Em abril deste ano estive no Parque Nacional do Iguazu na Argentina para conhecer a remodelação da picape Frontier. Naquela ocasião o trajeto foi organizado para explorar todas as virtudes da tração 4×4 ao transpor terrenos acidentados, alguns com lama e pedras, e a versão utilizada foi a topo de gama, PRO-4X.
Nesta semana a Nissan nos emprestou a versão intermediária, a XE, que está anunciada no website por R$ 290.890, e foi utilizada em uso majoritário urbano, exceto o trecho de ida e volta São Paulo-Campinas-São Paulo.
Motorização
Esta versão tem o mesmo motor 2,3-l Diesel biturbo comi interresfriador de quatro cilindros das demais versões com câmbio automático. Sua construção é em ferro fundido para bloco e cabeçote, a injeção é direta e são 16 válvulas com comando único acionado por corrente. Entrega 190 cv a 3.750 rpm e 45,9 m·kgf entre 1.500 e 2.500 rpm.
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O câmbio automático de engrenagens epicíclicas tem 7 marchas com opções de trocas manuais sequenciais através da própria alavanca de câmbio. A tração é temporária nas quatro rodas com caixa reduzida para enfrentar maiores desafios, quando necessário. Diferente da PRO-4X avaliada na Argentina, esta nova versão utiliza eixo diferencial do tipo aberto, sem opção de bloqueio.
A comutação entre a tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida é feita com facilidade através de botão giratório no console central. Ao lado está o comando de controle automático de descida, outro recurso muito útil ao enfrentar pisos escorregadios, seja de lama ou paralelepípedo molhado.
No uso geral nota-se a resposta do conjunto motor e câmbio bem adequado ao tamanho e aos 1.000 kg de capacidade de carga. Ao menor toque e pressão no pedal do acelerador a resposta é rápida, com ligeiro turbo lag que não chega a incomodar. A aceleração cresce linearmente e as trocas de marchas são bem bem definidas e sem, trazer desconforto aos ocupantes. A migração de calibração para o novo nível de emissões do Proconve L7 não trouxe prejuízos ao comparar com a avaliação anterior da versão Attack. E o consumo no uso geral da semana de testes foi de 11,2 km/l.
Exterior
A renovação já apresentada através da versão PRO-4X também está presente nesta nova versão XE. A utilização do novo Nissan Emotional Geometry Design (Desenho geométrico emocional) modernizou a picape e a utilização de grade cromada na dianteira combinou com o “santantônio” (arco de proteção) montado na caçamba, que também carrega o acabamento cromado.
Na vista lateral nota-se a eliminação das molduras de caixas de rodas que compõem o visual da PRO-4X, e a adoção de maçanetas cromadas, barras longitudinais de teto em acabamento escovado e estribos também com este acabamento trazem brilho e efeito joia para a versão.
Na caçamba aparece o sofisticado acessório da tampa superior motorizada , com abertura e fechamento comandado por controle remoto, não integrado à chave do veículo. O pênalti fica para a fechadura da tampa da caçamba que exige a utilização de chave para trancar, e assim evitar o acesso ao mecanismo de fixação do estepe que está sob o assoalho da caçamba.
As rodas de alumínio de 18” estão acompanhadas de pneus 255/60R18 Bridgestone Dueler H/T que proporcionam um rodar macio e sem ruídos em piso de asfalto. Em pequeno trecho de terra foi possível sentir boa absorção por parte dos pneus.
Entre as versões Attack e Planinum, a XE tem preço e conteúdo condizente com esse posicionamento, e sempre com preferência para os equipamentos que são bem valorizados por usuários de picape média. A chave é do tipo presencial, os faróis em LED têm acendimento por sensor crepuscular, os estribos laterais auxiliam a entrada e saída na caçamba.
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Em se tratando de picape, a caçamba é o compartimento de maior importância, e neste caso não faltou atenção dos engenheiros da Nissan. Tem tomada 12 volts, o protetor de caçamba incorpora saliências para acomodar uma prancha de madeira para repartir a caçamba. São quatro argolas de fixação de carga posicionadas no terço inferior das laterais da caçamba, dificultando um pouco a amarração de cargas planas ou cargas muito altas. A abertura da tampa não dispõe de nenhum mecanismo de alívio de peso.
Interior
O revestimento e desenho interior não deixa nada a desejar para as versões de topo, pois traz tecido que imita couro na cor preta nos bancos com desenho marcante nos assentos e encosto. As costuras duplas utilizam fios de cor contrastante e deixa o interior alegre. A sensação de espaço interno é ampliada pela utilização de forro de teto e colunas em cor clara.
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O banco do motorista tem ajustes elétricos, incluindo o lombar, utilizam o conceito “Gravidade Zero” da Nissan que distribui melhor o peso do corpo. O acesso ao banco do passageiro dianteiro é auxiliado por alça na coluna dianteira lado direito. Na traseira as alças na coluna central (“B”) e o estribo são componentes fundamentais para ajudar pessoas de menor estatura. Entretanto, as de maior estatura certamente vão sofrer com o espaço limitado para as pernas, e o assoalho alto impede que as coxas tenham bom suporte. Por outro lado, o descansa braço central contribui para o conforto geral.
O sistema de ar-condicionado é de duas zonas com comando digital, e inclui saída de ar climatizado na traseira, proporcionando bom conforto térmico, além de não ser incômodo no tocante a ruído de ventilador e/ou fluxo de ar.
O quadro de instrumentos e todo painel é similar à versão topo de gama, e a maior diferença está no logotipo do centro do volante que utiliza o grafismo tradicional da Nissan. O desenho de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita é agradável e ladeiam a tela TFT ao centro onde estão as informações do computador de bordo. A central multimídia no centro com tela tátil de 8 polegadas traz conexão através de cabo USB para Android Auto e Apple CarPlay.
No volante multifuncional estão os comandos do sistema de áudio, telefonia, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, e ainda tem a opção do limitar de velocidade. A empunhadura fica mais confortável por ter bom encaixe para o polegar e o ajuste de altura facilita encontrar a melhor posição.
Os equipamentos de conforto são complementados pela câmera de ré, limpador de para-brisa automático e sensor de estacionamento traseiro.
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Chassi
Na apresentação de abril na Argentina os engenheiros da Nissan comentaram todas as mudanças feitas na suspensão para propiciar maior controle entre a condição vazio e carregado, e nesta semana, ao utilizar a picape para transporte de carga foi possível comprovar os benefícios das alterações.
A suspensão traseira da Frontier traz construção diferente das picapes desse segmento com a utilização de molas helicoidais em vez de dois feixes de molas. longitudinais. O conforto em condição de vazio já era bom, e o sistema de localização do eixo rígido por meio de quatro braços longitudinais e barra transversal Panhard permite movimentação mais uniforme e melhor contato dos pneus com o solo em todas condições. Não é o esplendor do sistema independente multibraço, mas é um avanço em relação aos tradicionais feixes de molas.
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No sistema de direção a Frontier ainda fica devendo a implementação da assistência elétrica e aposentadoria do conjunto hidráulico. Na utilização geral o prejuízo fica nas manobras de baixa velocidade e no uso urbano, pois no uso rodoviário fornece boa firmeza e segurança.
A Frontier se diferencia também das demais picapes médias de cabine sobre chassi com a utilização de freio a disco ventilado nas quatro rodas. A relação de esforço no pedal versus desaceleração é bem progressiva, não deixando o pedal pesado na utilização geral.
Conclusão
A versão XE da nova Frontier é uma agradável combinação de bom desempenho proporcionado pelo conjunto motor-câmbio, conforto de rodagem oferecido pelo bom acerto da suspensão em conjunto com os pneus, e ainda oferece a versatilidade da caçamba com fechamento motorizado.
O espaço e conforto interno está na média das demais picapes deste segmento, e oferece um nível de equipamento suficiente para quem busca uma utilização no dia a dia, sem exigir a sofisticação dos sistemas eletrônicos embarcados que o Nissan Intelligent Mobility oferece na versão de topo de gama.
GB
FICHA TÉCNICA NISSAN FRONTIER XE 2023 | |
MOTOR | |
Tipo | 4 cil., Diesel bloco e cabeçote de ferro fundido, biturbo com interresfriador, injeção direta, 16 válvulas |
Cilindrada (cm³) | 2.298 |
Diâmetro x curso (mm) | 85 x 101,3 |
Potência (cv/rpm) | 190/3.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 45,9/1.500 a 2.500 |
Densidade de potência (cv/L) | 81,7 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20 |
Taxa de compressão (:1) | 15,1 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico de 7 marchas com trocas manuais sequenciais |
Tração | Traseira, 4×4 temporária |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,89; 2ª 3,17; 3ª 2,03; 4ª 1,41. 5ª 1,00; 6ª 0,86; 7ª 0.78 |
Relação de diferencial | n.d. |
Controle do diferencial traseiro | Bloqueante |
SUSPENSAO | |
Dianteira | Triângulos superpostos, mola helicoidal e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, molas helicoidais, localização do eixo por quatro braços longitudinais e um transversal, e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes com assistência hdráulica |
Voltas entre batentes | 3,4 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,6 |
FREIOS | |
Descrição | Discos dianteiros ventilados e discos traseiros com ABS de 4 canais e 4 sensores, distribuição eletrônica da forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 18″ |
Pneus | 255/60R18 All Season |
Estepe | igual com roda de aço |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.260 |
Largura | 1.850 |
Altura | 1.860 |
Distância entre eixos | 3.170 |
Bitola dianteira/traseira | 1.570/1.570 |
Distância mínima do solo | 247,4 |
Comprimento máximo da caçamba | 1.509 |
Largura máxima da caçamba | 1.560 |
Altura máxima da caçamba | 473 |
ÂNGULOS (º) | |
Ataque | 31,2 |
Saída (com para-choque) | 25,8 |
Inclinação máxima em subida | 22,2 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Capacidade da caçamba (L) | 1.054 |
Tanque de combustível (L) | 73 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.207 |
Peso bruto total (kg) | 3.250 |
Capacidade de carga (kg) | 1.010 |
Capacidade de reboque com freio (kg) | 2.750 |
Capacidade de reboque sem freio (kg) | 750 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,1 |
Estrada (km/l) | 11 |
CONTEÚDO DA NISSAN FRONTIER XE 2023 |
CÂMBIO |
Câmbio automático de 7 marchas com trocas manuais sequenciais |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura da tampa de combustível por acionamento interno |
Abertura das portas sem o uso da chave |
Acabamento premium nos bancos |
Acendimento automático dos faróis + temporizador |
Alavanca de câmbio com acabamento premium |
Alavanca de freio de estacionamento com acabamento premium |
Apoio de cabeça traseiro (3) |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica (8 ajustes: inclinação, distância, altura) e suporte de lombar |
Câmera de ré |
Chave inteligente presencial “I-Key” |
Console central em couro com descansa-braço |
Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Desembaçador traseiro com temporizador |
Direção com assistência hidráulica |
Espaço para armazenamento nas portas dianteiras |
Painel da porta com acabamento premium |
Quadro de instrumentos de 7” |
Painel de instrumentos multifuncional colorido de 7′” |
Para-brisa com proteção UV |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Partida por botão, assistida |
Porta-copos (6) |
Porta-óculos |
Porta-luvas com trava |
Protetor de caçamba |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |
Seleção de tração em forma de botão rotativo |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro |
Termômetro externo |
Teto solar |
Tomada de 12 V (3) + entrada USB-A (3) + entrada USB-C (1) + entrada auxiliar (1) |
Vidros elétricos (4) com função um-toque para o do motorista |
Volante com acabamento premium |
Volante com ajuste de altura |
Volante multifuncional |
APARÊNCIA |
Estribos laterais |
Friso lateral nas portas |
Maçanetas externas e da caçamba cromadas |
Maçanetas internas cromadas |
Moldura da porta cromada |
Para-choque dianteiro na cor do veículo |
Para-choque traseiro na cor do veículo |
Protetor de cárter |
Rack de teto |
Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e repetidoras de setas |
Retrovisores externos na cor do veículo |
SEGURANÇA |
Alarme com sistema imobilizador de motor |
Alças de auxílio para entrada no veículo (3) |
Alças de segurança fixas (3) |
Alerta avançado de colisão frontal |
Alerta de tráfego transversal traseiro |
Alerta e assistente inteligente de ponto cego |
Alerta inteligente de atenção do motorista |
Assistente de partida em rampa |
Assistente inteligente de frenagem |
Bloqueio de diferencial eletrônico |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) |
Controle automático de descida |
Controles de estabilidade e tração |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis automáticos inteligentes |
Faróis de LED |
Faróis de neblina |
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem assistente de frenagem de emergência |
Ganchos de amarração interna da caçamba (4) |
Ganchos para reboque dianteiro |
Luzes de freio de LED |
Luzes de rodagem diurna com assinatura de LED) |
Visão 360º Inteligente (off-road) e detecção de objetos em movimento |
AUDIO |
6 alto-falantes (2 portas dianteira + 2 tweeters + 2 portas traseiras) |
Antena de teto |
Multimídia A-IVI de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay |