A Ford apresenta três novas versões do utilitário Transit na Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que abriu ontem (7/11) em São Paulo: automático, Chassi e E-Transit. As opções chegam ao mercado brasileiro no ano que vem. A Ford iniciou a venda do Transit em 2021, com a versão de passageiros, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai em parceria com a Nordex.
O Transit Automático será o primeiro van com esse tipo de câmbio no Brasil. Chega ao mercado no primeiro semestre de 2023 nas versões Minibus, para 15 e 18 passageiros e envidraçado, e furgão longo com capacidade de 12,4 m³. Já o Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de peso bruto total, PBT. Ele tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usado como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca, transporte volumétrico e de animais, entre outros.
A eletrificação é outra aposta da Ford com a chegada do E-Transit, van elétrico que estreia na versão furgão em um programa com grandes frotistas. O utilitário tem tração traseira, bateria de íons de lítio de 68 kW·h e alcance de até 317 km (método WLTP). A recarga pode ser feita em corrente contínua, de modo rápido, ou alternada. A versão preserva o espaço para carga e a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação 40% menor, segundo a fábrica.
A Ford anuncia também a assinatura de veículos comerciais Ford Go com modelos da Ranger e do Transit. Ele está disponível para clientes individuais e frotistas com contratos de 12, 24 ou 36 meses de duração e rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km por mês. Os modelos disponíveis do Transit são Minibus para 15 ou 18 passageiros e furgão de 10,7 e 12,4 m³. Já a Ranger é oferecida nas versões XL, XLS e XLT.
FS