foi a razão para tanto, mas muitos ponderam que o relacionamento já estava por demais afetado entre as partes.
WG